Traduzido por Mídia Interessante
A missão Marco da NASA foi projetada para descobrir se as naves espaciais do tamanho de uma pasta, chamadas CubeSats, poderiam sobreviver à jornada rumo ao espaço profundo. Agora, Marco – que significa Mars Cube One – tem Marte à vista. Um dos gêmeos da MarCO CubeSats retratou essa imagem de Marte em 3 de outubro – a primeira imagem do Planeta Vermelho já produzida por essa minúscula espaçonave de baixo custo. Os dois CubeSats são oficialmente chamados de MarCO-A e MarCO-B, mas apelidados de “EVE” e “Wall-E” por sua equipe de engenharia.
Uma câmera grande angular em cima do MarCO-B produziu a imagem como um teste de configurações de exposição. A missão da MarCO, liderada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, espera produzir mais imagens enquanto os CubeSats abordam Marte antes de 26 de novembro. É quando eles demonstrarão suas capacidades de comunicação enquanto a espaçonave InSight da NASA tenta pousar no Red Planeta. (A missão InSight não vai depender deles, no entanto; os orbitadores da NASA em Marte estarão transmitindo os dados da espaçonave de volta à Terra.)
Esta imagem foi tirada de uma distância aproximada de 8 milhões de milhas (12,8 milhões de quilômetros) de Marte. As Marcas estão “perseguindo” Marte, que é um alvo em movimento enquanto orbita o Sol. Para estarem prontos para o pouso da InSight, os CubeSats precisam percorrer cerca de 85 milhões de quilômetros. Eles já viajaram 248 milhões de milhas (399 milhões de quilômetros).
A câmera grande angular da MarCO-B parece sair do deck do CubeSat. Partes relacionadas à antena de alto ganho da espaçonave são visíveis em ambos os lados da imagem. Marte aparece como um pequeno ponto vermelho à direita da imagem. Para tirar a imagem, a equipe da Marco teve que programar o CubeSat para girar no espaço de modo que o convés de seu “corpo” quadriculado estivesse apontando para Marte. Depois de várias imagens de teste, eles ficaram empolgados ao ver a clara alfinetada vermelha.“Estamos esperando seis meses para chegar a Marte”, disse Cody Colley, gerente de missão da MarCO no JPL. “A fase de cruzeiro da missão é sempre difícil, então você leva todas as pequenas vitórias quando elas chegam. Finalmente, ver o planeta é definitivamente uma grande vitória para a equipe.”
Como é um CubeSAT?

Dellingr CubeSat
No Youtube
Sérgio Sacani também fez um vídeo no canal sobre o assunto:
Para mais informações sobre a MarCO, visite: https://www.jpl.nasa.gov/cubesat/missions/marco.php
IMAGEM DA TERRA POR UM CubeSAT
Imagem tirada da Terra e da Lua por um CubeSAT da missão InSight da NASA a 1 milhão de km de distância. Lembra a foto do pálido ponto azul. E mostra como não somos nada nesse Universo 🔝