Segredos das séries e diretores que você não se tocava
Curiosidades Televisão

5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

segredo series Design ohne Titel - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Segredos das séries – Uma série de televisão ou seriado pode ser ficcional ou documental, possui um número preestabelecido de episódios por partes ou temporadas. É o que o diferencia da novela, por exemplo, que acaba sendo continua e diária. O modelo padrão americano é de cerca de 13 capítulos por temporada. Cada temporada é divida em estações do ano e iniciam num mesmo período todo ano: para grandes estreias, e o midseason, para estreias menores. Resumidamente, Temporada é um punhado de episódios lançados para aquela determinada estação do ano. No entanto, há séries que lançam sua Temporadas toda estação do ano, outras demoram anos para voltar. Quando demoram pra voltar alguns diretores estão preferindo utilizar PARTE ao invés de TEMPORADA.

suits seriado serie - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Diferente do formato adotado pelas novelas brasileiras ou portuguesas em que terminada a exibição, não há renovação de temporada independente de seu sucesso, uma série pode durar muitos anos, com casos como o de ER (também conhecida como Plantão Médico), finalizada em abril de 2009 que esteve por quinze anos no ar com um total de 331 capítulos, Law & Order (Lei & Ordem), no ar desde 1990, que de tanto sucesso gerou três outras séries: Law & Order: Special Victims UnitLaw & Order: Criminal Intent e Law & Order: Trial by Jury ,chamadas de spin-offs, que você pode saber mais detalhes neste link.

law and order - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Lei e Ordem

Segredos das séries / diretores

E como define David França Mendes, roteirista e professor de roteiro

“Pois o que faz de uma série uma série, entre outras coisas, é ser um organismo, uma máquina geradora de histórias”.

seriados 2019 2020 2021 lançamentos novos series netflix assistir segredo spoiler - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

No Brasil, as séries foram amplamente produzidas desde a criação da TV, até 1963, quando as telenovelas passaram a ser diárias. Apesar de a Rede Globo produzir seriados como A Grande FamíliaCiranda, cirandinha e o Caso Especial, uma espécie de teleteatro, as séries só ganhariam força com a extinção da “novela das 22h”, onde, depois da reexibição de Gabriela, o horário foi ocupado por séries como Malu MulherCarga Pesada e Plantão de Polícia. Depois desta fase, mais e mais seriados foram produzidos, e outras emissoras também aderiram.

a grande familia - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

  carga pesada seriado brasileiro cilada bino serie - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

TOP 5 SEGREDOS DAS SÉRIES

segredos das séries

segredos das séries

SEGREDO 1 – Marketing dentro das cenas

Muitas vezes passa desapercebido, mas os produtos mostrados dentro dos folhetins é de grande valia para melhorar a qualidade do mesmo produto em questão. Desde, o ator passar na frente de um banco ou tomar um bebida especifica é muito comum para a qualidade da série. Diretores utilizam desta publicidade disfarçada para “alavancar” os ganhos da série. No entanto, muitas vezes passa desapercebido para  por pessoas que não conhecem o produto.

professor tailandia marketing da estrella galicia - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Um exemplo, na  série espanhola La Casa de Papel da NetFlix. Os atores estão na Tailândia e tomando uma cerveja espanhola. Fora do contexto original.  Pois na teoria seria praticamente muito difícil na realidade deles estarem tomando cerveja daquela marca, que seria mais fácil tomar um cerveja especifica nacional, mas o marketing justifica.

professor marketing cerveja casa de papel - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Marketing “disfarçado”dentro das cenas

SEGREDO 2 – Filmagens escuras para economizar dinheiro

Você já assistiu alguém série e notou que os diretores filmam tudo no escuro, parece que não ninguém acende a luz. Pois bem, não é por acaso caro leitor do mídia Interessante. É um modo mais prático e fácil para filmar com custos muitos menores, pois os diretores só se preocupam com a luz no artista não precisa focar tanto na fotografia do ambiente e gastar mais.

suits harvey specter - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Exemplos práticos temos o  seriado Suits, que muitas vezes parece que ninguém acende as luzes dos escritórios, não importa o tão grande ele é. Em muitas cenas fica nítido a preferencia de filmar diante da janela para poder pegar a luz natural. Outra série que literalmente um breu só é o off de Breaking Bad e Saul Googdman onde os diretores tentam de várias formas não deixar o ambiente muito claro.

