O que significa 4ª Revolução Industrial?

Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados, utilizando a visão e execução de “Fábricas Inteligentes.” Estamos à beira de uma revolução tecnológica que alterará fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros. Em sua escala, escopo e complexidade, a transformação será diferente de tudo que a humanidade já experimentou antes. Ainda não sabemos exatamente como isso se desdobrará, mas uma coisa é clara: a resposta a ela deve ser integrada e abrangente, envolvendo todos os atores da política global, dos setores público e privado ao meio acadêmico e à sociedade civil.

A Primeira Revolução Industrial usou água e vapor para mecanizar a produção. O segundo usava energia elétrica para criar produção em massa. A Third utilizou eletrônica e tecnologia da informação para automatizar a produção. Agora, uma quarta revolução industrial se baseia na terceira, a revolução digital que vem ocorrendo desde meados do século passado. É caracterizada por uma fusão de tecnologias que está borrando as linhas entre as esferas física, digital e biológica.

Quarta revolução industrial

Há três razões pelas quais as transformações de hoje representam não apenas um prolongamento da Terceira Revolução Industrial, mas a chegada de uma Quarta e distinta: a velocidade, o alcance e o impacto dos sistemas. A velocidade das descobertas atuais não tem precedentes históricos. Quando comparado com as revoluções industriais anteriores, o Quarto está evoluindo a um ritmo exponencial e não linear. Além disso, está afetando quase todos os setores de todos os países. E a amplitude e profundidade dessas mudanças anunciam a transformação de sistemas inteiros de produção, gestão e governança.

As possibilidades de bilhões de pessoas conectadas por dispositivos móveis, com capacidade de processamento sem precedentes, capacidade de armazenamento e acesso ao conhecimento, são ilimitadas. E essas possibilidades serão multiplicadas por avanços tecnológicos emergentes em campos como inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas, veículos autônomos, impressão 3D, nanotecnologia, biotecnologia, ciência de materiais, armazenamento de energia e computação quântica.

Continue lendo em We Forum.org (Fonte Matéria Original): A Quarta Revolução Industrial: o que significa, como responder

 

O Mídia Interessante te convida a assistir 2 vídeos abaixo sobre o assunto muito bem produzido e qualificado:

A quarta revolução industrial – VÍDEO INCRÍVEL Como muda a sua vida? O futuro da humanidade, o que muda nos próximos anos, como sua vida será afetada? Onipresente, super-computação móvel. Robôs artificialmente inteligentes. Carros autônomos. Melhorias cerebrais, neuro-tecnológica. Edição genética. A evidência da mudança dramática está ao nosso redor e está acontecendo a uma velocidade exponencial. Revoluções industriais anteriores libertaram a humanidade do trabalho rural, fizeram a produção em massa possível e trouxeram capacidades digitais para bilhões de pessoas.

Esta quarta revolução industrial é, no entanto, fundamentalmente diferente. Caracteriza-se por uma série de novas tecnologias que estão fundindo os mundos físico, digitais e biológicos, afetando todas as disciplinas, economias e indústrias. e até mesmo ideias desafiadoras sobre o que significa ser humano.

https://www.youtube.com/watch?v=RxrYkxlBEj0

 

 

LEIA TAMBÉM  China faz trem perder a linha
 

Veja as várias tentativas da SpaceX até chegar a quase perfeição

Nova tecnologia pode substituir o gesso para a cura de ossos quebrados

Mundo do Futuro: Microsoft mostra como será a tecnologia em 2020

LEIA TAMBÉM  Manipulação de imagens loucas com os filhos
LEIA TAMBÉM  12 Tecnologias que existem há algum tempo e só serão comuns no futuro