Carro no espaço: Onde está o Tesla Roadster com o "Starman"?
Curiosidades Universo

Onde está atualmente o Tesla Roadster com o “Starman” no espaço?

starman roadster tesla5 - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Carro no espaço! O Tesla Roadster do Elon Musk (SPACE X) é um carro esporte elétrico que serviu como carga de teste para o voo de teste do Falcon Heavy no dia 6 de Fevereiro de 2018. O manequim apelidado de Starman “dirige” o carro vestindo uma roupa espacial. Junto com o segundo estágio do foguete, o qual ainda está preso, o carro se junta na lista de objetos em órbita heliocêntrica. O impulso do segundo estágio deu uma combinação de velocidade o suficiente para escapar da gravidade da Terra e entrar numa órbita elíptica ao redor do Sol que cruza a órbita de Marte.

Carro no espaço

spacex starman falcon heavy 1017x674 - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Quanto tempo ele ficou em Orbita da Terra?

O Tesla Roadster orbitou a Terra durante 6 horas. E durante algumas horas de sua combinação fez uma transmissão ao vivo de volta para a Terra por quase 12 horas, que foi o tempo que durou a bateria das câmeras instaladas pelo automóvel.

starman roadster tesla3 - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Onde está o carro agora?

O carro está em órbita do Sol a uma distância no afélio, segundo o último levantamento do Mídia Interessante, de 1.87 unidades astronômicas (UA). Cerca de 280 milhões de km. De vez em quando ele vai cruzar o planeta Marte, no entanto, em uma distancia grande. Em 2020, por exemplo, o carro vai passar a 6.9 milhões de quilômetros de Marte, bem além de sua esfera de influência gravitacional. Para ficar mais a par de onde ele esta, você pode acessar o site: http://www.whereisroadster.com/ 

starman roadster tesla6Tesla Roadster orbital diagram - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Em 2019 – SpaceX Starman Roadster completa sua primeira órbita ao redor do Sol

Não vai chegar perto da Terra até 2020.

Uma notícia publica da  no site Engadget. O Starman e seu Tesla Roadster são agora habitantes regulares do espaço. De acordo com os dados de Where is Roadster , o motorista cósmico completou sua primeira órbita ao redor do Sol, levando 557 dias desde o primeiro lançamento do Falcon Heavy para circundar nossa estrela natal. Seu caminho o levou por mais de 762 milhões de milhas desde então, ou o suficiente para exceder sua garantia original de 36.000 milhas em 21.000 vezes.

Você não está prestes a ver o Starman vagando pelo céu noturno, infelizmente. A Terra está atualmente no lado oposto do Sol, e o EV não chegará vagamente perto da Terra novamente até 5 de novembro de 2020, quando será cerca de 0.346AU (pouco menos de 32.2 milhões de milhas) de distância. Ele vai ficar muito mais perto de Marte antes de ‘apenas’ 0,05AU (cerca de 4,6 milhões de milhas) em 7 de outubro daquele ano. Depois disso, pode ficar bastante solitário para Starman – estimativas sugerem que ele pode não ficar particularmente perto de casa até 2047.

starman onde ele esta - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Claro, isso também pressupõe que a humanidade não saia para encontrá-lo mais cedo. A própria SpaceX está se aproximando do vôo espacial profundo, e os EUA esperam enviar pessoas para Marte em 2030 ou mais tarde. Existe a possibilidade de que as viagens espaciais se tornem relativamente rotineiras quando Starman fizer uma visita ao seu planeta natal.

 quadro starman projeção onde esta - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Reencontro com a Terra

Dados divulgados pelo Wikipédia baseado em observações ópticas feitas usando um telescópio robótico no Observatório de Warrumbungle em Dubbo na Austrália e o refinamento da órbita, um re-encontro próximo com a Terra (originalmente previsto para 2073) não é possível. Descobriram que em um milhão de anos, o Tesla tem 6% de chances de colidir com a Terra, e 2,5% de colidir com Vênus. Ou seja, é mais fácil alguma nave alienígena encontrar com o carro do que ele voltar pra Terra.

starman roadster tesla - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Carro no espaço com a Terra ao fundo

Quanto tempo deve durar o carro no espaço?

Elon Musk disse que o carro deve vagar pelo espaço por um bilhão de anos. Radiação solar, radiação cósmica e impacto de micrometeorito vão danificar o carro estruturalmente no decorrer do tempo.  A radiação vai quebrar o material orgânico e todas as partes com ligação de carbono. Pneus, pintura, plástico e couro devem durar apenas cerca de um ano, enquanto as partes de fibra de carbono devem durar consideravelmente mais. Eventualmente, apenas a estrutura de alumínio, metais inertes e vidro não destruído por meteoritos vão sobrar.

starman roadster tesla2 - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Carro no espaço com a escrita “Don’t Panic” no painel

Fontes: Raw Space, SpaceX, Space Today, Café e Ciência, Wikipédia e WhereisRoadster.com

        falcon heavy starman - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Aprecie as vistas hipnotizantes da Terra do Tesla de “STARMAN” enquanto ele viaja mais fundo no grande vazio, enquanto sua consciência se afasta em ondas hipnóticas de música ambiente. 

