Figuras Históricas – Todos fazemos uma ideia de como pessoas como Júlio César e George Washington pareciam. As imagens dessas figuras históricas foram imortalizadas com a ajuda de pinturas, retratos e esculturas feitos quando ainda vivos. Mas essas obras de arte não poderiam ter sido tão precisas e, em alguns casos, os artistas foram ordenados a embelezar quem os pagava.
Graças à tecnologia moderna, conseguimos descobrir como essas pessoas realmente se pareciam. Se você visse Júlio César hoje, talvez não acreditasse que ele tenha sido o general implacável que todos nós sabemos que ele foi. Continue lendo para saber como ele e outras figuras famosas realmente se pareciam!
Figuras Históricas
Tutancâmon
O rei Tutancâmon foi um faraó egípcio que reinou de 1332 a 1323 AC durante a era do Novo Reinado. Conhecido simplesmente como o rei Tut, o faraó subiu ao trono quando tinha apenas nove ou dez anos de idade.
O túmulo do rei “Tut” foi descoberto em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter. Selada por mais de 3.200 anos, a tumba estava completamente intacta, contendo artefatos e tesouros destinados a acompanhar Tut na vida após a morte. O jovem faraó só reinou por cerca de dez anos antes de morrer e os cientistas descobriram o que contribuiu para sua morte, depois de descobrir como ele se parecia.
Como o rei Tutancâmon realmente se parecia
Estudos no DNA da múmia de Tut indicam que ele teve vários problemas de saúde que contribuíram para sua morte. Tut era um faraó alto, mas também frágil. Ele não apenas sofreu por contrair malária diversas vezes, mas ele também tinha uma desordem óssea e revelou ter uma perna quebrada infectada na ocasião de sua morte.
O imperador Nero
Nero tornou-se o último imperador romano da dinastia de Júlio-Claudiana quando ele tinha 17 anos de idade. Com cinco anos de reinado, ele sua assassinou sua mãe por ela ter dominado grande parte de sua vida. Logo, Nero começou a ter um papel mais ativo na política, mas também era conhecido por aparecer em público como ator, poeta, músico e cavaleiro.
Muitos acreditavam que isso prejudicava sua autoridade como imperador. Ele era detestado pelas classes média e alta depois que ele subiu impostos para financiar obras públicas e privadas extravagantes para o império. Com a tecnologia moderna, os artistas puderam descobrir como ele realmente se parecia.
Em 2019, artistas espanhóis criaram uma representação realista de Nero baseada em bustos, desenhos e descrições do imperador. A imagem desconcertante revelou os atributos de Nero, desde o queixo até o sorriso arrogante. Agora não é difícil entender porque muitas pessoas odiaram esse cara, além do fato de que ele era um ditador assassino.
Em 64 D.C. um incêndio irrompeu e consumiu a cidade de Roma, mas Nero reagiu vestindo-se e cantando do telhado de seu palácio. Antes que ele pudesse ser executado, Nero tirou a própria vida dizendo: “Um baita artista morre comigo!”
Logo você verá a verdadeira face do homem que criou um “Reino do Terror” sobre a França
Em 2018, a “Expedição ao Desconhecido”, do Travel Channel, usou tecnologia de imagens em 3D para digitalizar e mapear digitalmente a estrutura facial de uma múmia conhecida como “A jovem senhora”, que muito embora seja creditada a Nefertiti, sua verdadeira identidade ainda é muito debatida.
Depois que o rosto da múmia foi digitalizado, a paleoartista Elisabeth Daynes levou 500 horas para recriar o rosto no busto com base em imagens históricas de Nefertiti. Este projeto parecia provar que “A jovem senhora” era de fato Nefertiti. Após o seu lançamento, a imagem causou muita controvérsia sobre a suposta cor da pele de Nefertiti.
Maximilien Robespierre
Maximilien Robespierre foi um advogado e político francês proeminente durante a Revolução Francesa. Ele era um defensor ativo do sufrágio universal, a abolição do celibato, a tolerância religiosa e a abolição da escravidão nas colônias francesas.
