Os cursos serão realizados em escolas da rede municipal de ensino a partir do dia 14 de agosto de 2017, e todos os imigrantes poderão ter acesso ao curso. A capacitação será oferecida preferencialmente no período noturno ou conforme a demanda recebida pela escola. Serão oferecidos três módulos: básico, intermediário e avançado. No início das aulas será realizada uma avaliação diagnóstica para definição do nível de domínio da língua portuguesa do aluno.
Os interessados em participar devem se inscrever pessoalmente até o dia 11 de agosto de 2017 nas escolas participantes (ver imagem abaixo). No local, o imigrante poderá apresentar o Protocolo de Solicitação de Refúgio, Protocolo de RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). CPF (Cadastro de Pessoa Física), ou documentos emitidos no país de origem como passaporte, carteira de identidade ou de qualquer outra espécie.
O imigrante também poderá apresentar qualquer comprovante de residência usualmente aceito nos equipamentos públicos. Mas, em caso de não haver um documento formal, será disponibilizado nas escolas um instrumental de auto-declaração de residência (traduzida em ESP, ING e FRA).
curso gratuito de português a imigrantes

curso gratuito de português a imigrantes
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação da cidade de São Paulo