O Centro de Biodiversidade Naturalis de Leiden publicou um vídeo no Youtube sobre a descoberta de uma bem pedra antiga na Holanda, o meteorito foi datado a 4,5 bilhões de anos. Segundo os cientistas holandeses o fragmento rochoso poderia conter indícios preciosos relativos à criação do nosso Planeta Terra ou da formação do Sistema Solar. O Naturalis Biodiversity Center tem uma grande coleção de geologia, eles ficaram surpresos pela possiblidade de também estudar geologia do espaço com essa pedra, digo meteorito ou aerolito, quem sabe! Neste vídeo, o geólogo de Naturalis, Leo Kriegsman (sósia do Seu Madruga), nos diz algo sobre uma descoberta única recentemente. Inclusive os Países Baixos foram atingidos por um meteorito e, ao contrário de outros, este já foi o 6º recuperado na Holanda.

Pedra muito antiga! Cerca de 4,5 bilhões de anos
“Ele provavelmente veio de um pequeno planetoide que foi atingido por outro planetoide, explodiu e os fragmentos vieram parar na Terra”, declarou o geólogo chamado Leo Kriegsman, do O pesquisador estimou que o meteorito provém da região que se estende entre Marte e Júpiter, onde há um grande cinturão de asteroides, com “muitas rochas e pequenos planetas”, que às vezes saem das suas órbitas.
O pequeno material tem o tamanho de um punho fechado e cerca de 500 gramas, o meteorito atravessou com grande velocidade, até 20 hm/s. Segundo o cientista, foi necessário realizar muitos testes com a rocha, antes que o Centro de Biodiversidade de Leiden revelasse que se trata, realmente, de um meteorito. “Queremos estar 100% seguros da ‘espécie’ do meteorito, e por isso primeiro devemos realizar pesquisas”, explicou.
O que são meteoritos?
O meteorito “Willamette”, o maior já encontrado nos Estados Unidos, no estado do Oregon. É o sexto maior encontrado no mundo inteiro.

Maior meteorito já encontrado
O maior conhecido é o Hobá West, foi encontrado próximo de Grootfontein, Namíbia tem 2,7 metros de comprimento por 2,4 metros de largura e peso estimado de 59 toneladas. O maior em exibição em um museu é o Cabo York que pesa aproximadamente 30 toneladas, foi encontrado perto de Cabo York, Groenlândia em 1897 pela expedição de Robert Peary e está no Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. No Brasil o maior meteorito encontrado é o chamado Pedra de Bendegó, que foi encontrado no sertão da Bahia em 1784 – evidências no local onde foi encontrado indicam que sua queda tenha ocorrido há milhares de anos e está exposto no Museu Nacional, no Rio de Janeiro desde 1888. Nesse mesmo museu está exposto o meteorito Angra dos Reis, que caiu em 1869.Em junho de 2010, um condrito caiu na zona rural do município de Varre-Sai, no estado do Rio de Janeiro Uma estatueta milenar de um buda, descoberta por uma expedição nazi ao Tibete em 1938, foi esculpida num meteorito. A estátua, designada “Homem de Ferro”, pesa mais de dez quilos, mas não tem mais de 24 centímetros de altura. Pensa-se que representa o deus Vais ravana, o rei búdico do Norte, também chamado Jambalaia no Tibete. (Fonte:Meteoritos)
+Informações sobre Meteoritos
Link: http://www.meteoritos.com.br/
Pedra antiga e o Aérolito
https://www.youtube.com/watch?v=YmjlxCvBzKs
+ Informações: Veja.com.br
Por Mídia Interessante com informações Naturalis Biodiversity Center, Meteoritos.com.br e VEJA via agencia AFP

Fórum Chaves