Na mesma praça… Se você é brasileiro com certeza já viu alguma vez na vida o programa A Praça É Nossa é um programa de televisão humorístico brasileiro transmitido pelo SBT. Uma primeira versão do programa foi concebida em 1956: “A Praça da Alegria”, criada por Manuel de Nóbrega. A ideia surgiu quando Manuel via costumeiramente de um hotel, ou casa, um senhor sentado em um banco todos os dias, e muitas pessoas vinham conversar com este senhor, conversavam e saiam. Isso intrigou Manuel e futuramente o fez ter uma excelente ideia para um formato de folhetim televisivo.

Na mesma praça…Carlos Alberto de Nóbrega

A Praça da Alegria
A versão estreou na televisão em 1957 no canal TV Paulista, sendo comandado por seu criador Manuel de Nóbrega até o começo dos anos 70. Atualmente A Praça É Nossa esta na emissora de Silvio Santos com apresentação de seu filho Carlos Alberto de Nóbrega, o humorístico estreou em 7 de maio de 1987.
Querendo ou não esta ideia de Manuel de Nóbrega o faz mais genial ainda se vemos as fotos aqui abaixo. Nos fazendo refletir o que um cotidiano em um banco de praça nos traz. O Mídia Interessante o convida para conhecer o trabalho da fotografa ucraniana Yevhen Kotenko.

Manuel de Nóbrega e Silvio Santos
Fotógrafo tira fotos do mesmo banco por 10 anos e os resultados falam por si
Às vezes tudo que você precisa fazer para encontrar beleza na vida cotidiana é apenas olhar através de uma janela. É isso que a fotógrafa ucraniana Yevhen Kotenko vem fazendo nos últimos 10 anos – olhando e tirando fotos de um banco e da vida acontecendo ao redor dele.
“Eu não me dei nenhum limite de tempo ou objetivos, eu apenas fui para a cozinha e olhei pela janela”, explicou Kotenko à Radio Liberty. “Geralmente havia algo para ver.”
Que algo nem sempre foi agradável de se olhar, e separar o público, que recentemente conseguiu ver as fotos por conta própria em um bar de arte de Kyiv, não ficou muito satisfeito com o lado inquietante da vida que Kotenko capturou. No entanto, é a mesma honestidade que torna essas fotos tão charmosas. Calor, tristeza e humor estão todos misturados em uma dessas séries de imagens. O ângulo alto é responsável pelo olhar observacional, a perspectiva que não toma partido e permanece objetiva sobre o que está acontecendo na frente da câmera. Ainda assim, as imagens conseguem ser íntimas e cheias de emoção quando as pessoas, que estão completamente inconscientes das lentes que as espiam, se revelam completamente, suas alegrias e preocupações são escritas em como elas se parecem e no modo como estão sentadas.
Na mesma praça…
A PRAÇA É NOSSA – SBT