Personagens da Disney
A Disney é bem conhecida por criar personagens incríveis que todos nós amamos. De Aladdin a Rapunzel, todos têm características únicas e características que nos fazem querer olhar para eles. Mas você sabia que alguns dos personagens que todos nós nos lembramos tão carinhosamente quase acabaram parecendo completamente diferentes?
Rapunzel (2010)
Fonte da imagem: Claire Keane
A arte conceitual de Rapunzel da esquerda foi criada em 2006 por uma ilustradora chamada Claire Keane, filha do animador Glen Keane. Enquanto desenhava o personagem, o ilustrador pesquisou artes escandinavas e medievais e inspirou-se nos trabalhos de Charley Harper. No entanto, o artista que inspirou diretamente a arte conceitual de Rapunzel foi William-Adolphe Bouguereau, que utilizou temas mitológicos e enfatizou o corpo feminino em suas obras.
Ursula na Pequena Sereia (1989)
Fonte da imagem: Wikipedia
Como você provavelmente já pode ter dito, originalmente Ursula deveria parecer muito mais assustadora, com dentes de serra e um moicano vermelho – na verdade, todo o visual dela era baseado em um peixe-escorpião! O animador Glen Keane se inspirou diretamente em uma drag queen chamada Divine, recriando seu tipo de corpo, maquiagem e joias.
Pocahontas (1995)
Fonte da imagem: Wikipedia
Pocahontas foi outro personagem desenhado por Glen Keane. Projetá-la não era tarefa fácil, pois Jeffrey Katzenberg pediu-lhe que criasse “a mulher mais idealizada e melhor que já existiu”. Keane inspirou-se na modelo filipina Dyna Taylor, Naomi Campbell, Kate Moss e até em uma ilustração de 1620 de Pocahontas em um livro de história. Ao todo, foram necessários 55 animadores para criar o modelo final de Pocahontas.
Carl Fredricksen em “Up” (2009)
Fonte da imagem: Wikipedia
Mesmo depois que a Disney comprou a Pixar em 2006, os novos filmes criados pelo ex-animador da Pixar apresentavam personagens bem diferentes dos filmes habituais da Disney. Por exemplo, algumas de suas características eram mais pronunciadas, como o nariz de Carl que se assemelha a um balão e sua cabeça relativamente grande comparada a seu corpo.
Jane Porter em Tarzan (1999)
Fonte da imagem: Art Of Disney
Os dois personagens principais de Tarzan – Jane e o próprio Tarzan – foram criados em duas partes diferentes do mundo ao mesmo tempo. Glen Keane estava trabalhando em Tarzan na Califórnia, enquanto Ken Duncan estava desenvolvendo Jane em Paris. Isso causou muitos inconvenientes quando se tratava de animação e os dois ilustradores tiveram que enviar centenas de animações uns aos outros e organizar incontáveis videoconferências. O personagem e os maneirismos de Jane eram baseados em Minnie Driver, que também dublou Jane no filme.
Tinker Bell em Peter Pan (1953)
Fonte da imagem: Art Of Disney
Devido ao seu excelente trabalho na criação de personagens femininos, a tarefa de criar Tinker Bell foi dada ao animador Marc Davis. Como a personagem não falava, a artista tinha que se esforçar para expressar suas emoções através de expressões faciais e linguagem corporal. O visual da Sininho lembrava garotas pin-up do dia e algumas até a comparavam a Marilyn Monroe.
Alice em Alice no País das Maravilhas (1951)
Fonte da imagem: Art Of Disney
Alice foi criada pela ilustradora Mary Blair, que trabalhou em outros filmes da Disney, como Pinóquio e Peter Pan. Seu trabalho foi profundamente inspirado pela colorida cultura sul-americana que ela experimentou em uma viagem até lá com o próprio Walt Disney. A Disney estava tendo problemas para retratar a história da maneira que foi contada no livro, então ele convidou Blair para ajudá-lo, considerando que ela era uma das artistas mais talentosas dele – e ela definitivamente provou que ela era.
Bela e a Fera (1991)
Fonte da imagem: Wikipedia
Belle foi criada pelos artistas James Baxter e Mark Henn, que já tinham experiência anterior em trabalhar em outros personagens da Disney como Ariel, Jasmine, Mulan e Tiana. O objetivo dos artistas era fazer Belle parecer européia – então eles adicionaram lábios mais cheios, olhos mais estreitos, sobrancelhas mais escuras e a assinatura da mecha de cabelo caindo em seu rosto. O look de Belle foi inspirado principalmente por Vivien Leigh e Audrey Hepburn.
Maléfica em Bela Adormecida (1959)
Fonte da imagem: Andreas Deja
Maleficent foi criado por Marc Davis, a mesma pessoa que criou Cruella De Vil e Tinker Bell. A primeira arte conceitual tinha o personagem vestido de vermelho e preto, pois tinha um forte significado para o artista, mas as cores foram posteriormente alteradas para preto e roxo, quando entraram em conflito com o fundo.
Cruella De Vil em 101 dálmatas (1961)
Fonte da imagem: Art Of Disney
Cruella De Vil foi outra de Marc Davis, o homem por trás de Malévola em A Bela Adormecida e Tinker Bell em Peter Pan, genial criações.
