Primeiro email - Reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil
Curiosidades Internet Lembranças

Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

primeiro Tipos de email - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil
 
Primeiro email – O Mídia Interessante achou um vídeo antigo na Internet que podemos considerar sim, um marco na Televisão Brasileira. Veja (abaixo) a primeira matéria que foi ao ar pela TV Record em 1990. Apresentando a “nova” ferramenta da internet” que lançada em 1986 e difundida no Brasil 4 anos depois. A Internet no Brasil chegou finalmente a população em 1988. Sensacional como eram poucos usuários. Até nessa época o pessoal já arrumava esquema pela salas de bate-papo. O telefone descrito na matéria não existe mais. O arquivo do vídeo (abaixo) foi disponibilizado por Paulo Breim, responsável pelo  primeiro sistema do Brasil a oferecer uma conta de email internet, gratuita, a qualquer pessoa.

primeiro email

Sobre o e-mail

primeiro email - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do BrasilUm correio eletrônico mais conhecido como e-mail, é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo “e-mail” é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos protocolos POP3, IMAP e SMTP, como àqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e que são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores. O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe.

O correio eletrônico é mais antigo que a própria internet, e foi, de fato, uma ferramenta crucial para criá-la! Mas, na história moderna, os serviços de comunicação globais iniciaram no início da ARPANET.

 

primeiro email

email computador - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

primeiro email enviado

 

A primeira mensagem a outro computador

A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-Mail e para  a Internet. A ARPA enviou à equipe uma solicitação de proposta, buscando uma equipe para construir, instalar e gerir um programa piloto que usaria um novo tipo de rede. Eles colocaram o primeiros estudos da rede na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde Leonard Kleinrock se tornou professor, e a faculdade ficou responsável por testar o sistema e realizar experimentos.

sala email - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

Professor Leonard Kleinrock

 

Sua equipe projetou uma rede que poderia enviar mensagens usando a infraestrutura de dados existente “as linhas do sistema telefônico”. Os pesquisadores se encontravam na sala 3.420 Boelter Hall que ficou conhecida mundialmente até hoje como o nascimento da Internet!

salão boelter hall - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

A primeira mensagem de um local a outro

Os desenvolvedores do projeto da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) Charley Kline juntamente com Leonard Kleinrock queriam escrever “LOGIN”, mas o sistema todo caiu no meio da transmissão, mesmo assim a primeira mensagem de um computador para outro foi enviada. A mensagem pretendia ser a palavra “LOGIN”, mas a conexão da ARPANET caiu no meio, e a primeira mensagem histórica. O dia 29 de Outubro de 1969 ás 22:30 de uma quarta-feira, é considerado a primeira mensagem enviada para computadores situados em locais distantes. O texto dessa primeira mensagem continha apenas duas letras e um ponto – “LO.“.

primeira mensagem meial Charley Kline - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

Charley Kline enviou a primeira mensagem para um computador distante, utilizando o computador de Leonard Kleinrock.

 

A mensagem seguiu do computador do laboratório de Leonard Kleinrock na UCLA enviado de Charley Kline para o de Bill Duval no Stanford Research Institute, utilizando como suporte a recém-criada rede da ARPA (Advanced Research Projects Agency), agência financiada pelo governo norte-americano. Surgindo como é definido hoje o primeiro comando para o surgimento da Internet!

Charley Kline à esquerda trabalhando na UCLA enviou a primeira transmissão da ARPANET para Bill Duvall - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

Charley Kline (à esquerda), trabalhando na UCLA, enviou a primeira transmissão da ARPANET para Bill Duvall no Stanford Research Institute. Atrás deles está um IMP, ou processador de mensagens de interface, o tipo de máquina que tornou possível enviar a mensagem. Guy Raz / NPR

 

sala internet 3420 - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

Sala 3.420 Boelter Hall percussora de inúmeros estudos de tecnologia da comunicação. Primeiro e-mail e nascimento da Internet.

 

A primeira mensagem oficial com o padrão @

A “descoberta” do e-mail ocorreu quando ele tentava resolver a necessidade dos técnicos da ARPANET, de se comunicarem mais facilmente.  Assim, ele acabou criando o mecanismo de comunicação mais famoso do mundo atual: o Electronic Mail (e-mail eletrônico).

O americano Ray Tomlinson era em 1971, um também programador usual da ARPANET (a rede de computadores que deu origem à Internet como conhecemos hoje) para fazer envio e leitura de mensagens simples. Ray Tomlinson percebeu que poderia enviar mensagens para outros sistemas, mas precisava de algo para separar o nome do usuário do computador. Nascia  o padrão “usuá[email protected]” e também o primeiro e-mail. Deste modo, Tomlinson conseguiu enviar o primeiro “E-mail” ao juntar os programas CPYNET (protocolo para transferência de arquivos entre máquinas conectadas em rede), aos aplicativos SNDMSG (send message/enviar mensagem) e Readmail (ler mensagens). Então Ray determinou o uso do símbolo @ (arroba) para identificar que o destinatário e o remetente da mensagem eram pessoas que estavam “em” um determinado domínio. Assim, o primeiro endereço de e-mail foi [email protected] Detalhe que ele enviou o e-mai para ele mesmo.

