Projeto visa escutar civilizações extraterrestres em 1 milhão de estrelas
Curiosidades Universo

Projeto visa escutar civilizações extraterrestres em 1 milhão de estrelas

Breakthrough Listen project search for alien life - Projeto visa escutar civilizações extraterrestres em 1 milhão de estrelas
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Civilizações extraterrestres? E a busca por vida no universo não para! Na maior clima do filme Contato, o projeto Breakthrough Listen, uma iniciativa de 100 milhões de dólares encabeçada pelo bilionário da internet, o russo Yuri Milner, acaba de fechar um acordo que será um passo gigante na busca por vida. O Breakthrough Listen, atualmente usa as antenas de Green Bank e de Parkes para pesquisar sinais de rádios coerentes no universo.

A rotina dos observatórios não é alterada, a iniciativa instala o seu equipamento na antena para receber os dados de milhares de estrelas na busca de um alô de outro mundo. Agora, eles fecharam acordo com outro gigantesco observatório, ou melhor dizendo rádio observatório. O MEERKat, um conjunto de 64 antenas com 13.5 metros de diâmetro cada uma, que está instalado na África do Sul e que começou a funcionar recentemente, já recebeu o instrumento que será utilizado para ouvir, nada mais, nada menos que 1 milhão de estrelas. Para quem não se lembra no filme Contato, o projeto SETI usa as antenas de um rádio observatório para realizar essa mesma busca.

O Breakthrough Listen pode ser considerado uma extensão do projeto SETI e a utilização das 64 antenas do MeerKat representa uma grande atualização do projeto que tem o objetivo claro de procurar por vida no universo. A parte boa é que os dados obtidos pelo Listen são disponibilizados, ou seja, qualquer pessoa pode pegar os dados desenvolver o seu algoritmo e vasculhar por sinais coerentes. E aí, será que dessa vez vamos fazer contato com alguma civilização?

civilizações extraterrestres

Breakthrough Listen project search for alien life - Projeto visa escutar civilizações extraterrestres em 1 milhão de estrelasVÍDEO 

Sérgio Sacani dá mais detalhes de projeto no SpaceToday

Fonte: https://www.space.com/41998-breakthro…

 

ETs têm interesse especial pela Amazônia

Relaxe: Cerca de 25 mil asteróides com mais de 140 metros rondam a Terra nesse momento

LEIA TAMBÉM  Google lança Doodle sobre os 50 anos da ida a Lua com narração de Mike Collins
LEIA TAMBÉM  Engenheiros americanos revelam primeiro Drone comercial subaquático