Apartamento trancado – Por incríveis 30 anos ninguém esteve em um apartamento abandonado bem no centro da cidade de Moscou. Finalmente, os motores de busca chegaram ao local: eles abriram a porta com um autógeno e começaram a procurar por tesouros. Não precisaram pesquisar por muito tempo. No canto de um dos quartos, havia uma moto! Uma “novíssima” Java-350 estava modestamente de pé! O mais incrível que depois de trocar o óleo, colocar gasolina a moto funcionou e muito bem. Parecia que estava com vontade de acelerar, o Java 350 é completamente novo com um odômetro ridiculamente pequeno da época.
Sobre a moto
Segundo o Wikipédia Jawa 350 é uma motocicleta, produzida pela Jawa Moto na Tchecoslováquia desde os anos 1930 até 1992 e na República Tcheca até o presente. Na década de 1950, com seu motor de 343 cc a dois tempos, refrigerado a ar, podia atingir velocidades de 132 quilômetros por hora (82 mph) e era exportado para mais de 120 países do mundo.
O Jawa 350 continua popular graças ao seu domínio dos países do bloco comunista da Europa Oriental dos anos 60 aos anos 90. Os competidores da época incluíam o alemão MZ (250 cc) e o Simson (250 cc Sport & Avo), o húngaro Pannonia (250 cc), o polonês Junak (350 cc) e o soviético IZh(350 cc). Este foi um período antes da penetração da Europa Oriental pelos fabricantes japoneses de motocicletas. No início dos anos noventa foi feita linha de modelo adicional Jawa 350 tipo 640.
A motocicleta de dois cilindros JWA 350 de dois tempos ainda está em produção, embora seu estilo e design tenham mudado ao longo dos anos, está praticamente inalterada desde a década de 1970, mas é muito confiável. É importado e vendido no Reino Unido, onde os dois modelos de dois tempos de 350cc são denominados “Classic” e “Sport”. 2012 modelos do Reino Unido estão equipados com ignição eletrônica, acionadores de partida elétricos e injeção de óleo bombeado automático. Eles também são importados e vendidos na Irlanda e são distribuídos em toda a Europa.Foi o primeiro e único (até 1991) veículo estrangeiro, disponível para venda na URSS pós-Segunda Guerra Mundial. O gêmeo de dois tempos 350/640 está quase mecanicamente inalterado desde a década de 1970, mas muito confiável, ainda é vendido com sucesso principalmente para os países da América Latina.