Em 1973, o arquiteto chamado Ricardo Bofill descobriu uma fábrica abandonada de cimento da era da Primeira Guerra Mundial que havia sido deserta e deixada aos elementos. “Encontrei silos enormes, uma chaminé alta, quatro quilômetros de túneis subterrâneos e salas de máquinas em boa forma. “Eu já imaginei espaços futuros e notei que as diferentes tendências estéticas e plásticas que se desenvolveram desde a Primeira Guerra Mundial estavam presentes nesta fábrica”.
Esta fábrica de cimento, que data do primeiro período da industrialização de Barcelona, não foi construída de uma só vez ou como um todo, mas foi uma série de adições à medida que as várias cadeias de produção se tornaram necessárias. O arquiteto fala apaixonadamente sobre o trabalho que ele começou em breve na fábrica abandonada de cimento abandonada. “Seduzidas pelas contradições e pela ambiguidade do lugar, rapidamente decidimos reter a fábrica e modificar sua brutalidade original, esculpindo-a como uma obra de arte”.
Bofill e seus trabalhadores cobriram e mergulharam o exterior com brilhantes extensões de vegetação que se precipitaram para a fábrica abandonada de cimento e, em seguida, entrelaçadas com a própria estrutura, criando um glorioso castelo de pedra e verde que fica como um edifício de conto de fadas, com videiras e arbustos rastejantes, Grama e pequenas e grandes árvores folheadas que florescem das fendas ao redor do edifício.
“Esta antiga fábrica abandonada agora é minha casa. Eu vivi e trabalhei aqui por mais de 40 anos “, disse Bofill. “Não está terminado e nunca será concluído. Acho que a arquitetura nunca pode ser concluída. Ele sempre precisa de mais trabalho. Iniciamos esse projeto fazendo a demolição, destruição e desconstrução primeiro.Adorei esse lugar quando descobri pela primeira vez porque nunca foi planejado ou projetado. Em vez disso, desenvolveu-se ao longo de muitos anos, expandindo e reconstruindo cada vez que a nova tecnologia foi introduzida. Foi uma homenagem à indústria. A fábrica me lembrou a arquitetura vernácula. Era um vernáculo industrial que me atraía.
Fonte: Hook.net