NASA fará missão teste para desviar asteróides
Cotidiano Universo

NASA fará missão teste para desviar asteróides

Asteroide perigoso ronda a Terra por David A  Aguilar - NASA fará missão teste para desviar asteróides
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

A NASA sempre recebeu sugestões de cientistas e especialistas em tecnologias robótica para desviar asteróides que possivelmente entrariam em colisão com a terra em um futuro sem previsão. Agora a NASA busca testar uma das formas possíveis de desviar da rota estes gigantes que põem em risco toda a humanidade. Houve inúmeras técnicas estudadas pela NASA durante décadas  porém o aval para iniciar um projeto desta magnitude veio depois que alguns asteróides foram descobertos em um tempo um pouco “curto” demais, sem mencionar Steven Hawking realmente alertou a humanidade sobre o perigo eminente de asteróides.

nasa desviar asteroide - NASA fará missão teste para desviar asteróides

(Imagem: NASA) Conceito do artista da nave espacial do teste de redirecionamento do asteróide duplo da NASA (DART). DART, que está se movendo para fase de projeto preliminar, seria a primeira missão da NASA para demonstrar uma técnica de deflexão de asteróides para a defesa planetária. Créditos: NASA / JHUAPL

Mas aparentemente a agência espacial apresentou uma resposta mais sólida quanto as progressões já estudadas. A missão visa lançar uma projeção em alta velocidade que possivelmente impactará o desviará o asteróide. O D’ART – Double Asteroid Redirection Test, seu nome faz alusão a palavra “dardos”, foi aprovado para a fase de projeto preliminar, antes de um possível lançamento na próxima década. A NASA espera testar o sistema em um pequeno asteróide Didymos descoberto de 1996, parte de um sistema binário de asteróides orbitando um ao outro. O objetivo do projeto é atingi-lo em 2022. Vale salientar que o asteróide  Didymos não trás risco de colisão com a Terra. O único asteróide eminente que poderá cair em nosso Planeta é DA 1950 que segundo dados do JPL, as chances de colisão são da ordem de 1 em 300 e deverá acontecer no ano de 2880. Para saber mais clique aqui: Asteróides preocupantes.

desviar asteróides

Detalhes da Missão

O canal do Youtube Mensageiro Sideral fez um resumo de como vai ser a missão:

 

Por Mídia Interessante
Fontes: NASA, Metro.co.uk, National Post e Mensageiro Sideral

Stephen Hawking: “O homem deveria se espalhar pelo Universo”

 

 

LEIA TAMBÉM  Documentário Incrível do Discovery Channel
LEIA TAMBÉM  Projeto visa escutar civilizações extraterrestres em 1 milhão de estrelas