Quem não se lembra do lindo desenho animado As Aventuras de Babar? O desenho é baseado em estrutura familiar, sucesso, senso de responsabilidade, amizade e amor ao próximo. Abertura de Babar: O tema de abertura deste desenho animado francês é uma obra prima da literatura infantil. Babar, o Rei dos Elefantes é um personagem fictício, protagonista do livro infantil francês L’Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. Com o tempo os livros deram origem a uma série de tv e filmes que fez o personagem ser mais conhecido pelo mundo.

Esboço de Babar
Como nasceu Babar?
O autor Jean Brunhoff inventou uma estorinha e escreveu um livro ilustrado, no começo foi somente para uso familiar para seus imãos. Logo, seu irmão, Michel de Brunhoff, e seu cunhado, Lucien Vogel, entusiasmados, publicaram o livro em 1931, pela editora Éditions du Jardin des Modes, com o título de “L’Histoire de Babar le petit éléphant” (A História de Babar, o pequeno elefante).
Segundo o Wikipédia, o autor Jean de Brunhoff publicou seis histórias antes de falecer, em 1937. Seu filho Laurent de Brunhoff, que, como seu pai, era escritor e pintor, continuou a série a partir de 1946, com “Babar et Ce Coquin d’Arthur” e muitos outros. Foi Laurent também que, em 1969, começou uma série para a televisão francesa. Foi exibido na TV Cultura em 1993 às 18h, volta ao ar no final de 2006 às 9h, atualmente está na Rede Família, de Segunda à Sexta, às 10h30.

O criador Jean de Brunhoff
O Conto
Depois que sua mãe foi morta por um caçador, Babar chegou em Paris, onde se torna amigo da Velha Senhora. Ele finalmente volta para o reino dos elefantes após a morte do rei, que comeu cogumelos venenosos. Babar é coroado rei, e casa-se com sua prima Celeste, e funda a cidade de Célesteville. O elefante Babar trouxe da França muito da civilização ocidental (entre outros, trajes Ocidentais).
Nas primeiras temporadas as histórias eram centralizadas em Babar contado suas aventuras de infância para seus filhos Pom, Flora e Alexander. Já nas últimas temporadas as histórias passam mais a centralizar nos filhos de Babar. Nos primeiros episódios é revelado a origem de Babar como ele perdeu sua mãe de um caçador, fugiu para a cidade sendo acolhido por uma velha senhora humana que o educou fazendo-o agir como uma pessoa, além de seu retorno a floresta salvando seus amigos do bando do caçador e sendo coroado rei após a morte do antigo. Ainda nos primeiros episódios é mostrado a criação da cidade de Celesteville, a cidade dos elefantes além das constantes brigas de Babar com seu rival o rei dos rinocerontes Rataxes.
abertura de babar
O inesquecível tema de abertura
Livros escritos por Jean de Brunhoff[
- Histoire de Babar (1931)
- Le Voyage de Babar (1932)
- Le Roi Babar (1933)
- L’ABC de Babar (1934)
- Les vacances de Zéphir (1936)
- Babar en famille (1938)
- Babar et le père Noël (1941)
Livros escritos por Laurent de Brunhoff
- Babar et ce coquin d’Arthur (1948)
- Pique-nique chez Babar (1949)
- Babar dans l’Île aux oiseaux (1952)
- La fête à Celesteville (1954)
- Babar et le professeur Girafon (1956)
- Le château de Babar (1961)
- Je parle anglais avec Babar (1963)
- Je parle allemand avec Babar (1966)
- Je parle espagnol avec Babar (1966)
- Babar à New York (1966)
Filmes
- Babar – O Filme (1989)
- Le Triomphe de Babar de Alan Bunce (1990)
- Babar, roi des éléphants de Raymond Jafelice (1998)
- Le Retour de Babar (2006)
Series animadas
- Babar (1989-1993) (passou na cultura na década de 90 e atualmente passa na HBO Family)
- Babar e as Aventuras de Badou (2010-presente) série recente do personagem feita em animação computadorizada.
VEJA TAMBÉM
TV Ю Rússia – 11 fatos interessantes sobre a novela “O Clone”