Telescópios Hubble e o James Webb -Quais as principais diferenças?
Universo Vídeos

Quais as principais diferenças entre Hubble e James Webb?

telescopio hubble em sua orbit - Quais as principais diferenças entre Hubble e James Webb?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Desde a concepção original em 1946, a iniciativa de construir um telescópio espacial sofreu inúmeros atrasos e problemas orçamentais. Logo após o lançamento para o espaço, o Hubble apresentou uma aberração esférica no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio. Porém, a situação foi corrigida numa missão especialmente concebida para a reparação do equipamento, em 1993, voltando o telescópio à operacionalidade, tornando-se numa ferramenta vital para a astronomia. Imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia ao constatar que o Universo estava se expandindo.

telescópios Hubble e o James Webb  

telescopio hubble - Quais as principais diferenças entre Hubble e James Webb?

Lançamento do tlescópio Hubble em 1990.

telescopio missao hubble - Quais as principais diferenças entre Hubble e James Webb?

Os astronautas Musgrave e Hoffman na Missão de Serviço 1 para arrumar o espelho do Hubble.

O Hubble (em operação desde 1990)

Telescópio espacial Hubble é um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. Foi lançado pela agência espacial estadunidense – NASA – em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial (em Portugal, vaivém espacial) Discovery (missão STS-31). Este telescópio já recebeu várias visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes. Opera em orbita-baixa, cerca de 600 km de altura.

telescopio hubble - Quais as principais diferenças entre Hubble e James Webb?

telescopio hubble sol estrelas - Quais as principais diferenças entre Hubble e James Webb?


O James Webb Space (previsto para Março/2021)

James Webb Space Telescope ou JWST é um projeto de uma missão não tripulada norte-americana da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), com a finalidade de colocar no espaço um observatório para captar a radiação infravermelha. O telescópio deverá observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução das galáxias, ver a produção dos elementos pelas estrelas e ver os processos de formação das estrelas e dos planetas. Posteriormente o telescópio foi renomeado em 2002, em honra a um antigo administrador da agência espacial americana, James Edwin Webb, que liderou o programa Apollo, além de uma série de outras importantes missões espaciais.

telescopio james webb - Quais as principais diferenças entre Hubble e James Webb?

Diferença entre telescópios

Muita gente sempre pergunta o que o Telescópio Espacial James Webb terá de diferente do atual Telescópio Espacial Hubble, com base nisso, Sérgio Sacani do canal do Youtube Space Today resolveu gravar esse vídeo para resumir as 3 principais diferenças entre os dois gigantescos telescópios espaciais. Para quem ainda não sabe, o James Webb deve ser lançado, se tudo correr bem, em Março de 2021, esperamos que essa data se mantenha.

LEIA TAMBÉM  Paródia: Pão com Mortadela - MC João - Baile de Favela ♫ (OQueNãoDizer)