Curiosidades da Via Láctea – A Via Láctea é uma galáxia espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste, recortada por nuvens moleculares que lhe conferem um intrincado aspecto irregular e recortado. Sua visibilidade é severamente comprometida pela poluição luminosa. Com poucas exceções, todos os objetos visíveis a olho nu pertencem a essa galáxia.

Via Láctea vista do deserto do Atacama – Foto: ESO/A. Fitzsimmons/ Wikimedia Commons
Sua idade estimada é de mais de treze bilhões de anos, período no qual passou por várias fases evolutivas até atingir sua forma atual. Formada por centenas de bilhões de estrelas, a galáxia possui estruturas diferenciadas entre si. No bojo central, que possui forma alongada, há uma grande concentração de estrelas, sendo que o exato centro da galáxia abriga um buraco negro supermassivo. Ao seu redor estende-se o disco galáctico, formado por estrelas dos mais diversos tipos, nebulosas e poeira interestelar, dentre outros. É nesta proeminente parte da Via Láctea que se manifestam os braços espirais. Ao seu redor encontram-se centenas de aglomerados globulares. Entretanto, a dinâmica de rotação da galáxia revela que sua massa é muito maior do que a de toda a matéria observável, sendo este componente adicional denominado matéria escura, cuja natureza se desconhece.
Informações retiradas do Wikipédia
Curiosidades da Via Láctea
Sérgio Sacani do canal do Youtube Space Today dá detalhes de nossa galáxia, inclusive, o canal foi indicado aqui pelo Mídia Interessante como um dos melhores canais de Astronomia do Youtube na língua portuguesa na publicação “Gostas de Astronomia? Melhores canais do Youtube PT/BR para se seguir”. Ótimos conteúdos para quem quer se aventurar e entender este nosso Universo.
Nessa pequena apresentação, vou mostrar para vocês 11 fatos incríveis sobre a nossa galáxia, a Via Láctea, passando pelo nome, pela dificuldade de cálculo de sua massa e da quantidade das estrelas, até pesquisas recentes sobre compostos carbônicos e sobre o nosso buraco negro supermassivo central.
Relaxe: Cerca de 25 mil asteróides com mais de 140 metros rondam a Terra nesse momento
Sérgio Sacani do Space Today explica a simulação do lançamento de James Webb