Pesquisadores observaram novas 12 luas orbitando Júpiter, isso eleva o número de luas conhecidas em Júpiter a 79 no total. Uma equipe liderada por Scott S. Sheppard do Instituto Carnegie de Washington, Chad Trujillo, da Northern Arizona University, e David Tholen, da Universidade do Havaí, avistaram as luas pela primeira vez em 2017, enquanto procuravam por objetos mais distantes no nosso Sistema Solar, muito além de Plutão, como parte da busca por um possível planeta 9.
12 luas em Júpiter
Você de estar se perguntando porque essas Luas já no foram encontradas antes? A resposta esta na distância das orbitas destes satélites. Para você ter uma ideia 9 das 12 luas foram encontradas muito longe de Júpiter, a cerca de 25 milhões de quilômetros de distância, movendo-se em órbita retrógrada, ou seja, oposto da rotação do planeta. Outro fator, é que os satélites são muito pequenos, cerca de 1 km e 3 km de diâmetro. Além disso Scott Sheppard é um astrônomo estadunidense do Departamento de Magnetismo Terrestre da Carnegie Institution of Washington acredita que essas luas são remanescentes de três luas maiores que se separaram quando colidiram com outras luas, asteróides ou cometas a não muito tempo. As luas em média levam cerca de 2 anos terrestres para orbitar o planeta.

Planeta 9
Fator Saturno
Em um outro estudo recente, pesquisadores da França e dos Estados Unidos elaboraram uma simulação por computador do desenvolvimento do sistema solar, com foco em Júpiter e nas origens das 67 luas de Júpiter, “agora 79”. Em seu artigo enviado para o servidor de pré-impressão arXiv , o grupo descreve a simulação mostrando que Saturno pode ter desempenhado um papel na criação das maiores luas de Júpiter.
+ Documentário sobre o gigante gasosos
https://www.youtube.com/watch?v=lvBOnDzQA0s