“DISCLAIMER” SOBRE O VÍDEO

1) Esta transmissão foi ao ar em 6 de fevereiro de 2018 e não é “AO VIVO.”  No entanto, ela é repetida inúmeras vezes, mas está em streaming direto pelo Youtube, onde as pessoas podem bater papo.

2) A SpaceX projetou o sistema para transmitir vídeo apenas por algumas horas após o lançamento. Isso é tudo que eles queriam ou precisavam.

3) “Starman” está atualmente a dezenas de milhões de milhas da Terra. Para rastrear sua posição, visite http://whereisroadster.com.

4) Starman está em uma órbita heliocêntrica – ao redor do Sol – que irá passar pela órbita de Marte (em alguns milhões de quilômetros), mas não até o cinturão de asteroides. Espera-se que continue a orbitar por milhões de anos, até que sua órbita seja eventualmente ajustada pela atração gravitacional dos planetas o suficiente para que colida com a Terra, Vênus ou o Sol.

5) A SpaceX lançou um carro no espaço porque precisava de algo pesado para simular a massa de uma carga útil no teste de lançamento de seu novo foguete Falcon Heavy. Elon Musk queria usar algo mais interessante e memorável do que blocos de concreto ou aço. Mesmo assim, o foguete mal notou o carro; é tão poderoso que poderia ter levantado * 47 * Tesla Roadsters em órbita! 6) O continente que você vê como Starman se afasta da Terra é a Austrália.

7) Não vejo estrelas porque são muito escuras em relação ao brilho da luz solar direta. Sensores de câmera e filme não funcionam da mesma maneira que seus olhos; eles só podem ser expostos adequadamente para um nível específico de brilho a qualquer momento. Se a sensibilidade à luz da câmera fosse ajustada para mostrar as estrelas, então Starman, o Tesla e a Terra apareceriam como bolhas brancas brilhantes.

8) Você não vê nenhum movimento de nuvem porque as nuvens estão a milhares de quilômetros de distância da câmera. As nuvens precisariam estar se movendo a mais de 650 mph (aproximadamente a velocidade do som) para que esta metragem mostre apenas 1 pixel de movimento de nuvem durante o tempo que a Terra leva para atravessar o quadro.

9) Você não vê a rotação da Terra pelo mesmo motivo. A Terra leva cerca de 24 horas para girar, ainda atravessa o quadro de vídeo em menos de um minuto. Isso não é tempo suficiente para notar qualquer rotação.

10) Durante os segmentos escuros quando a câmera é ajustada para pouca luz, os flashes de pixel freqüentes no vídeo são causados ​​por partículas de radiação dos cintos Van Allen que atingem o sensor da câmera.

11) A poeira aparente que às vezes é visível no capô da Tesla pode ser partículas de combustível de foguete, escape ou vapor de água condensada congelada (geada). Todo o material veio do veículo, não do espaço.

12) Os pedaços de material branco que você vê ocasionalmente flutuando no passado também são apenas foguetes, escapes, água, poeira ou manchas de tinta do foguete. Tudo o que você vê que está se movendo [que não é a Terra ou a Lua] veio do foguete, não do espaço.

13) Os ocasionais “poofs” de nuvem branca que pisca momentaneamente atrás do Tesla são apenas gases do motor de foguete escapando.

14) A trajetória parece “caótica” porque o veículo foi colocado em um giro lento, em parte para que possamos ver essas incríveis vistas da Terra. O veículo está percorrendo um caminho quase reto (sua órbita elíptica é maior que a da Terra). Se você amarrar uma GoPro em uma bola de futebol e jogá-la, a filmagem ficará caótica, mesmo que a trajetória do futebol seja suave.

15) O pequeno objeto em forma de lua crescente redonda que às vezes se desloca através do quadro é, na verdade, a Lua. Não é um OVNI. Parece pequeno por causa da lente da câmera grande angular sendo usada. Tente tirar uma foto sem zoom da Lua com o seu celular. Vai parecer muito pequeno.

starman roadster tesla4 - Onde está atualmente o Tesla Roadster com o "Starman" no espaço?

Arte figurativa do astronauta StarMan sentado no Tesla Roadster, tomando um café em Marte, vendo um eclipse Lunar com a Terra.

Sérgio Sacani explicando a decolagem do Falcon Heavy no Space Today do Youtube:

 

carro no espaço

carro no espaço na parede

Pra você a escolha de enviar esse carro como uma carga de teste foi variadamente interpretada como um marketing para a Tesla, um objeto artístico, ou uma contribuição com o lixo espacial?

 

Gostas de Astronomia? Melhores canais do Youtube PT/BR para se seguir

Relembre o salto da Estratosfera que quebrou a barreira do som

Susto no espaço! Falha no lançamento da Soyus com astronautas dentro

Saiba o calendário de previsões de lançamentos de foguetes no mundo

“First Man” História de Neil Armstrong contada em filme de forma surpreendente

LEIA TAMBÉM  Fotos e vídeos raros em entrevistas e apresentações da turma do Chaves
LEIA TAMBÉM  Compartilhar senha do Netflix e outras leis americanas que não existem no Brasil
LEIA TAMBÉM  7% dos brasileiros acreditam na Terra Plana