Guaraná Antarctica relembra Allejo do vídeo game em comercial
Comerciais Games

Guaraná Antarctica relembra Allejo do vídeo game em comercial

allejo foto - Guaraná Antarctica relembra Allejo do vídeo game em comercial
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

O Guaraná Antartica dentro do quadro publicitário “É coisa nossa” relembrou a lenda dos gramados 16 bits para inspirar toda a torcida e as nossas seleções a fazerem o impossível. O #ModoAllejo acaba de ser ativado. Entre nesse movimento também. Marcar 9 a 0 no bolão da firma? Ganhar da Argentina mesmo quando jogamos contra o Peru? Tudo dá com o #ModoAllejo, afinal, é coisa nossa ser otimista. Quem jogou muito futebo com o FIFA SOCCER vai lembrar deste mito chamado Allejo. Veja a Evolução e história do FIFA SOCCER – 1993 a 2018

Tem mais: a lenda dos videogames dos anos 90 agora vai ser o nosso comentarista oficial dos jogos da seleção. Acompanhe tudo no Twitter: www.twitter.com/guarana

<

— Allejo 7 (@guarana) June 21, 2019

Afinal, quem foi Allejo?

Allejo é um jogador fictício dos jogos eletrônicos de futebol. Criado pela produtora Konami na década de 1990 para o International Superstar Soccer, seu nome é cultuado até hoje pelos aficionados. Era considerado “o maior jogador que nunca existiu”[2], até em 2019 a Konami revelar que ele foi inspirado no brasileiro Bebeto.

allejo alejjo - Guaraná Antarctica relembra Allejo do vídeo game em comercial

Tudo começou em 1994, quando a produtora Konami lançou a série International Superstar Soccer. Não licenciado pela Fifa, o jogo dava nomes fictícios aos jogadores. Allejo jogava pela Seleção Brasileira, vestindo a camisa 7, o que sugeria que ele foi inspirado no jogador Bebeto — uma vez que sua dupla de ataque titular, Gomez, usava a camisa 11, assim como o parceiro de ataque de Bebeto na Seleção Brasileira de 1994, Romário. Ele tinha habilidades que nenhum outro personagem do jogo possuía. Isto tornava a escolha do Brasil óbvia na época.

alejjo - Guaraná Antarctica relembra Allejo do vídeo game em comercial

Allejo esteve presente também na versão seguinte, o International Superstar Soccer Deluxe, de 1995. Em 1997, no International Superstar Soccer 64, Allejo aparece com a camisa 9, e careca, dando a entender que ele foi inspirado em Ronaldo Fenômeno.

Com a evolução dos games e o início da era dos licenciamentos, Allejo se “aposentou”. No lugar dele, entraram os jogadores reais, como Zidane, Figo e Ronaldinho. No entanto, a memória do maior craque virtual se manteve viva através de páginas e comunidades no Orkut e Facebook. Durante partidas da Seleção Brasileira, é comum o nome de Allejo figurar entre os trending topics no Twitter. Em 2010, por exemplo, quando Dunga fez a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, o Twitter lotou com comentários sobre Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Allejo.[4]

Em 2012, ele ganhou um mocumentário – documentário fake – na internet, intitulado Allejo Eterno. No bem-humorado vídeo, aparecem takes com personagens reais como, como Romário, Pelé e o comentarista Neto fazendo comentários sobre ele. Também falam sobre Allejo os supostos olheiro do atacante e até o narrador dos games da franquia International Superstar Soccer. No mocumentário, ironicamente, todos os personagens aparecem tão pixelizados como o próprio jogador nas suas primeiras encarnações no ecrã.

A mitologia criada em torno dele foi tão grande que em 2013 a Konami resolveu trazê-lo de volta aos gramados no PES 2014. Ele vem com o forte nível 88, tendo como principais características a velocidade (89), controle de bola (87) e a boa finalização (87). Possui 34 anos de idade. Segundo a assessoria de imprensa da Konami, a inclusão de Allejo nada mais é que uma homenagem que a empresa resolveu prestar para o International Superstar Soccer, que foi precursor do Pro Evolution Soccer. Na edição posterior do jogo, o PES 2015, ele permaneceu na franquia. Desta vez, aparece com 35 anos. Em 2019, 25 anos depois do lançamento de International Superstar Soccer, a Konami finalmente confirmou por meio de um post, que Allejo foi inspirado em Bebeto, assim resolvendo um mistério que durou anos.

Títulos reais conquistadas por Allejo

  • 2012 – Os 10 personagens brasileiros mais famosos do mundo dos games
  • 2014 – Primeiro lugar na enquete “Melhor Brasileiro no Mundo dos Games” do Blog SnesTalgia
  • 2015 – 20ª posição da enquete “Qual é o maior personagem brasileiro de todos os tempos?”
  • 2016 – 4ª posição da enquete “Qual o melhor jogador de games de futebol de todos os tempos?”

 

Reportagens sobre o jogador

LEIA TAMBÉM  O último Gol do rei Pelé aos 70 anos!

Evolução e história do FIFA SOCCER – 1993 a 2018

LEIA TAMBÉM  FIFA 18 decide por somente Cristiano Ronaldo na capa e revela Trailer Oficial
LEIA TAMBÉM  5 vídeos de pessoas desenhando o personagem Rick Grimes da série The Walking Dead