A OBJETIVA SUBJETIVIDADE DA FOTOGRAFIA
Fotografia deriva das palavras gregas φως [fós] que significa “luz”, e γραφις [grafis] que tem o conceito de “estilo”, “pincel” ou γραφη grafê, significando “desenhar com luz” ou “representação da luz por meio de linhas”. Se você quiser saber mais sobre a história da fotografia e tem curiosidade sobre qual a primeira foto e a primeira filmagem do mundo. Clique neste link do especial do Mídia Interessante: “Fotografias: Qual a primeira foto e a primeira filmagem do mundo?”
Você acredita em tudo que vê?

Por Craig Tracy, artista de Nova Orleans / Estados Unidos
Conceito de Subjetividade
Em tempos de “Fake News”, a Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele “instala” a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.
Significa livre, pessoal e prática não funcional da fotografia que reclama o reconhecimento dos limites da objetividade e da imagem fotográfica.
Arnold Newmann
“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”.
A expressão fotografia subjetiva pode ser utilizada em vários sentidos e pode designar opiniões ou posturas, sentimentos e qualidades dos sentidos como cores e percepções. Também diz respeito ao conhecimento do indivíduo sobre si mesmo. Representa a interioridade do fotógrafo. O fotógrafo que reflete e se volta na sua atividade intelectual para sua subjetividade como bússola de autocompreensão. Seu instrumento é a auto-reflexão ou uma vivência que se torna objeto de ou para a sua consciência.
A subjetividade implica na articulação de relações com o interior e exterior do fotógrafo reorganizando constantes da vida, dos valores, das éticas e da estética. Nessa percepção interna ou subjetividade individual, o ganho é que, a fotografia passa a ser objeto comum de terceiros que podem, inclusive, produzir sobre ela. A fotografia é, então, a expressão da subjetividade e se delineia como comunicação humana, clarificando pensamentos, atingindo verdades e convertendo-se em contribuição reflexiva para todos.
“Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o “congelamento” de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações”. (Autor Desconhecido)
Fotos subjetivas
A importância do fotojornalismo
O fotojornalismo é de suma importância para que notícias sejam mostrados de forma o mais imparcial e factual possível em forma de fotografia. O termo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens. Pode também ser considerada uma especialização do jornalismo. Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo enquadramento, distancia focal, composição, escolhidos pelo repórter-fotográfico diante dos fatos. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como na internet, o endosso da informação através da fotografia é constante.
A imparcialidade da mídia
Uma pesquisa recente da Fundação Gallup/Knight mostrou que apenas 33% dos americanos têm uma visão positiva da mídia. As pessoas têm dificuldade em dizer quais notícias estão dizendo a verdade e a manipulação da mídia está aumentando. Alguns meios de comunicação estão tentando impor sua própria agenda e isso muitas vezes resulta na verdade sendo inclinada a confirmá-la. Isso confunde muitas pessoas e essas manipulações têm um efeito negativo na confiança das pessoas. As pessoas na internet publicam vários exemplos de como a mídia está tentando nos enganar e podem inspirá-lo a aceitar tudo com um pouco de sal.
Foto tirada quando Kate Middleton e o príncipe William apresentaram o terceiro bebê real para o mundo

Fonte da imagem: Reuters / Hannah Mckay
15ª Unidade expedicionária dos fuzileiros ajudam um soldado iraquiano com água de uma cantina no sul do Iraque, 21 de março de 2003

Fonte da imagem: AP
Estação de notícias de TV

Fonte da imagem: CryPtICcR33PEr
Inauguração Presidencial De Donald Trump

Fonte da imagem: Indi_Comments
Hillary Rally em Omaha / Estados Unidos

Fonte da imagem: abbydphillip
Soldados brincando com crianças
Líder Conservador Theresa May lança Ônibus Campanha Do Partido

Fonte da imagem: Stefan Rousseau / PA Archive / PA Images
Fotógrafo Ruben Salvadori cobriu o conflito entre soldados israelenses e jovens palestinos. A foto acima foi encenada em cooperação com um jovem palestino

Fonte da imagem: Ruben Salvadori
Protesto pró-imigração

Fonte da imagem: TrumpOrTreason
Tax Protest In Paris

Fonte da imagem: civsnet
Evento Hillary Clinton em Ohio

Fonte da imagem: edhenry
Exemplo de como a mídia pode nos manipular

Fonte da imagem: PainMagnetGaming
Fontes: O Casal da Foto , ObviouMag.org, Wikipédia, Enpnudit
Fotografo mostra que qualquer lugar você pode tirar uma boa foto