breaking bad cena 1 saul goodman 3 - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

breaking bad cena 1 saul goodman - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

breaking bad cena 1 saul goodman2 - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

breaking bad cena 1 - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

breaking bad cena 2 - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

breaking bad cena 4 - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

breaking bad cena 5 - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

SEGREDO 3 – Se espera resultados para verificar se a série continua ou não

Se a temporada agrada o espectador e traz retorno de audiência para a emissora de TV, é contratada uma nova temporada e são feitas pequenas alterações na trama a fim de melhorar a aceitação e manter o espectador interessado. Essas mudanças, contudo, nunca são profundas. Se uma temporada não agrada o espectador ou os donos da emissora, assim como a novela, a série é cancelada, muitas vezes sob o protesto dos fãs.

Muitas vezes a série demora para lançar a próxima temporada para verificar se ela vai dar um bom retorno financeiro e um feed back positivo das pessoas. Assim podem utilizar dos próprios lucros da primeira temporada e gastar na continuação da mesma, fazendo um ciclo.

3 serie da netfliz seriado brasileiro brasileira - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

SEGREDO 4 – Guerra total contra os caça “Spoilers”

Spoiler nem sempre é um grande problema para os diretores,muitos até sabem que podem dar uma “alavancada” na série. Mas há muito cuidado com spoiler de partes principais que podem acabar com a vontade do publico a assistir se ele não gostar do final ou determinado ator que eles gostam morrer. Quando um diretor está de frente com sua equipe a primeira coisa que ele fala é sobre os spoiler e como os artistas devem se comportar.Muitos fazem uma reunião com a produção e aumentando seguranças para evitar os caça spoiler. Se você quiser saber mais sobre Spoiler e os tipos de “dedos duros” clique neste link do Mídia Interessante: 

brasileiros vao atras de spoilers.filmando bastidores por tras das cameras - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Brasileiros gostam e vão atrás de Spoilers?

filme brasileiro spoiler - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

SEGREDO 5 – Preferencia para histórias que se passam no passado

Os segredos das séries que se passam nos anos 90 ou mais antigos é simples. Esse é um dos grandes segredos dos Diretores nas séries, é importante ressaltar que aqui dependo do Tema da série. Se for uma história que se identifica com tecnologia não, por exemplo La Casa de Papel. No entanto se for algo que não pode ter tanta interferência da tecnologia ai sim.

stranger things - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Você deve já percebido muitas séries não se passam hoje em dia. Não é uma regra, por exemplo La Casa de Papel se passa na atualidade. Muitas séries já optaram por se passar  um pouca mais no passado, poderíamos listar inúmeras aqui, por exemplo, das séries atuais Stranger Things, Breaking Bad, Outlander, Penny Deadful, 13 Reasons Why, Batels Model, Dexter e assim por diante. já outros apostam no recurso atemporal, como Lost. Resumindo…muitos Diretores não escolhem gravar folhetins que se passam no dias atuais ou evitam ao máximo. Mas porque? Qual seria o motivo por trás disso?

stranger things 2 capa - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

Crianças olham algo estranho no ar. No entanto, ninguém pega um celular para filmar.

O motivo é simples: A internet e a facilidade de comunicação atrapalham na veracidade no suspense da série. Dependendo do contexto se série se passar no dias atuais, seria fácil alguém ver um monstro e tirar foto ou filmar, com por exemplo Stranger Things. A mocinha não chamar a policia ou o namorado pelo celular quando esta sozinha em casa, pois em sua casa também não há alarme ligado ao sistema de segurança. Um procurado que todos sabem quem é, menos a policia, são exemplos práticos deste tipo de escolha e a razão do Diretor em escolher realmente em qual período vai se passar sua série.

stranger thing seriado netfliz - 5 segredos dos Diretores das séries atuais que você não se tocava

LEIA TAMBÉM  Programa Gol Show sucesso em vários países faz 20 anos

LEIA TAMBÉM  10 Canais segmentados do Youtube que você deveria assistir #Parte2
segredos das séries

segredos das séries

www.midiainteressante.com/novidades

Tatiana Maslany: A atriz das 1000 faces de “Orphan Black”

Em DeadPool 2 diretores fazem sátira ao Super Man

Fã arremata robô de Stars Wars por 2 milhões de dólares

As piores entrevistas de Talk Show do Brasil

Veja como foi filmado esta cena do Tigre em The Walking Dead

LEIA TAMBÉM  Quais foram os Slogans da TV Globo desde 1970?