Origem da água no Planeta Terra? De onde vem a água no Planeta Terra?
Curiosidades Vídeos

De onde vem a água do Planeta Terra? (3ª hipótese)

origem da Água
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

origem da água – As hipóteses sobre a origem da água em nosso Planeta vem dos asteróides. Mas uma nova pesquisa aponta uma outra via, que a água já se formou junto com nosso Planeta. Leia o artigo e assista abaixo o vídeo no Youtube explicado melhor por Sérgio Sacani.

Um novo trabalho mostra que a água na Terra pode ter vindo de pequenos grãos que se aglutinaram no início da formação planetária. Esses resultados estão de acordo com a hipótese de que a Terra já nasceu molhada, que é diferente da hipótese da água ter sido enviada para a Terra por meio de asteroides e cometas.

Ainda não há um consenso sobre como se deu a origem da água no planeta. Por um lado acredita-se que a água provém do próprio processo de acreção de hidrossilicatos durante a formação da Terra. Estes compostos posteriormente liberaram as moléculas de água que viriam a formar os oceanos primitivos.

Uma provável fonte seria a grande quantidade de cometas, meteoroides e asteroides que atingiram a Terra durante o último bombardeio tardio.  Um evento turbulento nos primórdios do Sistema Solar. Esta teoria é apoiada pelo fato de que a proporção entre isótopo do hidrogênio presentes no gelo dos cometas e nos oceanos da Terra ser similar.

 

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Recorde Guiness Book (543.210 Dominós)
LEIA TAMBÉM  Onde surgiu o papel?

 

ÁguanaTerra - De onde vem a água do Planeta Terra? (3ª hipótese)

Água na Terra

 

Origem da água 

Fonte: Phys.org
Traduzido por Mídia Interessante

Água em pequenos grãos de poeira pode explicar grandes quantidades de água na Terra

A água aprisionada em grãos de poeira a partir dos quais a Terra se formou pode explicar a grande quantidade atual de água na Terra. Isto é sugerido por cientistas da Holanda, Alemanha e Reino Unido, com base em cálculos e simulações. A pesquisa será publicada em dois artigos na revista Astronomy & Astrophysics.

Por muito tempo os cientistas têm lutado com uma explicação para a grande quantidade de água na Terra. Um primeiro cenário afirma que a água é entregue por cometas e asteróides que atingem a Terra. De acordo com um segundo cenário, a Terra nasceu “molhada” e a água já estava presente em pedregulhos de dez quilômetros a partir dos quais a Terra foi construída. No entanto, a quantidade de água que estas grandes pedras podem conter é limitada.

Agora, uma equipe internacional de cientistas planejou e calculou uma variante do cenário de rochas com água. A equipe mostra que na região onde a Terra se originou, grãos de poeira pequenos a milimétricos podem conter água suficiente. Os grãos de  ricos em água, em seguida, se agregam para formar seixos e, eventualmente, pedregulhos do tamanho de um quilômetro. Estes pedregulhos podem conter grandes quantidades de água e acabarão por formar a Terra.

Os novos cálculos também mostram que os pequenos  podem coletar água suficiente em “apenas” um milhão de anos para explicar a quantidade de  na Terra. Um milhão de anos se encaixa facilmente no tempo que leva para formar as  maiores.

Mais informações: Química da superfície do pó quente em discos protoplanetários – Formação de filossilicatos. Astronomia e Astrofísica , 2018.

Sobre a entrega de água na nebulosa solar interna – Simulações de Monte Carlo da hidratação de forsterita. arxiv.org/abs/1808.06183