Qual será a primeira foto da Terra do espaço? Se você não sabe qual data. Qual chutaria, 1969? década de 50, talvez? Sputinik1? uma das Apollos? Neil Armstrong? Pois bem, um assunto que poucos sabem, no entanto, a primeira foto do espaço foi captada em 1946 pouco depois do fim da segunda guerra mundial.
Em 1946, as câmeras de foguete nos deram nosso primeiro olhar na Terra além da atmosfera. E incríveis 11 anos antes do satélite Sputnik ter aberto a era espacial, um grupo de soldados e cientistas no Novo México nos Estados Unidos, puderam ver algo novo e maravilhoso as primeiras imagens da Terra, como visto do espaço.
primeira foto da Terra

primeira foto da Terra
O V-2
Infelizmente a linda foto tirada foi só possível com a invenção dos mísseis V-2, no qual foi o primeiro míssil balístico guiado de longo alcance do mundo. O míssil com um motor de foguete propulsor de líquidos foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha como uma “arma de vingança”, atribuída para atacar cidades aliadas como retaliação dos atentados aliados contra cidades alemãs, sendo este tipo de míssil responsável por matar milhares de pessoas.
Embora a tecnologia era alemã em 9 de julho de 1945, a base de White Sands Proving Ground, um campo de testes de mísseis no estado do Novo México. Foi estabelecido para testar foguetes de longo alcance alemães e americanos e ali saiu essa foto importantíssima para a época. Apenas sete dias depois, deste acordo na base, para você ter uma ideia, o primeiro teste de bomba atômica, o código chamado Trinity acontecia.
As fotos
As fotos granuladas e em preto e branco foram tiradas de uma altitude de 104 quilômetros de altura por uma câmera de filme de 35 milímetros montada no míssil V-2. A câmera junto com o foguete subiu para cima, depois caiu de volta à Terra minutos depois, batendo no chão a 152 km por segundo. A própria câmera foi esmagada, mas o filme, protegido em uma cassete de aço, era ileso. Fred Rulli era um homem alistado de 19 anos atribuído à equipe de recuperação que dirigiu o deserto para recuperar filme daqueles tiros antigos do V-2. Quando os cientistas encontraram a cassete em boa forma, ele lembra:
“Estavam em êxtase, eles estavam pulando para cima e para baixo como crianças”.
Mais tarde, de volta ao site de lançamento, “quando eles projetaram pela primeira vez as fotos na tela, os cientistas ficaram loucos.” Antes de 1946, as imagens mais altas já tiradas da superfície da Terra eram do balão do Explorer II, que subiu 13,7 milhas em 1935, alto o suficiente para discernir a curvatura da Terra. As câmeras V-2 atingiram mais de cinco vezes essa altitude, onde claramente mostravam o planeta contra a escuridão do espaço. Quando os quadros do filme foram combinados, Clyde Holliday, o engenheiro que desenvolveu a câmera, escreveu em National Geographic em 1950, as fotos do V-2 mostraram pela primeira vez “como nossa Terra olharia para os visitantes de outro planeta entrando em um nave espacial.”
As inúmeras tentativas
https://www.youtube.com/watch?v=s83SUmooj5k
https://www.youtube.com/watch?v=KOErLBx19SU
Não pararam mais
Mais de 1000 imagens da Terra foram retornadas dos V-2 entre 1946 e 1950, de altitudes até 100 milhas. As fotos, mostrando enormes extensões do sudoeste americano, apareceram nos jornais e foram examinadas por cientistas do US Weather Bureau. Em seu artigo da National Geographic.
PLANETA ÁGUA
E o resultado já sabemos nos dias de hoje…
Fontes:
Por Mídia Interessante com textos e fatos retirados do site Airspacemag.com (Tony Reichhardte) e informações adicionais via Wikipédia e National Geographic.
Outras publicações:
NASA vai estudar seu primeiro desvio de asteróide já em Outubro 2017
Space X confirma finalização de foguete que poderá levar um dia ser humano a Marte