Cataratas do Iguaçu em Marte: A NASA publicou algumas imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) que tem a finalidade de procurar evidências de existência de água, em um passado remoto de Marte. Trata-se de uma sonda enviada pela NASA em 10 de agosto de 2005 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, situada no estado da Flórida, por um foguete da Lockheed Martin (sim aquele mesmo do avião mais rápido do mundo que publicamos algum tempo).
Na verdade este nosso título é uma brincadeira que fizemos para homenagear o Brasil. Pois o título de um artigo publicado pela NASA, chama o local de Cataratas do Niágara em Marte, pois o índice de água que poderia cair ali daquele precipício milhões de anos atrás seria enorme, lembrando as quedas de uma Catarata. E nós do Mídia Interessantes decidimos chama-lo de Cataratas do Iguaçu em Marte, por que não?

Sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter)
Segundo artigo publicado pela NASA no qual aponta vários pesquisadores freqüentemente ocupados com a busca de água corrente em Marte. No entanto, esta imagem da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) mostra um dos muitos exemplos de Marte, onde a lava (quando estava derretida) comportou-se da mesma forma que a água líquida. A imagem é 3D da Câmara Contextual da MRO, mostra-se a borda norte de uma cratera de 30 quilômetros de diâmetro situada na parte ocidental da província vulcânica de Tharsis. A imagem mostra que um fluxo de lava proveniente do norte-nordeste cercou a borda da cratera e subiu a níveis tão altos que rompeu a borda da cratera em quatro locais para produzir quedas de lava espectaculares de vários níveis. Essa lava “cai” em cascata pela parede e terraços da cratera para produzir um depósito de fluxo quase circular. Parece que os fluxos foram insuficientes para preencher ou mesmo cobrir os depósitos pré-existentes do piso da cratera. Isto é evidenciado pelas lavas mais sombrias que cobrem os mais velhos e, possivelmente, mais densos.
Cataratas do Iguaçu em Marte
A NASA credita a imagem como: NASA / JPL-Caltech / Univ. Do Arizona
As Cataratas do Niágara são famosas por sua beleza, bem como são uma fonte valiosa de energia hidrelétrica e um desafiante projeto de preservação ambiental. Tendo sido um destino turístico muito popular no continente por mais de um século, as cataratas do Niágara são divididas pelas cidades vizinhas de Niágara Falls, Ontario (Canadá) e de Niágara Falls, Nova Iorque (EUA). Tem cerca de 51 metros de queda.

Cataratas do Niáraga homenageada pela NASA – Ontario (Canadá) e Nova Iorque (EUA).
Cataratas do Iguaçu (Cataratas del Iguazú) tem cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. Tem cerca de 82 metros de queda.

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu – Paraná e Misiones, na Argentina

Desenho animado Pica-Pau homenageando Niáraga Falls
Por Mídia Interessante
Fontes: NASA / MRO