primeira foto de gato – Quem acompanhou a publicação do Mídia Interessante sobre a história da primeira fotografia (link aqui). Pôde observar na leitura que somente em 1840 a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil via Portugal, chamada de Daguerreótipo e com isso Dom Pedro II foi o primeiro brasileiro a aparecer em uma fotografia quando tinha apenas 14 anos de idade, porém para a tristeza da história brasileira estes negativos se perderam com o tempo, só restando uma foto dele jovem com somente 22 anos de idade em 1848.
Gatos na história
A primeira associação com os humanos com gatos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, período superior ao estimado anteriormente, que oscilava entre 3500 e 8000 anos. Existem cerca de 250 raças de gato doméstico, cujo peso variável entre 2.5 a 12 kg classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como ocorre com as raças de cães que apresentam esta mesma faixa de peso, o gato doméstico pode viver entre quinze e vinte anos. Devido à sua personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, agradando pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas.
Segundo pesquisas realizadas por instituições norte-americanas, os gatos consistem no segundo animal de estimação mais popular do mundo, estando atrás apenas dos peixes de aquário. Dados censitários apontam que nos EUA existem mais gatos domésticos do que cachorros. O Mídia Interessante publicou uma pesquisa revelando: Quais pets os brasileiros mais preferem?
Primeira fotografia de um gato, por volta de 1880
O mais engraçado é que somente em 1880 foi divulgada a primeira foto de uma gato na história! Porém aquele mesmo problema, talvez até donos de gatos europeus tiraram fotos de seus gatos no entanto nunca apareceram e ser perderam na história, então está foto do gato perda, sem nome, é a “PRIMEIRA FOTO DE UM GATO EVER”.
O mesmo aconteceu com esta foto do gatinho. Se a primeira foto foi tirada em 1826, então, como demorou mais de 50 anos para tirar uma foto de um gato?As possíveis razões são duas. A primeira, que outras fotografias de gatos foram tiradas antes desta, mas foram perdidas. A segunda razão possível é que, devido às suas características técnicas, as primeiras câmeras precisavam que o modelo ficasse parado, na mesma posição, sem se mover por muito tempo para poder tirar a imagem. E aqueles de nós que têm gatos sabem que fazer um gatinho não se mexer por vários minutos não é complicado, é quase um milagre.
primeira foto de gato “BELLE”
Como ela não tem nome, nós do Mídia Interessante resolvemos chama-la de “Belle”. Em homenagem a Belle Époque que é uma expressão francesa que significa bela época. No qual, foi um período de cultura na história da Europa e Estados Unidos que começou no fim do século XIX, com o final da Guerra Franco-Prussiana, em 1871.

“BELLE” O primeiro gato a aparecer em uma fotografia.
Os primeiros memês com cães e gatos
O criador original do meme de gato (essas fotos engraçadas de gatinho que todos nós amamos), foi um fotógrafo americano chamado Harry Whittier Frees. Ele vestia e fotografava seus gatinhos muito antes do surgimento de GIFs animados e do Tumblr. A mãe de Harry é quem confeccionava as minúsculas roupas que incluía aventais, pijamas e casacos. Enquanto Harry era o indivíduo que esperava pacientemente por trás da lente. Aparentemente, o seu fascínio em vestir animais começou a partir dos anos de 1906, quando em uma festa de aniversário ele virou o rei das atrações. Durante a celebração causou explosões de riso e alegria. E foi assim que ele descobriu a fórmula para o sucesso.
A HISTÓRIA DOS GATOS
Por Débora Aladim