Cachorros no espaço: Quem teve oportunidade de ler o nossa publicação sobre a interessante história dos pintinhos astronautas ou que pôde inclusive assistir a vídeo-aula do Júnior no canal Homem do Espaço no Youtube. Sabe dos projetos russos sobre a o envio a estudo de diversos animais ao espaço. O animalzinho mais famoso é a cadelinha Laika (Ла́йка), que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra, inclusive foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2 em 3 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1.
Cachorros no Espaço
Todos já sabem que a cadelinha vira-lata Laika (Ла́йка) foi a primeira cachorrinha a ir ao espaço, no entanto, ela não era a primeira escolha era para ser a “Albina” que era a astronauta mais experiente da época. Albina era a cadelinha astronauta que era para ir ao espaço, porém ela engravidou durante o treinamento. Na década de 50 e 60, a União Soviética utilizou vários cãezinhos, como seres substitutos em testes de voos sub-orbitais e orbitas, a fim de determinar a possibilidade do voo espacial humano. Nestas duas décadas os soviéticos lançaram missões tripuladas com no mínimo 57 cachorros. O número de cães que foram ao espaço é reduzido, e alguns cães voaram mais de uma vez. A maioria sobreviveu aos testes, e os poucos que morreram foram perdidos principalmente por decorrência de falhas técnicas.
Sobre a Laika
Laika (Лайка, “Latidora“), originalmente nomeada de Kudryavka (Кудрявка, “Encaracolada“), tornou-se o primeiro ser vivo terrestre em órbita, a bordo do Sputnik 2, em 3 de novembro de 1957. Alguns afirmam ser o primeiro passageiro vivo no espaço, mas outros reivindicam esse posto para os passageiros dos voos sub-orbitais. Ela era também chamada de Zhuchka (Жучка, “Besourinho“) e Limonchik (Лимончик, “Limão”). As mídia americana apelidaram-na de “Muttnik”. Laika morreu após 5 a 7 horas de voo devido ao estresse e ao grande aquecimento da nave. A verdadeira causa de sua morte não foi tornada pública até outubro de 2002; os funcionários do programa espacial soviético tinham reportado na época que a morte ocorrera devido ao vazamento no suprimento de oxigênio. O cientista russo Oleg Gazenko, responsável pelo projeto, expressou desde então seu pesar por permitir que Laika partisse para a morte.

Cachoros no espaço

Cachorros no espaço

Cachorros no espaço
Streaming ao vivo…
Saiba tudo sobre o envio dos animais aos espaço, nesta vídeo aula:
Assista a vídeo-aula Homem do Espaço (Cachorros no Espaço)
+ A interessante história dos pintinhos astronautas