Aristocats (1970)
Fonte da imagem: Wikipedia
Ken Anderson, o artista por trás dos Aristocats, levou dezoito meses para desenvolver esses adoráveis personagens.
Bela e a Fera (1991)
Fonte da imagem: Wikipedia
Tendo arrecadado US $ 403 milhões, Beauty and The Beast é considerado um dos filmes de animação de maior sucesso de todos os tempos e chegou a ser indicado ao Oscar. Os artistas que projetavam os personagens estavam em um cronograma apertado – em vez do período usual de 4 anos para terminar o filme, eles receberam apenas dois. Isso levou o filme a ter cenas reutilizadas de filmes anteriores da Disney e até mesmo estrear sem estar totalmente pronto!
Princesa Jasmine em Aladdin (1992)
Fonte da imagem: Wikipedia
Mark Henn foi originalmente contratado para ilustrar a mãe de Aladdin, mas como ela foi removida do filme, ele recebeu a parte de projetar um dos personagens principais – Jasmine. Sua estética foi baseada na cultura e arquitetura da Arábia, especialmente no Taj Mahal.
Mulan (1998)
Fonte da imagem: Wikipedia
O personagem de Mulan foi criado para se assemelhar a pinturas tradicionais japonesas e chinesas e foi desenhado com características menos femininas quando comparado a outras princesas da Disney.
Flynn Rider em Rapunzel (2010)
Fonte da imagem: Wikipedia
Desde o começo, Flynn Ryder deveria ser um “ladrão arrojado” – sua aparência era para combinar com a de Rapunzel. Para conseguir isso, os produtores e animadores convidaram as mulheres do escritório para um “Encontro Hot Man”, onde trouxeram fotos dos homens que acharam mais bonitos. Os vencedores claros foram Clark Gable e David Beckham.
Rainha Má Em Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Fonte da imagem: Art Of Disney
Walt Disney surgiu com a idéia de criar um filme de animação do conto dos Irmãos Grimm “Branca de Neve e os Sete Anões” em 1934. Ele levou três anos para terminá-lo e afundou todo o seu dinheiro na produção – mas foi um sucesso incrível. Meio ano após a estréia, Walt ganhou dinheiro suficiente para abrir um novo estúdio em Burbank.
Anna em Frozen (2013)
Muitos comparam o olhar de Anna ao de Rapunzel – mas, ao olhar mais de perto, são muito diferentes. As bochechas de Anna estão mais cheias, seu rosto é mais redondo e seus cílios são maiores que os de Rapunzel. No entanto, algumas coisas são comuns, como suas fantasias, que foram inspiradas em roupas norueguesas tradicionais.
Gênio In Aladdin (1992)
Fonte da imagem: Art Of Disney
O Genie foi criado por Eric Goldberg, um recém-chegado ao mundo da Disney na época. O artista foi bastante comediante e foi fortemente inspirado nas obras do caricaturista Al Hirschfeld.
Aladdin (1992)
Fonte da imagem: Art Of Disney
A história de Aladdin foi inspirada no livro “Mil e Uma Noites” – uma coleção de contos populares do Oriente Médio. No entanto, a história de Aladdin mudou um pouco ao criar o filme: no conto original, não havia tapete voador e os pais do personagem não estavam mortos.
Ariel na pequena sereia (1989)
Fonte da imagem: Wikipedia
Glen Keane brincou que Ariel se parece com sua esposa menos as barbatanas. O animador baseou os olhares de Ariel em Alyssa Milano.
Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
Fonte da imagem: Art Of Disney
O primeiro longa-metragem animado de Walt Disney, “Branca de Neve e Os Sete Anões”, foi um sucesso incrível e contou com ilustradores talentosos como Albert Hurter, Gustaf Tenggren e Joe Grant trabalhando nisso. A aparência de Branca de Neve foi fortemente atenuada quando comparada com a original para fazê-la parecer mais realista.
Cinderela (1950)
Fonte da imagem: Art Of Disney
Cinderela foi mais um trabalho da talentosa artista Mary Blair, cujas habilidades artísticas Walt Disney confiavam muito. Escusado será dizer que ela conseguiu mais uma vez desde Cinderella foi um enorme sucesso após o seu lançamento em 1950.
Princesa Aurora em Bela Adormecida (1959)
Fonte da imagem: Wikipedia
Para a Bela Adormecida, Walt Disney desafiou os animadores a tornarem os personagens o mais realista possível, e o ilustrador Marc Davis fez exatamente isso ao projetar a Princesa Aurora. Sua aparência foi inspirada principalmente por Audrey Hepburn.
King Triton em Pequena Sereia (1989)
Fonte da imagem: Wikipedia
No conto original de Hans Christian Andersen, Triton não tem nome e não é preconceituoso em relação aos humanos. Sua aparência foi muito inspirada pelo deus grego Poseidon.
Peter Pan (1953)
Fonte da imagem: Wikipedia
O personagem de Peter Pan foi criado pelo animador Mit Kahl, que originalmente queria animar o Capitão Gancho. O artista diz que enfrentou algumas dificuldades ao animar o personagem flutuando no ar.
História dos desenhos animados. Qual o desenho mais antigo do mundo?