Baleia Jubarte salta na Africa do Sul. Todos sabem que ver uma baleia em alto mar não é uma das missões mais fáceis do mundo, agora mais difícil ainda é poder vê-las saltar, agora uma baleira jubarte saltando aí pode ser a hora de apostar na loteria. Um grupo que estava pescando sardinhas, conseguiu filmar o salto de uma baleia jubarte que pode chegar aproximadamente a 36 toneladas, que é aproximadamente o mesmo peso que 24 hipopótamos adultos.
Mas isso não impediu o mamífero no vídeo se exibir de forma esplendorosa no ar, pulando completamente fora da água na África do Sul recentemente. Coincidentemente na mesma semana uma outra baleia foi vista no Brasil próximo à Praia do Engenho d’Água em Ilhabela registrado por um morador, só que esta não saltou. Em 2014 um grupo de Turistas chegam a ver 20 baleias Jubarte em passeio na ilha Morro de São Paulo
O vídeo foi filmado no Oceano Índico ao largo da costa chamada de Mbotyi e foi filmada por Craig Capehart, um mergulhador que estava sentado em um barco inflável de “pato de borracha” quando o gigante gracioso decidiu fazer uma aparição. Ele calcula que a baleia pesava cerca de 40 toneladas, mas o tamanho claramente não significava nada para este gigante gracioso.
“Parece que nunca antes uma gravação foi feita de uma baleia jubarte adulto pulando inteiramente fora da água! Um evento muito raro, de fato, “escreveu Craig na legenda que acompanha o vídeo. “Golfinhos e até mesmo grandes tubarões brancos foram vistos voando fora da água, mas isso é um primeiro para uma baleia jubarte adulto!”
baleia jubarte salta
Segundo o Wikipédia baleias jubarte geralmente migram mais de 25 mil quilômetros a cada ano das áreas de alimentação para as de reprodução. Elas só se alimentam no verão em águas polares e migram para os trópicos e sub trópicos para acasalar e ter seus filhotes no inverno e primavera. Sua dieta consiste de krill e peixes pequenos. Jubartes têm um vasto repertório de estratégias de pesca, incluindo a técnica de redes de bolhas.

Crédito: Instituto Baleia Jubarte
Como as outras grandes baleias, essa espécie foi ameaçada pela caça industrial. Elas foram caçadas até a beira da extinção quando as populações foram reduzidas a 90% antes da moratória de 1966. As estimativas do número de indivíduos é em cerca de 80 mil exemplares. Mesmo com o fim da caça comercial, as baleias ainda sofrem com várias ameaças: emalhamento em redes de pesca, colisão com embarcações e poluições.
Misterioso som faz desaparecer animais e assusta pesquisadores no Canadá
baleia jubarte salta em 2011
Em 2011 agência Barcroft Media divulgou fotos de praticantes de “stand up paddle”, naquela época nem tinha esse nome, eram “surfistas a remo” (sério) ficaram a poucos metros de uma baleia jubarte em Nuqui, na costa da Colômbia. A foto foi tão impressionante que eles se aproximavam durante os saltos ou o salto do mamífero. O encontro foi registrado pelo fotógrafo turista americano Dan Merkel, de 62 anos.

