eclipse ao vivo – EUA esperam seu primeiro eclipse solar total em 99 anos. Mexendo com a paixão dos astrônomos amadores, as esperanças dos cientistas e os preços dos hotéis, os Estados Unidos esperam seu primeiro eclipse solar total em quase um século, quando uma sombra será projetada sobre milhões de habitantes de costa a costa do país na segunda-feira. Batizado de “o grande eclipse americano”, o evento está provocando todo tipo de celebrações, incluindo casamentos programados para coincidir com o grande momento e uma apresentação ao vivo do hit musical dos anos 1980 “Total Eclipse of the Heart” interpretada pela cantora britânica Bonnie Tyler.
Expedições em canoa, festas em terraços e jogos de beisebol também estão agendados para marcar o fenômeno, em meio a uma eclipsemania que vem acompanhada de um aumento nas vendas de óculos falsos para olhar para o Sol. Tanta expectativa entusiasma o mundo científico, que poderia ganhar pontos ante os céticos em um país onde temas como as mudanças climáticas geram profundas divisões políticas. “Uma grande parte da população poderá ver o eclipse facilmente”, disse à AFP o astrônomo James Webb, da universidade internacional da Flórida.

eclipse ao vivo
“Muitas pessoas hoje em dia negam a ciência, de modo que esta é uma oportunidade de mostrar que realmente conhecemos o sistema solar”, ressaltou. O eclipse total, que acontece quando a Lua bloqueia completamente a luz do Sol, será visível ao longo de uma trajetória de 113 km de largura que passará por 14 dos 50 estados do país.
Um eclipse parcial começará na costa noroeste dos Estados Unidos pouco depois das 16H00 GMT (13H00 em Brasília) de segunda-feira, e se tornará total ao passar pela costa de Oregon, no Oceano Pacífico, às 17H16 GMT (14H16 em Brasília). Depois, seguirá um trajeto diagonal, e terminará às 18H48 GMT (15H48 em Brasília) na Carolina do Sul, na costa Atlântica, no sudeste do país.
Leia a matéria completa no blog JC ONLINE do UOL

eclipse ao vivo
Quem transmitiu?
A NASA foi responsável pela transmissão mundial do evento. No entanto emissoras de televisão americanas se prontificaram a disponibilizar suas transmissões via Internet.
ECLIPSE AO VIVO
https://www.youtube.com/watch?v=rSpLkMZRd_A
[ujicountdown id=”BLACK TOTAL” expire=”2017/08/21 13:52″ hide=”true” url=”” subscr=”” recurring=”1″ rectype=”second” repeats=””]
Ou entre no link direto
https://www.nasa.gov/eclipselive
que video mais lindo! #Eclipse2017 pic.twitter.com/kp8WZXAgBZ
— ؘ (@purposeba) 21 de agosto de 2017
#Eclipse2017 sobre Norteamérica pic.twitter.com/5j7zHZ54Ng
— @AereoMeteo (@AereoMeteo) 21 de agosto de 2017
Como o #Eclipse2017 se parece quando visto de um avião! 🌖🌑🌔
Siga o @neutrondust para mais posts astronômicos! 🌸🔭
➡️ https://t.co/0QlvsCAnSH pic.twitter.com/MHoCrRThCN— Neutrondust (@neutrondust) 21 de agosto de 2017
No Brasil
Infelizmente, não fui eu que presenciou esse #eclipse2017 mas aqui em PE alguns tiveram esse privilégio. ‘Magina… 😍 #PernambucoLovers pic.twitter.com/vmAKdxz93V
— Dani (@DntsDanielle) 21 de agosto de 2017
Pra quem não conseguiu, ver o eclipse hoje veja como foi aqui…
— #VoceSabiaSDV (@VoceSabiaSDV) 21 de agosto de 2017