Aladdin é um filme musical de fantasia e romance estadunidense de 2019, dirigido por Guy Ritchie e escrito por Ritchie em colaboração com John August e Vanessa Taylor, sendo o remake em live-action do longa-metragem animado Aladdin, de 1992, baseado no conto árabe As Mil e Uma Noites e na versão francesa de Antoine Galland.
O título faz parte de um ambicioso projeto da Disney na produção de remakes em live-action de clássicos animados do estúdio após os êxitos de Alice in Wonderland (2010), Maleficent (2014), Cinderella (2015), The Jungle Book (2016) e Beauty and the Beast(2017).
No mesmo ano, também ocorreram as estreias das novas adaptações de Dumbo e The Lion King.
Aladdin foi lançado em 25 de novembro de 1992 com críticas positivas, apesar de alguns árabes considerarem o filme racista. Tornou-se o filme mais bem sucedido desse ano, faturando mais de 217 milhões de dólares nos Estados Unidos e mais de 504 milhões em todo o mundo. O filme ganhou também muitos prêmios, a maioria deles por sua trilha sonora. O sucesso de Aladdin fez com que muitos produtos inspirados no filme fossem lançados, tais como duas sequências lançadas diretamente em vídeo, The Return of Jafare Aladdin and the King of Thieves, uma série televisiva, musical da Broadway, brinquedos, jogos eletrônicos, spin-offs e muitos outros produtos.

Comparação entre Aladdin
Veja abaixo algumas comparações entre o desenho filme de 1992 e o remake de 2019:
https://www.youtube.com/watch?v=9I3wS76mEVg
No final o gênio fica com poderes ou sem poderes?
Aladdin – Comparando os Filmes O novo filme de Aladdin saiu e nós mostramos as maiores diferenças entre o live action de Aladdin com o filme original Aladdin em desenho animado. Falamos sobre a Jasmine, sobre o que acontece com o Gênio da Lâmpada e inclusive desse final inesperado. (Vídeo abaixo com Spoilers).
Fontes: Wikipédia, Blog Cinema News