Instagramers – A noticia repercutiu vindo da bela região da Galiza, no noroeste da Espanha,um lugar chamado “Monte Neme” onde a geração do Instagram descobriu recentemente um espetacular lago azul; um que faz um plano de fundo perfeito para exibir seu mundo de curtidas. A paisagem é maravilhosamente linda, não é? Há apenas um problema. O ‘lago’ é na verdade uma mina de tungstênio em desuso, e as cores vivas realmente significam contaminação química bastante tóxica. Isso não impediu que algumas pessoas entrassem na água, no entanto, levando a hospitalizações por erupções cutâneas e problemas estomacais.
Instagramers
Um influenciador que entrou na água tóxica sofreu uma reação alérgica por duas semanas, dizendo ao jornal local Cope, que as coisas estavam “um pouco ruins, sim, mas a foto valeu a pena”. O local, conhecido como Monte Neme, foi originalmente explorado durante a Segunda Guerra Mundial e foi abandonado por décadas. O interesse renovado das pessoas foi estimulado por alguma promoção irresponsável do conselho de turismo da região.
“Esta é uma paisagem de mineração devastada e não restaurada, mas a Galícia a utilizou para promover o turismo na região como se fosse uma paisagem idílica”, disse Ramón Varela, jornalista ambiental e porta-voz da Salvemos Cabana, associação para a proteção dos recursos naturais e património cultural da região, disse à Euronews.
“No fim de semana, é uma espécie de peregrinação e é um lugar perigoso porque é uma paisagem causada por líquidos industriais”, diz Varela. “Por um lado, é uma área de fácil acesso e, por outro, as encostas são arriscadas, atingindo alturas de até 30 metros.”
Salvemos Cabana está agora pressionando o governo regional para limitar o acesso ao lago e fornecer avisos mais claros sobre os perigos da área.O Dr. Manuel Ferreiro, do departamento de emergência do Hospital Universitário da Coruña, explicou em uma entrevista com Cadena Cope que, embora um mergulho curto deixe os banhistas com pequenas irritações na pele, a exposição prolongada pode levar a problemas mais sérios. “Se eles tomam um banho em tempo hábil, as conseqüências mais prováveis são problemas oculares e irritativos, irritação das membranas mucosas oculares e irritações da pele”, disse ele.
Ainda acha que sua foto vale a pena?
Um grupo local está pedindo ao governo regional para limitar o acesso à área e colocar mais sinais de alerta sobre os perigos.
O que você acha? Você já se arriscou por uma boa foto?