Asteroides que podem cair na terra – O asteroide Apophis foi descoberto em 2004, e constatou-se que ele passaria muito próximo a Terra. Recentemente um estudo mais detalhado disse que esta descartado que ele possa cair na Terra nessa passagem em 2029, porém ele voltará no próximo século, e sim, há uma pequena probabilidade do asteroide Apophis se chocar com a Terra e por perigo todo o Planeta, no próximo século, mas é muito pequena, quase insignificante, porém não é nula. As chances são de 1 para 100 mil.
Novo estudo
Um novo estudo do asteroide Apophis de 400 metros de diâmetro, calculou que a chance dele se chocar com a Terra é de 1 em 100 mil neste século. Lógico, é uma probabilidade extremamente baixa. O asteroide Apophis foi descoberto em 2004, e ele irá passar pela Terra no dia 13 de Abril de 2029, a uma distância estimada de 29470 km, depois, em Abril de 2036, ele retornará e passará a cerca de 49 milhões de km de distância da Terra. Esse novo estudo é importante, pois mostra que quando as órbitas dos NEOs e PHAs, são refinadas, a incerteza diminui, e um asteroide que num primeiro momento poderia se chocar com a Terra, refinando os cálculos mostra que ele não irá se chocar mais.

telescópio: monitoramento de asteroides que podem cair na terra
SpaceToday
Sérgio Sacani do SpaceToday, no qual já indicamos o canal dele, explica em detalhes:
ASTEROIDES QUE PODEM CAIR NA TERRA
Mas afinal, há algum asteroide em potencial que pode atingir a Terra?
Essa é a dúvida de muita gente. Há muitas notícias sobre asteroides que vão cair na Terra pela Internet, e não dá para confiar em todas. E também há aquelas pessoas que inventam datas para poder enganar e assustar as pessoas. No entanto, muitas dessas notícias “não são falsas em contexto geral” existe sim uma probabilidade. Muitas pessoas utilizam uma data especifica e afirmam com certeza, fazendo muita gente acreditar.
Em um potencial alto, não há. O Mídia Interessante selecionou 5 asteroides que “por enquanto” são os mais bem observados e estudados pela NASA, claro que há milhares. Estes também são e analisado pelos diversos telescópios espalhados em várias partes do mundo. Vale ressaltar que o novo programa da NASA em “salvar” a Terra de possíveis asteroides que possam vir, é justamente pelo fato que a qualquer momento pode aparecer um asteroide com um tempo de choque muito curto para analisa-lo. Um site que indicamos para você acompanhar qualquer dúvida ou notícia a respeito é o Apollo11.
1) Apophis
É um asteroide que causou um breve período de preocupação em dezembro de 2004 porque as observações iniciais indicavam uma probabilidade pequena (até 2,7%) de que ele poderia atingir a Terra em 2029. Observações adicionais melhoraram as predições e eliminaram a possibilidade de um impacto na Terra ou na Lua em 2029. Entretanto, uma possibilidade ainda existe de que na passagem de 2029 o Apophis venha a passar por uma fenda de ressonância gravitacional, uma região precisa não maior que 600 metros, causaria um impacto direto em 13 de abril de 2036. Esta possibilidade mantém o asteroide no Nível 1 da escala de perigo de impacto de Turim até agosto de 2006.
Observações adicionais mais recentes da trajetória do Apophis revelaram que a fenda provavelmente não será atingida, assim, em agosto de 2006 o Apophis foi rebaixado para nível 0 na escala de Turim. Até 16 de abril de 2008, a probabilidade de impacto em 13 de abril de 2036 era calculada como sendo de 1 em 45.000. Uma data de impacto adicional em 2037 também foi identificada. A probabilidade para este encontro foi calculada como sendo 1 em 12,3 milhões.
PROBABILIDADE 2029: NULA
PROBABILIDADE +2100: MUITO BAIXA
ACOMPANHAMENTO: da Terra
2) 2012TC4
Um outro asteroide também preocupou a NASA, o 2012TC4, fixou conhecido por ser um dos poucos asteroides descobertos em um tempo muito curto. Esse asteroide passa de raspão em Outubro de 2017, como já publicamos aqui no Mídia Interessante, no qual, alertado pelo site Apollo 11 o asteroide 2012 TC4 vai passar de raspão na Terra. Já a NASA vai utiliza-lo para estudar desvios de asteroides: NASA vai estudar seu primeiro desvio de asteróide já em Outubro 2017. Embora ser o asteroide mais perto dos próximos anos, ele não trará perigo a Terra.
PROBABILIDADE 2017: NULA
ACOMPANHAMENTO: da Terra
NASA vai estudar seu primeiro desvio de asteróide já em Outubro 2017
3) Dydimos
Dydimos que passara perto da Terra em 2022 também será estudado pela NASA. Eles esperam testar o sistema no pequeno asteróide Didymos descoberto de 1996, parte de um sistema binário de asteróides orbitando um ao outro. Vale salientar que o asteróide Didymos não trás risco de colisão com a Terra.
PROBABILIDADE 2022: NULA
ACOMPANHAMENTO: Sonda, enviada para estudos sobre origem do Universo
4) 1950 D.A
Este é o que mais trás riso a humanidade. Nível alerta. Recentemente, os pesquisadores descobriram outro asteroide, batizado de 1950 DA. Ao que tudo indica, até agora esse é o objeto que maiores chances tem de impactar diretamente com a Terra. Segundo dados do JPL, as chances de colisão são da ordem de 1 em 300 e deverá acontecer no ano de 2880. Esse objeto, um esferoide assimétrico, tem um diâmetro de 1.1 km e gira ao redor do próprio eixo em 2.1 horas, o mais rápido movimento rotacional observado em um asteroide desse tamanho.
PROBABILIDADE 2880: MÉDIA
ACOMPANHAMENTO: da Terra
5) 101955 Bennu
101955 Bennu é um asteroide descoberto em1999. O asteroide é o alvo planejado da missão OSIRIS-REx, que vai retornar à Terra com algumas amostras para um estudo aprofundado.Possui um grande potencial de atingir a Terra e está listado na Tabela de Risco Sentry em 2169. Isso quer dizer que o diâmetro de aproximadamente 493 metros e é observado extensivamente. Ele tem um 8 probabilidade de impactos potenciais da Terra entre 2169 e 2199.
PROBABILIDADE 2169: MUITO BAIXA
ACOMPANHAMENTO: Sonda enviada em Setembro/2016 para estudos

monitoramento de asteroides que podem cair na terra
NASA lançou missão atrás de asteróide que poderá cair na Terra em 2169