Robespierre foi integrante durante a Tomada das Tulherias, que ajudou a estabelecer a Primeira República Francesa em 1792 antes da execução de Maria Antonieta e Luís XVI. Ele foi eleito deputado para a Convenção Nacional, mas é mais conhecido como uma figura central durante o “Reino de Terror” da França. Graças à tecnologia moderna, os pesquisadores puderam determinar como era Robespierre.
Como Maximilien Robespierre realmente se parecia
Essa era a suposta face do “Reino do Terror” da França. Em 2013, o patologista forense Philippe Charlier juntou-se ao especialista em reconstrução facial, Philippe Froesch, para criar uma representação do rosto do garoto-propaganda da Revolução Francesa.
Além da obra de arte contemporânea de Robespierre (que foi feita para lisonjeá-lo), Charlier e Froesch usaram a máscara mortuária dele, que acredita-se ter sido feita pela própria Madame Tussaud, que fez a máscara com a cabeça decapitada de Robespierre. Ele foi executado em 28 de julho de 1794, um ano depois de se tornar membro do poderoso Comitê de Segurança Pública.
Wait until you see what Cleopatra’s beauty was all about and the man who fell for it, Julius Caesar!
Robert The Bruce
Robert the Bruce, também conhecido como Robert I, foi rei dos escoceses de 1306 a 1329. Robert I é mais lembrado por garantir a independência da Escócia da Inglaterra depois de travar uma guerra de guerrilha contra os ingleses. Mesmo depois de ser derrotado na Batalha de Bannockburn em junho de 1314, Edward II ainda se recusou a desistir da soberania da Escócia.
Isso levaria os condes escoceses, os barões e a comunidade a escrever uma carta ao papa João XXII, afirmando que Robert I era o monarca legítimo. Não há obras contemporâneas ou arte descrevendo Robert the Bruce, mas pesquisadores da Universidade de Glasgow decidiram descobrir como ele realmente era.
Como Robert The Bruce realmente se parecia
Usando moldes do que se acredita ser o crânio de Robert Bruce, pesquisadores da Universidade de Glasgow determinaram como este rei escocês se parecia pessoalmente. No passado, os artistas simplesmente usavam sua imaginação e o boca a boca para criar os retratos e estátuas dele.
Usando a tecnologia Face Lab, os pesquisadores usaram evidências legais e arqueológicas para criar sua imagem. Em 1324, o papa reconheceu Robert Bruce como o legítimo rei de uma Escócia independente, mas ele morreu cinco anos depois. Foi enterrado na Abadia de Dunfermine e seu coração foi enterrado na Abadia de Melrose.
Júlio César
Júlio César foi um político romano e general de guerra que foi em grande parte responsável pela expansão do império romano. César foi o primeiro general romano a atravessar o canal da Mancha e o rio Reno, invadindo depois a Bretanha.
Depois que César se recusou a renunciar ao seu comando na Gália para evitar a prisão, decidiu, em vez disso, reentrar na Itália romana sob armas, incitando uma guerra civil. Este gênio militar tem sido retratado em esculturas como você vê aqui, mas somente em 2018 tivemos uma representação realista de sua face.
Como Júlio César realmente se parecia
No Museu Nacional de Antiguidades de Leiden, há uma reconstrução em 3D de Júlio César. Foi feita com base em uma varredura em 3D de um de seus retratos de mármore, os artistas foram capazes de criar este busto realista completo com cabelo e tudo.
Depois que César venceu a guerra civil romana, seu reinado como ditador vitalício começou. Ele iniciou reformas sociais e governamentais e até concedeu cidadania aos residentes nas regiões mais distantes do Império Romano. Os membros de elite do Senado não ficaram contentes com o reinado de César e o assassinaram nos idos de março de 44 a.C.
Cleópatra
Cleópatra era considerada por sua beleza exótica, mas você pode se surpreender se a vir pessoalmente!
Cleópatra governou o Egito como co-regente por quase 30 anos. Depois que seu pai faleceu, Cleópatra ascendeu ao trono aos 18 anos, ao lado de seu irmão de 10 anos, Ptolomeu XIII. Não demorou muito para que os conselheiros de seu irmão expulsassem Cleópatra do Egito em 49 a.C. Mas com a ajuda de Júlio César, Cleópatra foi restabelecida rainha alguns anos depois com seu outro irmão mais novo, Ptolomeu XIV.