Ray Tomlinson - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

No entanto, Tomlinson disse mais tarde que não conseguia lembrar o que estava na primeira mensagem de teste, descrevendo-a como “completamente esquecível”.

 

A primeira mensagem do Brasil

internet brasil - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

Primeira reportagem sobre correio eletrônico foi feita em 1990. O sistema foi criado em 1986, por Paulo Cesar Breim e em todo Brasil existiam 260 usuários. 20 anos depois são milhões de usuários que não vivem sem isso. Reportagem do SBT sobre o Correio Eletrônico. 5 anos antes da internet chegar no Brasil essa reportagem mostra que já existia fórums, emails, msn da vida, etc. A internet só facilitou o acesso. O Canal Vip foi criado em 1986 por Paulo Cesar Breim:

Paulo Cesar Breim - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

Paulo Cesar Breim

 

 

 

 

 

 

  • Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico no Brasil

  • Segunda reportagem sobre Correio Eletrônico no Brasil

 

A INTERNET

A Internet é a ideia da construção de uma rede de computadores que pudessem trocar informações:

A ARPANET surgiu da ideia do Ministério de Defesa Norte Americano, por 3 motivos principais:

  • Na guerra fria, a preocupação dos militares americanos era uma rede de telecomunicações que não possuísse uma central e que não pudesse ser destruída por nenhum ataque localizado, principalmente ao Pentágono;
  • As comunicações militares passavam pela rede pública de telefonia;
  • O envio de informações entre as bases militares era precário e dificultoso. Era de extrema importância que bases militares entre as cidades e Estados pudessem transferir informações bem, inclusive dados e informações secretos NASA, referente a missão Apollo.

 

Sala onde foi inventada a “Internet”

Embora há muitas vertentes e pesquisas ao mesmo tempo sobre comunicação e o surgimento da internet. A  3.420 Boelter Hall  dentro da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) é de fato a revolução da comunicação para a época que projetou o que chamamos hoje de Internet.

sala onde a internet nasceu - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do BrasilEm 29 de outubro de 1969, uma equipe reunida no 3420 Boelter Hall, parte da Escola Samueli de Engenharia e Ciências Aplicadas, foi nomeado em homenagem ao primeiro decano da Engenharia da UCLA, e autoridade internacional no campo da transferência de calor e massa. O edifício também foi importante no desenvolvimento da ARPANET, o precursor da Internet de hoje. Sala do Boelter Hall 3420 enviou a primeira mensagem

sala internet primeiro email lo login - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

INTERNET MESSAGE PROCESSOR (primeiro email)

 

sala internet primeira mensagem - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

INTERNET MESSAGE PROCESSOR (primeiro email) – Professor Leonard Kleinrock

 

sala internet capa primeiro email - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

INTERNET MESSAGE PROCESSOR (primeiro email)

 

sala internet placa onde nsaceu a internet - Primeira reportagem sobre Correio Eletrônico (e-mail) do Brasil

às 10:30 p.m., 29 Outubro 1969, a primeira mensagem da ARPANET foi enviada deste local UCLA (Centro Universitário) para o Instituto de Pesquisa de Stanford. Baseado na comutação por pacote e alocação de recursos dinâmicos, o compartilhamento de informação digital deste primeiro nó da ARPANET lançou a revolução da internet.

Outubro 2009

 

Por Mídia Interessante com informações:

https://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=114280698

https://everipedia.org/wiki/lang_en/boelter-hall/

https://www.jn.pt/inovacao/interior/primeiro-email-foi-enviado-ha-40-anos-1401647.html

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT314538-17770,00.html

https://www.tecmundo.com.br/web/2763-a-historia-do-email.htm

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/aos-40-anos-e-mail-insiste-em-ignorar-decretos-de-morte.html

https://www.dn.pt/ciencia/tecnologia/interior/o-primeiro-e-mail-foi-escrito-ha-40-anos-1401633.html

http://dailybruin.com/2009/10/29/school-engineering-ucla-celebrates-40th-anniversar/

https://www.mdig.com.br/?itemid=8204

https://pt.wikipedia.org/wiki/ARPANET

https://www.bbc.com/news/business-35741116

Um mapa dos primeiros passos da internet

LEIA TAMBÉM  Comparação entre Aladdin de 1992 e o remake de 2019
LEIA TAMBÉM  7% dos brasileiros acreditam na Terra Plana

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.