Asteróide Gigante FT3 poderá cair na Terra já em Outubro 2019
Curiosidades Universo

Risco mínimo: Asteróide Gigante FT3 poderá cair na Terra em Outubro de 2024

asteroide na terra - Risco mínimo: Asteróide Gigante FT3 poderá cair na Terra em Outubro de 2024
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Asteróide FT3 – Essa notícia foi divulgada pela NASA e noticiadas em alguns sites como o Express.co.uk e News Nation nele um asteroide com poder destrutivo de 2.700 megatons de explosivos TNT, o Asteroide FT3 pode atingir a Terra em outubro 2019. Felizmente, o risco é incrivelmente baixo, mas não é inexistente.O risco é  de 1 para 11 milhões. Lembrando que para alguém acertar sozinho na Mega-Sena, não é impossível.

O asteróide FT3 é um objeto rochoso monstruoso medindo 340metros de diâmetro.  estima ainda que o asteróide pesa incríveis 55.000.000.000 kg. Se o asteróide atingisse a Terra, no ponto de entrada atmosférica, a rocha atingiria o planeta a 20,37 km por segundo ou mais de 45.500 km / h. A NASA avistou a rocha pela primeira vez em 20 de março de 2007 e desde então confirmou a órbita do FT3 com base em um total de 14 observações.

Asteróide FT3

Nova Deli , Agência de Notícias da Nação | Atualizado:04 de julho de 2019, às 10:03
 

Asteróide FT3 (Represenatational Image, Photo Credit: Twitter)

Asteróide FT3 (Represenatational Image, Photo Credit: Twitter)
 
 

Um gigantesco asteróide chamado Asteroid FT3, que tem o poder destrutivo de 2.700 megatons de TNT explosivo, virá em direção à Terra muito em breve. A NASA revelou que o Asteroid FT3 está pronto para marcar a primeira das 165 aproximações entre 2019 e 2116 em 3 de outubro deste ano. A NASA estima ainda uma pequena chance do asteróide nos atingir em 2 de outubro de 2024 e, em seguida, em 3 de outubro de 2025.

“Em qualquer um desses asteróides, o risco de cataclismo é baixo, mas se o asteróide sair do curso e entrar diretamente na Terra, os resultados podem ser cataclísmicos”, disse a NASA. Deve-se notar que o Asteroid FT3 mede 1.110 pés (340m) de diâmetro e pesa incríveis 55.000.000.000kg.

De acordo com um relatório em express.co.uk, se o asteróide atingisse a Terra, a rocha atingiria o planeta a 20,37 km por segundo ou mais de 45.500 km / h. A força do impacto provavelmente seria igual a 2.700 megatons de TNT ou 2,7 milhões de toneladas de TNT.

 

O asteróide FT3 é uma rocha espacial do tipo Apollo, o que significa que segue uma órbita semelhante ao asteroide 1862 Apollo. A NASA havia descoberto a rocha gigantesca em 20 de março de 2007 e desde então confirmou a órbita do FT3 com base em um total de 14 observações.

A agência espacial dos EUA disse: “No caso improvável em que um evento de impacto em potencial persiste até que a órbita esteja relativamente bem restrita, a probabilidade de impacto e o risco associado tendem a aumentar à medida que as observações são adicionadas”.

“Isso não é muito paradoxal: se um asteróide realmente vai chegar muito perto da Terra, então uma colisão não pode ser descartada logo no início. A probabilidade de impacto tenderá a crescer à medida que a órbita for refinada e as trajetórias alternativas e seguras forem eliminadas ”, acrescentou,

“Eventualmente, a probabilidade de impacto cairá – geralmente de forma bastante abrupta – para zero ou, se o asteroide estiver realmente em uma trajetória de colisão, continuará crescendo até atingir 100%”, concluiu a NASAAs chances de impacto se traduzem em uma chance de 0,0000092% de cataclismo ou de 99,999998% de chance de o asteróide sentir falta da Terra.

 

 
 
 
 
 
 

O que é um asteróide? O que é um cometa?

Os asteróides rochosos e os cometas gelados são as sobras do sistema solar inicial de cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.

De acordo com a NASA, a sua composição única significa que eles são efetivamente “uma olhada em um registro fóssil da evolução planetária”.

A NASA disse: “Seu estado relativamente puro torna os cometas, asteróides e alguns meteoros contadores de histórias maravilhosos com muito a compartilhar sobre como eram as condições no início do sistema solar.

“Eles podem revelar segredos sobre nossas origens, narrando os processos e eventos que levaram ao nascimento de nosso mundo.

“Eles podem oferecer pistas sobre onde a água e as matérias-primas que tornaram possível a vida na Terra vieram”.

LEIA TAMBÉM  Você sabia que existe um Calendário para o Planeta Marte?

LEIA TAMBÉM  20 estranhos planetas que são interessantes e aterrorizantes