Lua falsa para iluminar as ruas! A China enlouqueceu?
Curiosidades Universo

Lua falsa para iluminar as ruas! A China enlouqueceu?

lua-falsa-relfetindo-luz
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Lua falsa? Sim caro amigo do Mídia Interessante, é isso mesmo que você viu no titulo. Lembra quando a Lua cheia clareia toda a cidade, e nem quase precisamos de iluminação publica? É o que uma empresa chinesa está pensando para sua população, mas a partir de uma “Lua falsa”. A matéria saiu no site da BBC com o título. Lua falsa: A China poderia realmente iluminar o céu noturno? A matéria cita que uma empresa chinesa anunciou planos ambiciosos para colocar uma “Lua falsa” no espaço para iluminar o céu noturno. A Rede  BBC se baseia em uma publicação do jornal estatal People’s Daily, que é o maior grupo de jornal da China. O jornal é um jornal oficial do Partido Comunista Chinês, publicado mundialmente com uma circulação de 3 milhões. Além de sua principal edição em chinês, tem edições traduzidas em diversas línguas.  O jornal fornece informações diretas sobre as políticas e pontos de vista do Partido Comunista Chinês. A noticia afirma que funcionários de um instituto aeroespacial privado na província de Chengdu na China, querem lançar um…para eles, chamado “satélite de iluminação” em órbita até 2020, e dizem que ele será tão brilhante o suficiente para substituir as luzes da rua.

Lua falsa no espaço, o projeto

O que sabe-se do projeto é muito pouco, inclusive as informações repassadas são um pouco contraditórias. A China tem um grande tecnologia espacial, lançando cerca de 1 foguete a cada 10 dias, como já dissemos aqui no Mídia Interessante na publicação “Saiba o calendário de previsões de lançamentos de foguetes no mundo” (link) People’s Daily, citou comentários feitos em uma conferência sobre inovação por Wu Chunfeng, presidente do Instituto de Pesquisa em Sistemas Microeletrônicos do Instituto de Ciências Aeroespaciais de Chengdu Co, Ltd.  Segundo ele a idéia está em testes há alguns anos e que a tecnologia está em vigor para que isso aconteça, com um lançamento previsto para acredite já em 2020! O jornal chinês citou Wu dizendo que três “grandes espelhos” poderiam ser lançados até 2022. É importante ressaltar que para a BBC não está claro em nenhum dos relatórios se este projeto tem algum suporte oficial do governo Chinês, isso é valido dizer.

china na lua - Lua falsa para iluminar as ruas! A China enlouqueceu?

A lua artificial, chamada de “Fake Moon” pela BBC, funcionaria como um espelho, refletindo a luz do sol de volta à Terra. Este “objeto” orbitaria 500 km sobre a Terra, ou seja uma órbita idêntica ao Telescópio Espacial Hubble (540,9 km no Apogeu). Um pouco mais alto também que a Estação Espacial Internacional (cerca 399 km de altitude da Terra). A Lua orbita, em média, cerca de 380.000 km acima da Terra.

A BBC continuou explicando que os relatórios não deram detalhes sobre como a lua falsa se pareceria, mas Wu disse que refletiria a luz do sol em uma área entre 10 e 80 quilômetros, com o brilho “oito vezes” da Lua real. Segundo Wu, tanto a precisão quanto a intensidade da luz seriam controláveis.

lua cheia em pequim na china 1539691692341 615x300 - Lua falsa para iluminar as ruas! A China enlouqueceu?

O Motivo

O real motivo seria economia de dinheiro, sim, acredite! A lua falsa no espaço poderia acabar sendo mais barato do que pagar pelas luzes da rua. O jornal chinês citou que iluminar uma área de 50 km² poderia economizar, pasme, até 1,2 bilhão de yuans (US $ 173 milhões por ano em tarifas de eletricidade). Outra vertente também poderia “iluminar áreas de apagão” depois, digamos, de um desastre natural como um terremoto, afirmou Wu.

lua falsa fake moon iluminacao publica 1 - Lua falsa para iluminar as ruas! A China enlouqueceu?

lua falsa fake moon Iluminação pública - Lua falsa para iluminar as ruas! A China enlouqueceu?     

E quanto a Órbita?

Para os cientistas para tal feito, o refletor ou Lua Falsa, deveria ficar em uma órbita Geoestacionária, ou seja há 35.786 km e não em uma órbita baixa. É muito estranho este plano. A BBC entrevistou alguns estudados no assunto e segundo eles o único problema é que a essa distância você precisaria que a direção apontada por satélite fosse extremamente precisa”, “Se você quiser iluminar uma área com um erro de 10 km, mesmo que perca um centésimo de um grau, você terá a luz apontando para outro lugar. E para ter qualquer impacto dessa distância, o espelho teria que ser verdadeiramente colossal.

Lua falsa

Quais os problemas disso?

É de fato conhecido que problemas existiriam, ou existirão, segundo os especialistas alguns disseram que certamente irá confundir os animais noturnos, enquanto outros dizem que muitas cidades na China já sofrem de poluição luminosa.  Outro importante fator é que se a luz for muito forte, “interromperá o ciclo noturno da natureza e isso poderá afetar os animais. Claro o não menos importante é o sono sagrado da população, o cérebro precisa de um tempo para desligar e os altos índices de iluminação poderiam trazer malefícios a população chinesa.

E você o que acha dessa loucura?

Por Mídia Interessante com informações e tradução da BBC.com baseada com dados técnicos do jornal chinês People’s Daily.

Veja a matéria da BBC completa: https://www.bbc.com/news/world-asia-china-45910479

 

LEIA MAIS DE NOSSAS  PUBLICAÇÕES

“First Man” História de Neil Armstrong contada em filme de forma surpreendente

Saiba o calendário de previsões de lançamentos de foguetes no mundo

Terra Plana? Operação Ice Bridge da NASA cruza e mapea os Polos em aviões desde 2009

NASA quer levar homem a pisar na Lua novamente até 2029

NASA comemorará 50 anos do pouso a lua com Estação Lunar

LEIA TAMBÉM  Maior temperatura registrada no Brasil por órgão oficial
LEIA TAMBÉM  Saiba o calendário de previsões de lançamentos de foguetes no mundo