Quem nunca comprou um determinado produto cuja a capa era maravilhosa, com imagens perfeitas que saboreava o paladar antes mesmo de comer, e quando você iria abrir, a decepção.
Empresas em todo o mundo são responsáveis pela embalagem, envazamento e embalagem dos produtos que vendem. O mais importante dele é o rótulo que é toda e qualquer informação referente a conteúdo final que esteja transcrita na sua embalagem. Faz parte do rótulo apenas um formato/tamanho definido para essa mesma embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações acerca deste. É uma forma de dar alguma vida a uma embalagem de um produto. Se a embalagem mentir pode perder muito o valor de venda.
No Brasil a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. A agência exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária. Os rótulos de parte dos produtos, tais quais os alimentos, costumam ser regulamentados por órgãos específicos normatizados por órgãos responsáveis, como é o caso da ANVISA no Brasil. Segundo a ANVISA, o rótulo de um alimento deve conter obrigatoriamente informações sobre sua denominação, que identifique sua origem e característica.
O Código de Defesa do Consumidor determina que os produtos devem conter informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Veja abaixo algumas fotos de produtos que na prateleira ou na campanha de marketing era uma coisa ao consumir era outra.
+Informação Nutricional fique atento
produto























