Falha no lançamento e susto no espaço! A missão Soyuz MS-10 era um lançamento espacial tripulado utilizando o foguete russo Soyuz em 11 de outubro de 2018, em Baikonur no Cazaquistão, que foi abortado pouco depois do lançamento. A missão MS-10 foi o 139º voo de uma nave espacial Soyuz, considerado um dos foguetes mais seguros. A intenção era transportar dois membros da tripulação da Expedição 57 para a ISS (Estação Espacial Internacional).
Falha no lançamento

Falha no lançamento após 2 minutos e 45 segundos da decolagem

o astronauta da NASA Nick Hague e alodo do cosmonauta do Roscosmos, Aleksey Ovchinin
É importante ressaltar ao leitor do Mídia Interessante é que a viagem é considerada rápida, de apenas 6 horas, pois a ISS se encontra a uma altitude média de 340 km. Poucos minutos após a decolagem, o foguete entrou em processo perigo a missão. Após ejeção da capsula, os dois tripulantes, o astronauta da NASA Nick Hague e também o cosmonauta do Roscosmos, Aleksey Ovchinin, foram recuperados em boas condições com ajuda do paraquedas de segurança da capsula caindo tranquilamente em solo.

paraquedas da cápsula que retorna os astronautas em segurança.

Foguete Soyus/ Missão Soyus-MS-10
Missão abortada no ar

Falha no lançamento – Destroços da Soyus no espaço
O fato aconteceu poucos minutos após a decolagem, a tripulação relatou que estava se sentindo sem peso e que o controle da missão declarado um reforço falhou. Uma chamada de rádio indicou “falha de foguete” ocorrida 2 minutos e 45 segundos no vôo. Pouco depois, uma contingência foi declarada e a espaçonave que transportava a tripulação realizou uma separação de emergência do foguete. Ele retornou à Terra em uma trajetória balística. Mesmo assim com o acionamento do botão de pânico, na hora da separação da capsula os astronautas experimentaram uma força de 6,7 G. Seguido por um pouso bem sucedido. Este foi o primeiro caso de um acidente com tripulação em alta altitude em 43 anos da Soyus, quando a Soyuz 7K-T No.39 também não conseguiu atingir a órbita em abril de 1975.

Fotógrafos especialistas em lançamento de foguetes
O que aconteceu?
A NASA liberou a imprensa uma nota oficial onde, no entanto, ainda não esclareceu o que aconteceu e dizendo que o incidente será investigado.

Tripulação da Soyuz MS-10 usando punhos de pressão arterial em Dzhezkazgan seguindo seu resgate após o pouso ,pode-se perceber que eles se encontram tristes e abatidos pelo fracasso na missão.
NOTA OFICIAL DA NASA (PRESS-RELEASE)
Traduzido por Mídia Interessante
O seguinte é uma declaração sobre o aborto de lançamento da Soyuz MS-10 na quinta-feira para a Estação Espacial Internacional:
“A espaçonave Soyuz MS-10 foi lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para a Estação Espacial Internacional às 4h40 da manhã de quinta-feira (EDT), 11 de outubro, com o astronauta norte-americano Nick Hague e o cosmonauta russo Alexey Ovchinin. Logo após o lançamento, houve uma anomalia com o booster e a subida de lançamento foi abortada, resultando em um pouso balístico da espaçonave.
“As equipes de busca e salvamento foram implantadas no local de pouso. Haia e Ovchinin estão fora da cápsula e estão em boas condições. Eles serão transportados para o Centro de Treinamento de Cosmonautas Gagarin em Star City, Rússia, fora de Moscou.
“O administrador da NASA Jim Bridenstine e a equipe da NASA estão monitorando a situação cuidadosamente. A NASA está trabalhando em estreita colaboração com a Roscosmos para garantir o retorno seguro da tripulação. A segurança da tripulação é a maior prioridade para a NASA. Uma investigação completa sobre a causa do incidente será conduzida ”.
Para informações adicionais sobre a Estação Espacial Internacional e suas tripulações, visite:
https://www.nasa.gov/station
_______________________________________________________
INTERNET: Alguns canais brasileiros do Youtube sobre astronomia noticiaram detalhes do ocorrido:
SPACE TODAY
HOMEM DO ESPAÇO
Fontes: NASA, ROSCOSMOS, Wikipédia, SpaceToday, Universe Today, Homem do Espaço
Veja mais publicações do Mídia Interessante.com
“First Man” História de Neil Armstrong contada em filme de forma surpreendente
Conheça a possível menina astronauta da NASA que viajará a Marte em 2033
Cientistas enviam músicas para o espaço e esperam resposta até 2042
Operação Prato fez 40 anos e com ele Brasil possui 777 ocorrências de OVNIS
Zumbizera: 15% dos brasileiros ficam ligados na TV durante a madrugada
2014: Avião faz manobra 360º enquanto garotas dançam na Romênia