Desviar asteroide: A NASA chegará a testar seu sistema de defesa planetária mais cedo do que pensávamos
Calma, para quem acompanha o Mídia Interessante sabe que você só se deve se preocupar com asteroides em 2880. No entanto, é de se esperar que alguns passam raspando a “orelha” do nosso querido Planeta Terra. O asteróide 2012 TC4 passará raspando com segurança pela Terra. Mesmo que os cientistas ainda não possam prever exatamente o quão próximo ele se aproximará, eles estão certos de que não chegará a mais de 4.200 quilômetros (6.800 quilômetros) da superfície da Terra. Não terá impacto, talvez, mas não se preocupe, eles estão monitorando passo a passo.
Acompanhando a aproximação
Quem leu nossa publicação sobre o asteroide que ia passar raspando na Terra em Outubro de 2017, alertado pelo site Apollo 11, vai lembrar qual asteróides estamos tratando. No entanto a NASA já havia dito sobre uma missão de desviar um asteróide somente em 2022, mas parece que o asteróide Didymos, continuará no projeto. E os estudo do 2012TC4 será base para os estudos da missão do asteróide Didymos em 2022, este sim está longe, será desviado somente para teste. (Clique aqui e saiba mais sobre o Dydimos).

desviar asteroide
Quem é o 2012 TC4?
desviar asteroide
O asteróide chamado 2012 TC4 vai fazer a sua aproximação mais próxima da Terra em 12 de outubro, chegando incrivelmente perto do nosso planeta. No ponto mais próximo, espera-se que a rocha seja tão próxima quanto 4.200 milhas de nosso planeta. Compare isso com a órbita da nossa lua de cerca de 240 mil milhas e você tem uma boa idéia de como o rock espacial será insanamente próximo. 2012 TC4 tem entre 30 e 100 metros de diâmetro.
A estreita ligação faz 2012 TC4 uma cobaia fantástica para a rede de detecção de asteróides da NASA, que exigirá a cooperação entre muitos cientistas e observatórios atuando em conjunto para estabelecer o caminho exato do asteróide. Atualmente, os pesquisadores sabem o suficiente sobre o caminho do asteróide para ter certeza de que isso não representa uma ameaça para nós, mas descobrir exatamente onde ele irá passar será um teste real do sistema.
“Este é um esforço de equipe que envolve mais de uma dúzia de observatórios, universidades e laboratórios em todo o mundo para que possamos coletivamente aprender os pontos fortes e as limitações de nossas capacidades de observação de objetos próximos da Terra”, o professor Vishnu Reddy, do Lunar e Planetário da Universidade do Arizona Laboratório disse sobre o evento. “O objetivo da campanha TC4 é recuperar, rastrear e caracterizar 2012 TC4. “Este esforço exercerá todo o sistema, incluindo as observações iniciais e de acompanhamento, a determinação precisa da órbita e as comunicações internacionais.”
APOLLO 11 – ASTEROIDES PRÓXIMOS
Em 06/ago/2017 o asteroide 2017 NB7 passará a 6.65 LD da Terra, cerca de 2 milhões de km km.
Mais próximo na base de dados: Em 12/out/2017. 2012 TC4 a 0.03 LD, cerca de km.
Fonte principal: NASA
Fontes extras: Yahoo.com, Mic.com, Apollo11
Gostas de Astronomia? Melhores canais do Youtube PT/BR para se seguir