Paisagens nas fotos: Zoom computacional causar espanto entre fotografos
Fotos e fatos Invenções e Inovações

Zoom computacional pode causar espanto entre profissionais da fotografia

imagem computacional - Zoom computacional pode causar espanto entre profissionais da fotografia
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Paisagens nas fotos e a essência em sua composição: Embora a a técnica pode ser feita também no Photoshop, o novo zoom computacional pode tornar comum uma mudança completa nos planos de uma foto e tornar uma “realidade mentirosa.” Muitos fotógrafos dizem que uma foto manipulada tira toda a subjetividade da mesma. O uso do Photoshop é considerado até muitas vezes essencial porém excessivo em muitos casos. No entanto, um novo programa computacional visa mudar um conceito de manipulação fotográfica que tira definitivamente a realidade da foto, a paisagem. A técnica obviamente pode ser feita no PhotoShop. No entanto, não há uma motivos para ser usada. E foi assim que surgiu essa técnica que promete brincar com os planos de uma foto. (primeiro e segundo plano).

A fotografia tradicional envolve a escolha de uma distância focal e posição antes de tira-la. Uma nova tecnologia chamada ” zoom computacional ” permitirá que os fotógrafos remixem esses dois fatores depois para criar não apenas composições novas, mas fisicamente impossíveis . 

Aqui está uma breve explicação sobre como funciona. Ao compor uma foto, sua distância focal e posição podem alterar drasticamente o que a imagem resultante possui. Em um exemplo dado por pesquisadores, fotografar uma mulher com uma lente de 16 mm de perto ajuda a revelar uma montanha-russa que aparece no fundo, ao fotografá-la a partir de uma distância usando uma lente de 105 mm, concentra-se na ponte do trem muito atrás dela.

paisagens nas fotos

Mas e se você quiser ter seu corpo do tiro de 105mm, mas a montanha-russa do tiro de 16mm? Isso agora é fácil com a tecnologia “zoom computacional”. A estrutura permite dividir uma cena com base na profundidade e atribuir uma perspectiva de comprimento focal diferente a cada uma dessas profundidades. Você pode fazer o primeiro plano parecer que foi filmado com uma lente de telefoto e o aspecto de fundo parece que você usou um grande angular.

 

paisagens nas fotos

Primeiro, você precisa gravar uma “pilha” de fotos com uma distância focal fixa. A partir de uma distância, você se aproxima do assunto com cada novo tiro. A pilha é então inserida na estrutura “zoom computacional”, que calcula a estrutura da cena usando as fotos, cria uma reconstrução 3D e, em seguida, permite renderizar a cena a partir de múltiplas perspectivas. Neste exemplo, você pode ampliar a “saída” na montanha-russa enquanto mantém a mulher inalterada:

 

“Este novo quadro realmente habilita os fotógrafos, dando-lhes muito mais flexibilidade para compor o tiro desejado”, diz o pesquisador Pradeep Sen. “Ele permite que eles contam a história que eles querem contar”.

paisagens nas fotos

“O Zoom Computacional é uma técnica poderosa para criar imagens convincentes”, diz o cientista da NVIDIA, Orazio Gallo. “Os fotógrafos podem manipular uma composição em tempo real, desenvolvendo imagens plausíveis que não podem ser capturadas com uma câmera física”.

Os pesquisadores esperam que o zoom computacional seja oferecido um dia ao público em geral como um plug-in para programas populares de processamento de imagens.

Fonte do projeto

E na sua opinião? Achas que uma foto tem que ser manipulada apenas para fins de melhoria? Ou uma mudança da composição da paisagem muda completamente a realidade da foto?

5 dicas para Fotografias Profissionais

LEIA TAMBÉM  Essa foto foi feita sem Photoshop. Você acredita?
LEIA TAMBÉM  40 maneiras divertidas e criativas de proteger as pessoas do coronavírus