Série: O Mundo de Beakman o programa de humor tratando a Ciência a sério
Lembranças Televisão

O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

beakman world - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Série O “Mundo de Beakman”, o programa de humor que tratou a Ciência a sério: “Bada bim, bada bam, bada bom! está é a frase de efeito usada por Beakman, interpretado por Paul Zaloon, quando suas experiências davam certo e em alguns momento ela sofria algumas variações bem engraçadas.

O “Mundo de Beakman” foi uma séria que tratava a Ciência com bom humor. Beakman’s Word nome original e o Mundo de Beakman na tradução livre. O programa foi uma das série mais inteligentes e educativa da televisão mundial, a mistura de conhecimento com diversão foi a grande sacada do jornalista Jok Church, quando surgiu a idéia em uma versão em quadrinhos publicada antigamente em inúmeros jornais dos Estados Unidos. Com tanto sucesso, Jok Church conseguiu levar os quadrinhos parar na televisão em um programa educativo, totalmente diferente e inovador. O mundo de Beakman só não trouxe a Ciência para perto do telespectador, mas também trouxe o prazer de obter nas pessoas o prazer do conhecimento. Isto fez desta série um dos maiores fenômenos mundiais, quando se trata de programa educativo.

beakman2 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Esta série até hoje foi exibido em 35 países e ganhou mais de 20 prêmios. Sempre como o foco em ciência. Beakman, o cientista louco sempre fazia suas experiências em Química, Física e Biologia. Quando chegava o momento de começar o programa todos queriam escutar o famosa frase:

“Eu Sou Beakman e você acaba de entrar no… Mundo de Beakman!!!”

 

A série não precisou de muito esforço para ser reconhecido, aliás reconhecimento foi a palavra chave do sucesso. O humor dentro de um programa educativo é algo simplesmente que espantou até os mais desacreditados.Isto é Ciência!” dizia o professor e cientista louco Beakman, após cada experiência. O programa era desenvolvido numa espécie de laboratório, onde cartas “fictícias” eram lidas e cada uma referindo-se a uma pergunta e respondendo estas perguntas o programa era desenvolvido.

lester - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Mark Ritts vestido do personagem Lester nos bastidores do programa

lester2 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Beakman tinha dois ajudantes, o rato mais meticuloso, alías o homem vestido de rato, Lester interpretado por Mark Ritts, que tinha que vestir uma roupa de rato de 60 kg com um rabo de 1,83cm para fazer o programa, infelizmente veio a falecer em 2009. E ao lado dos dois existia as lindas e espertas assistentes de Beakman, que no decorrer da série foram trocadas 3 vezes no qual foram interpretadas por Alana Ubach (Rosie), Eliza Schneider (Liza) e Senta Moses (Phoebe), substituídas ao longo da série.

pingiuns bekman - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Pingüins carismáticos do pólo sul Don e Herb faziam muito sucesso no seriado

A irreverência de Paul Zaloon no papel do professor Beakman caiu como uma luva, além disso Paul Zaloon interpretava diversos outros papeis dentro do programas como Meekman (o irmão de Beakman), O Homem Equilíbrio, Vlavaav, e o Professor Chatoff. No programa também havia 2 telespectadores assíduos, os pingüins Don e Herb.

beakman una serie perfecta para futuros cientificos - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Paul Zaloon ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como: Isaac Newton, Alexander Graham Bell, Albert Einstein e Darwin. No Brasil “O mundo de Beakman” ficou conhecido em 1995 quando a nossa rede pública, a TV Cultura (Canal 2 – São Paulo) passou a série até 2002. A série também passou um pouco na Rede Record (Canal 7 – São Paulo), em 2000 a 2005 exibido no canal [email protected] (CABO), e mais recentemente no canal Boomerang (CABO). Ao todo foram 92 episódios, todos produzidos com pouca verba porém com muita força de vontade, foi isto que fez do “Mundo de Beakman” um dos programas mais importantes e educativos de todo o mundo.

Assistentes do Beakman

 

LEIA TAMBÉM  Maiores micos da TV Record e Afiliadas

beakman allgirls - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Eliza Schneider (Liza)

beakman 4 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Eliza Schneider Feet 840301 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Alanna Ubach (Rosie)

beakman 5 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

beakman 2rosie - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Alanna Ubach Rosie - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Alanna Ubach Rosie2 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

bekamn allana ubech - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Senta Moses (Phoebe)

beakmanondeanda - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Senta Moses Phoebe2 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Senta Moses Phoebe3 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Mark Ritts (rato Lester)

beakman lester - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Paul Zaloon hoje em dia…

bekman 6 por onde anda o elenco de o mundo de beakman20141020121413815669 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Paul Zaloon no Brasil

PaulZaloon já veio várias vezes aoBrasil, participar de eventos e dar palestras, Em 2014 Paul Zaloon foi ao programa The Noite de Danilo Gentilli no SBT caracterizado de Beakman. Clique na imagem abaixo para a entrevista completa.

danilo gentili mundo beakman - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Pedimos a volta do programa a tv aberta

O Mídia Interessante enviou um e-mail para a TV Cultura alguns anos atrás, tentando saber por que o fim do programa e se existiria alguma probabilidade deste programa voltar ao ar, mas a resposta que obtivemos foi que estariam repassando a proposta para o departamento de programação, ou seja, não obtivemos sucesso. Até mesmo perguntamos para o ombudsman da TV Cultura na época, o que ele mesmo achava da série estadunidense, sem resposta. O Mundo de Beakman tinha como público alvo não só os jovens e as crianças mas também a todos que tinha interesse.

O programa

Dubladores da série noBrasil

Veja os autores e seus respectivos dubladores no Brasil:

Personagens Beakman, Art Burns, Meekman (o irmão de beakman), Vlavaav, Professor Chatoff (por Flávio Dias); Lester (por Caros Silveira); Josie, Liza, e Phoebe (por Márcia Regina); Pinguim Don (por Amaury Costa,1ª voz e José Júnior, 2ª voz); Pinguim Herb (por Paulo Porto); Versão brasileira — Álamo (1ª e 2ª temporada), Dubla Video São Paulo ( 3ª temporada).

O programa em DVD e NETFLIX

Em 07 de Setembro de 2004, um DVD intitulado “The Best of Beakman’s World” (O Melhor do Mundo de Beakman) foi lançado.  Este DVD é uma transferência direta do VHS de mesmo nome, e apresenta apenas experimentos e segmentos retirados do “The Beakman Challenge”.  Ainda não teve versões de VHS ou DVD com episódios inteiros. Todas as quatro temporadas estavam disponíveis  na Netflix, com exceção de cinco episódios. A sua licença de streaming foi encerrada em 30 de Setembro de 2014, e o conteúdo foi removido de seu site.
 

capa dvd tamanho beakman 1 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sériocapa dvd tamanho beakman 2 - O Mundo de Beakman programa de humor que tratou a Ciência a sério

Abertura do programa

Aberturas diferente porém com a mesma vinheta a cada episódio, ao total foram 91 episódios com média de 26 minutos cada um.

Por Mídia Interessante

LEIA TAMBÉM  Como era a Internet nos anos 90?