Cleópatra deu à luz um filho que se acredita ser filho de César, chamado Ptolomeu César. Júlio César foi assassinado em 44 a.C. e Ptolomeu XIV morreu pouco depois, deixando Cleópatra para governar o Egito com seu filho.
Como Cleópatra realmente se parecia
Cleópatra era bem-educada e sabia falar vários idiomas, o que a tornou uma governante dominante durante suas co-regências. Ela também era considerada de uma beleza exótica que aproveitava os poderes da sedução, por isso ela também era conhecida por suas relações românticas e alianças com governantes de outros impérios.
Considerando sua reputação, não é surpresa que os artistas 3D quisessem usar retratos e esculturas existentes para determinar como essa rainha egípcia realmente se parecia. O nariz proeminente e as características masculinas de Cleópatra podem ser uma surpresa para alguns que a imaginam como Elizabeth Taylor a retratou no cinema.
Outra rainha famosa nesta lista ficou assombrosa quando seu rosto real foi trazido de volta à vida …
Rainha Elizabeth I
A Rainha Elizabeth I reinou sobre a Inglaterra e a Irlanda de 1558 a 1603. Ela era filha do rei Henrique VIII e sua segunda esposa, Ana Bolena, mas como esse casamento foi anulado após sua morte, Elizabeth foi considerada ilegítima. Como resultado, demorou alguns anos para ela ascender ao trono, o que acabou acontecendo em 1558.
Como a Rainha Elizabeth I realmente se parecia
Collishaw criou uma máscara animatrônica hiper-realista da Rainha Elizabeth I que literalmente segue você ao redor com os olhos e abre a boca como se fosse falar. A máscara é anexada a um espelho e fica em frente ao Retrato da Armada em exibição na Casa da Rainha. Ainda que o famoso Retrato da Armada retrate uma jovem Elizabeth, ela na verdade tinha 55 anos quando foi pintada em 1588 então a máscara de Collishaw mostra uma visão mais precisa do que ela poderia ter parecido na época.
A Rainha Virgem reinou por 44 anos até sua morte em 24 de março de 1603 no Palácio de Richmond.
Alguns podem até dizer que o rosto da rainha Elizabeth é mais ou menos preciso comparado aos retratos seus retratos, mas você pensaria o mesmo de um dos Fundadores da América?
William Shakespeare
Há muito debate sobre como William Shakespeare realmente se parecia, mas muitos estudiosos e historiadores concordam que esta gravura de Martin Droeshout é a mais precisa. Com certeza, o homem que presenteava o mundo com clássicos literários como Romeu e Julieta e Hamlet tinha evidências de barba, apesar das entradas proeminentes.
Em 1775, a professora Hildegard Hammerschmidt-Hummel descobriu a máscara mortuária de William Shakespeare em Londres. Nos idos do século XIX, criavam-se máscaras mortuárias do rosto de alguém usando cera ou gesso sobre o rosto do morto. Embora ainda haja debate sobre se a máscara é de fato de Shakespeare, alguém decidiu transformá-la em algo real.
Como William Shakespeare realmente se parecia
Em 2010, a dra. Carolin Wilkinson, da Dundee University, analisou a suposta máscara mortuária de Shakespeare para criar uma representação daquilo que seu rosto realmente deveria se parecer pessoalmente. Usando imagens 3D para mapear todos os pontos do rosto usando a máscara, Wilkinson foi capaz de criar essa representação que mostra um sombrio Shakespeare.
A maioria das pessoas concorda que esta representação é um pouco semelhante a todas as outras interpretações, exceto pelo fato de que não temos uma visão de toda a sua cabeça. Shakespeare morreu com a idade de 52 anos em 23 de abril de 1616.
Como George Washington realmente se parecia
Pesquisadores compararam representações detalhadas a retratos pintados para criar essa imagem gerada por computador de Washington para provar que a maioria de seus retratos é bastante autêntica.
Pinterest
O que torna essa imagem tão realista é a sombra da barba de Washington e sua cabeça cheia de cabelos – que eram reais e brancos mesmo. Washington morreu em 14 de dezembro de 1799, após complicações com inflamações de garganta. Ele tinha 67 anos.
Figuras Históricas – Via: Desafio Mundial