Descobertos mais 12 luas em Júpiter, no total somam 79
Universo

Descobertos mais 12 luas em Júpiter, no total somam 79

jupiter - Descobertos mais 12 luas em Júpiter, no total somam 79
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisadores observaram novas 12 luas orbitando Júpiter, isso eleva o número de luas conhecidas em Júpiter a 79 no total. Uma equipe liderada por Scott S. Sheppard do Instituto Carnegie de Washington, Chad Trujillo, da Northern Arizona University, e David Tholen, da Universidade do Havaí, avistaram as luas pela primeira vez em 2017, enquanto procuravam por objetos mais distantes no nosso Sistema Solar, muito além de Plutão, como parte da busca por um possível planeta 9.

12 luas em Júpiter

Você de estar se perguntando porque essas Luas já no foram encontradas antes? A resposta esta na distância das orbitas destes satélites. Para você ter uma ideia 9 das 12 luas foram encontradas muito longe de Júpiter, a cerca de 25 milhões de quilômetros de distância, movendo-se em órbita retrógrada, ou seja, oposto da rotação do planeta. Outro fator, é que os satélites são muito pequenos, cerca de 1 km e 3 km de diâmetro. Além disso Scott Sheppard é um astrônomo estadunidense do Departamento de Magnetismo Terrestre da Carnegie Institution of Washington acredita que essas luas são remanescentes de três luas maiores que se separaram quando colidiram com outras luas, asteróides ou cometas a não muito tempo. As luas em média levam cerca de 2 anos terrestres para orbitar o planeta.

 12 luas em Júpiter

Planeta 9

Sheppard,  estão em busca de tantos objetos distantes e fracos na borda do sistema solar quanto puderem. Quanto mais eles encontram, mais eles podem estreitar a área do céu onde o Planeta Nove pode estar. Com a tecnologia atual, bem como a próxima geração de telescópios que terão ainda mais capacidades, Sheppard acredita que eles poderiam dizer definitivamente se o Planeta Nove existe nos próximos anos.

Fator Saturno

Em um outro estudo recente, pesquisadores da França e dos Estados Unidos elaboraram uma simulação por computador do desenvolvimento do sistema solar, com foco em Júpiter e nas origens das 67 luas de Júpiter, “agora 79”. Em seu artigo enviado para o servidor de pré-impressão arXiv , o grupo descreve a simulação mostrando que Saturno pode ter desempenhado um papel na criação das maiores luas de Júpiter.

 

LEIA TAMBÉM  No YouTube Mensageiro Sideral transmite "ao vivo" pouso de missão em Marte

+ Documentário sobre o gigante gasosos

 

Inacreditável! Lua pode ter abrigado vida

LEIA TAMBÉM  Stephen Hawking: "O homem deveria se espalhar pelo Universo"