Um engenheiro cego inventou uma bengala inteligente que usa o Google Maps para ajudar as pessoas cegas a navegar. O projeto ainda em fase de melhorias, promete melhorar a vida dos cegos que se locomovem muito e precisam se orientar. Hoje, muitos produtos foram reinventados por meio da tecnologia. De plantadores inteligentes a TVs inteligentes, o poder da tecnologia não nos surpreende mais. Embora muitas das mais recentes criações tecnológicas sejam dedicadas ao entretenimento, há muitas que contribuem para o nosso bem-estar, principalmente para quem sofre de algum tipo de deficiência.
Bengala inteligente para cegos
Recentemente, foi introduzida uma bengala inteligente revolucionária, chamada WeWalk, para ajudar as pessoas cegas a navegar pelos arredores muito mais eficientemente quando estão por conta própria.
A cana foi inventada por um engenheiro com deficiência visual, Kursat Ceylan, que é o CEO e co-fundador da Young Guru Academy (YGA), a organização turca sem fins lucrativos por trás do WeWALK. Sendo cego, Ceylan sabe em primeira mão o que desafia pessoas como ele enfrentam e decidiu dedicar seu conhecimento a inventar algo que poderia melhorar muito a vida das pessoas.
“Atualmente, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas estão usando apenas uma vareta simples. Como cego, quando estou na estação de metrô, não sei qual é a minha saída … não sei qual ônibus está se aproximando … quais lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk ”, disse ele à CNN.
A bengala inteligente ajuda pessoas com deficiência visual a usar tecnologia inteligente, algumas das quais usamos todos os dias.
É equipado com alto-falantes embutidos, assistente de voz, Google e sensores que enviam vibrações para alertar sobre obstáculos acima do nível do peito.
A bengala inteligente está disponível no site da empresa e custa cerca de US $ 500.
+ Notícias
A Uber se uniu ao Instituto de Tecnologia Cego para oferecer caronas gratuitas aos deficientes visuais nos Estados Unidos
Existem 20 milhões de cegos e deficientes visuais nos EUA e apenas 26,8% deles estão empregados em período integral. Mas Mike Hess, morador do Colorado e fundador do Blind Institute of Technology, fechou um novo acordo com a empresa de aplicativos móveis Uber para oferecer caronas gratuitas aos deficientes visuais de e para suas entrevistas de emprego. A Uber está iniciando o programa no Colorado e tem planos de expandir o serviço em todo o país.
Mais informações: Instagram | Facebook | wewalk.io
LEIA TAMBÉM: Pesquisadores desenvolvem interface com o cérebro para controlar cadeiras de rodas