Série O “Mundo de Beakman”, o programa de humor que tratou a Ciência a sério: “Bada bim, bada bam, bada bom!” está é a frase de efeito usada por Beakman, interpretado por Paul Zaloon, quando suas experiências davam certo e em alguns momento ela sofria algumas variações bem engraçadas.
O “Mundo de Beakman” foi uma séria que tratava a Ciência com bom humor. Beakman’s Word nome original e o Mundo de Beakman na tradução livre. O programa foi uma das série mais inteligentes e educativa da televisão mundial, a mistura de conhecimento com diversão foi a grande sacada do jornalista Jok Church, quando surgiu a idéia em uma versão em quadrinhos publicada antigamente em inúmeros jornais dos Estados Unidos. Com tanto sucesso, Jok Church conseguiu levar os quadrinhos parar na televisão em um programa educativo, totalmente diferente e inovador. O mundo de Beakman só não trouxe a Ciência para perto do telespectador, mas também trouxe o prazer de obter nas pessoas o prazer do conhecimento. Isto fez desta série um dos maiores fenômenos mundiais, quando se trata de programa educativo.

O Mundo de Beakman (Beakman’s World
Esta série até hoje foi exibido em 35 países e ganhou mais de 20 prêmios. Sempre como o foco em ciência. Beakman, o cientista louco sempre fazia suas experiências em Química, Física e Biologia. Quando chegava o momento de começar o programa todos queriam escutar o famosa frase:
“Eu Sou Beakman e você acaba de entrar no… Mundo de Beakman!!!”
A série não precisou de muito esforço para ser reconhecido, aliás reconhecimento foi a palavra chave do sucesso. O humor dentro de um programa educativo é algo simplesmente que espantou até os mais desacreditados. “Isto é Ciência!” dizia o professor e cientista louco Beakman, após cada experiência. O programa era desenvolvido numa espécie de laboratório, onde cartas “fictícias” eram lidas e cada uma referindo-se a uma pergunta e respondendo estas perguntas o programa era desenvolvido.

Mark Ritts vestido do personagem Lester nos bastidores do programa

Mark Ritts
2009: Morre o rato Lester de O Mundo de Beakman – Mark Ritts
Beakman tinha dois ajudantes, o rato mais meticuloso, alías o homem vestido de rato, Lester interpretado por Mark Ritts, que tinha que vestir uma roupa de rato de 60 kg com um rabo de 1,83cm para fazer o programa, infelizmente veio a falecer em 2009. E ao lado dos dois existia as lindas e espertas assistentes de Beakman, que no decorrer da série foram trocadas 3 vezes no qual foram interpretadas por Alana Ubach (Rosie), Eliza Schneider (Liza) e Senta Moses (Phoebe), substituídas ao longo da série.

Pingüins carismáticos do pólo sul Don e Herb faziam muito sucesso no seriado
A irreverência de Paul Zaloon no papel do professor Beakman caiu como uma luva, além disso Paul Zaloon interpretava diversos outros papeis dentro do programas como Meekman (o irmão de Beakman), O Homem Equilíbrio, Vlavaav, e o Professor Chatoff. No programa também havia 2 telespectadores assíduos, os pingüins Don e Herb.

Capa de Beakman’s World
Paul Zaloon ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como: Isaac Newton, Alexander Graham Bell, Albert Einstein e Darwin. No Brasil “O mundo de Beakman” ficou conhecido em 1995 quando a nossa rede pública, a TV Cultura (Canal 2 – São Paulo) passou a série até 2002. A série também passou um pouco na Rede Record (Canal 7 – São Paulo), em 2000 a 2005 exibido no canal Cl@se (CABO), e mais recentemente no canal Boomerang (CABO). Ao todo foram 92 episódios, todos produzidos com pouca verba porém com muita força de vontade, foi isto que fez do “Mundo de Beakman” um dos programas mais importantes e educativos de todo o mundo.
Assistentes do Beakman

Assistentes de palco do Beakman
Eliza Schneider (Liza)

Foto Divulgação / Eliza Schneider (Liza)

Foto Divulgação / Eliza Schneider (Liza)
Alanna Ubach (Rosie)

Foto Divulgação / Alanna Ubach (Rosie)

Foto Divulgação / Alanna Ubach (Rosie)

Foto Divulgação / Alanna Ubach (Rosie)

Foto Divulgação / Alanna Ubach (Rosie)

Foto Divulgação / Alanna Ubach (Rosie)
Senta Moses (Phoebe)

Foto Divulgação / Senta Moses (Phoebe)

Foto Divulgação / Senta Moses (Phoebe)

Foto Divulgação / Senta Moses (Phoebe)
Mark Ritts (rato Lester)

Foto Divulgação / Mark Ritts (Rato Lester)
Paul Zaloon hoje em dia…

Foto Divulgação / Beakman (Paul Zaloon)
Paul Zaloon no Brasil
PaulZaloon já veio várias vezes aoBrasil, participar de eventos e dar palestras, Em 2014 Paul Zaloon foi ao programa The Noite de Danilo Gentilli no SBT caracterizado de Beakman. Clique na imagem abaixo para a entrevista completa.
Pedimos a volta do programa a tv aberta
O Mídia Interessante enviou um e-mail para a TV Cultura alguns anos atrás, tentando saber por que o fim do programa e se existiria alguma probabilidade deste programa voltar ao ar, mas a resposta que obtivemos foi que estariam repassando a proposta para o departamento de programação, ou seja, não obtivemos sucesso. Até mesmo perguntamos para o ombudsman da TV Cultura na época, o que ele mesmo achava da série estadunidense, sem resposta. O Mundo de Beakman tinha como público alvo não só os jovens e as crianças mas também a todos que tinha interesse.
O programa
Dubladores da série no Brasil
Veja os autores e seus respectivos dubladores no Brasil:
Personagens Beakman, Art Burns, Meekman (o irmão de beakman), Vlavaav, Professor Chatoff (por Flávio Dias); Lester (por Caros Silveira); Josie, Liza, e Phoebe (por Márcia Regina); Pinguim Don (por Amaury Costa,1ª voz e José Júnior, 2ª voz); Pinguim Herb (por Paulo Porto); Versão brasileira — Álamo (1ª e 2ª temporada), Dubla Video São Paulo ( 3ª temporada).
O programa em DVD e NETFLIX

DVD Beakman’s World

DVD Beakman’s World
Abertura do programa
https://youtu.be/d54knSdt8EA
Por Mídia Interessante