Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?
Curiosidades Música

Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

rainha da noite mozart flauta magica brasil - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

A Rainha da Noite é uma ária da ópera A Flauta Mágica, no qual o nome original em alemão é Die Zauberflöte. É considerada uma das mais difíceis a ser cantada pelo seu agudo altíssimo. Foi composta por Wolfgang Amadeus Mozart, no qual apresentou-se a primeira vez em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. A primeira cantora lírica a desafiar a Rainha da Noite foi a própria cunhada de Mozart.

rainha da noite aria flauta magica - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Contexto da Rainha da Noite

A ária Rainha da Noite tem o titulo original de “A vingança do inferno arde em meu coração”, em alemão Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen. Ela é considerada uma das mais difíceis e famosas árias de ópera, faz parte do segundo ato da ópera e representa um acesso de fúria vingativa, em que a Rainha da Noite coloca uma faca na mão de sua filha Pamina e exorta-a a assassinar Sarastro, rival da Rainha.

A ópera mostra a filosofia do Iluminismo. Algumas de suas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa transparecem em vários momentos na ópera, por exemplo quando o valor de Tamino, protagonista da história, é questionado por ser um príncipe, e que por tal motivo talvez não conseguisse suportar as duras provas exigidas para entrar no templo. Em sua defesa, Sarastro responde: “mais que um príncipe, é uma pessoa”.

Mozart - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Dificuldade

A ária é famosa pela dificuldade com tom muito alto e sua extensão de duas oitavas, o que requer um *soprano coloratura extremamente ampla. O papel acessível somente a vozes extremamente qualificadas.

A Voz

A primeira a cantar a ária em um palco foi a cunhada de Mozart, Josepha Hofer, que na época tinha 33 anos. Segundo consta, a cunhada de Mozart já tinha um registro extraordinariamente agudo e uma voz ágil. Aparentemente, Mozart estava familiarizado com a habilidade vocal da cunhada e escreveu as duas árias da Rainha da Noite para mostrar isso. Mesmo assim ela se sentia desafiada com a altura que devia chegar na ópera e ficava apreensiva sempre que subia nos palcos.

Uma história de Mozart sugere que o compositor era muito impressionado pelo desempenho vocal de sua cunhada. 4 de dezembro de 1791 apenas cinco semanas depois da muito bem sucedida estréia de A Flauta Mágica. Mozart teria sussurrado o seguinte para sua esposa Constanze: “Calma, calma… Querida. Hofer (cunhada) irá levar o tom ao Fá agudo. Agora minha cunhada está cantando sua segunda ária, Der Hölle Rache; quão forte ela canta os graves e quão bem mantém o Sibemol em “ Hört! hört! hört! der Mutter Schwur! Vai impressionar a todos.”

La flauta mágica int. TMS 2014. Foto Patricio Melo 111 - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Tipo de Voz
Feminino Masculino
Soprano alcance
Soprano
Tenor alcance
Tenor
Mezzo Soprano alcance
Meio-soprano
Barítono alcance
Barítono
Contralto alcance
Contralto
Baixo alcance
Baixo

O Timbre*

A *soprano coloratura é um tipo de soprano que tem a voz mais aguda de todas e é especializado em repertório distinguido por sua agilidade, saltos e alta tessitura. Atualmente, um grande número de sopranos tem realizado audições e gravado esta ária, entre elas muitas brasileiras tem a plenitude e o dom de chegar a nota que ela pede.

Quem já desafiou a Ária?

 

Atualmente…

Diana Damrau

cantora lirica opera rainha da noite mozart Diana Danraw - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Atualmente quem mais cantou a Rainha da Noite de Mozart da ópera A Flauta Mágica, tem sido o papel mais realizado pela alemã Diana Damrau. Ela tem se empenhado para realizá-lo em mais de 15 produções em diversas casas de óperas. Ela fez história no Metropolitan Opera entre 2007 e 2008, aparecendo tanto como Pamina e Rainha da Noite em diferentes performances. Alguns críticos musicais comparam sua voz com a de Edita Gruberova, que compartilha muito de seu repertório tem uma grande facilidade e virtuosismo em agudos (chegando até a sexta oitava), uma sombra clara e uma técnica que lhe permite cantar árias que exigem uma voz lírica que seja bastante poderosa.

Assista a um trecho da ária:

 

 

 Natalie Dessay

cantora lirica opera rainha da noite Dessay Natalie - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Edita Gruberova

cantora opera Edita Gruberova - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Mado Robin

cantora lirica opera rainha da noite mado robin - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Roberta Peters

cantora lirica opera rainha da noite mozar Roberta Peters - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

TONIGHT WE SING, ROBERTA PETERS, 1953, TM AND COPYRIGHT ©20TH CENTURY-FOX FILM CORP. ALL RIGHTS RESERVED

Lucia Popp

cantora lirica opera rainha da noite mozar lucia popp - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Melissa Ferlaak

cantora lirica opera rainha da noite mozart melissa ferllak - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Beverly Sills

cantora lirica opera rainha da noite mozar beverly sills - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Joan Sutherland

cantora lirica opera rainha da noite mozart JOAN SUTHERLAND - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

June Anderson 


Cantou a Der Hölle Rache no filme Amadeus de Milos Forman .

cantora lirica opera rainha da noite mozar June Anderson - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Erika Miklosa

cantora lirica Erika Miklosa - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Graciela Armendáriz

graciele - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Maria Callas

Maria Callas - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Lys Nardoto (brasileira)

LYS NARDOTO - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Gleyce Melo (brasileira)

Gleyce Melo - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Patricia Eugênio (brasileira)

patricia eugenio - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Liliana Del Conde

liliana del conde lirica - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Laura Pisani

laura pisani - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Cristina Deutekom

Cristina Deutekom - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Na Internet…

A jovem brasileira Stella Andrioli também impressiona pela facilidade. Veja um trecho da encenação da Flauta Mágica pelos alunos da 8a. série B da Escola Waldorf Rudolf Steiner em uma versão que eles fizeram em português.

Na Internet há muitas pessoas que desde cedo já apontam com suas vozes. Veja o vídeo abaixo de uma garotinha de apenas 8 anos de idade.

Timbre só para mulheres? Esse menino Jacques Imbrailo em 1993 ganhou inúmeros prêmios por conseguir chegar a um timbre extremamente difícil para os homens.

partitura rainha da noite - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

 

Por Mídia Interessante
Fontes pesquisa: Gnosisonline, Mendovoz, Wikipédia, Youtube, Google Fotos, Toplayalong, Orquestra Sinfônica do RN, RadioUchile, Florentina Opera.org

Barbeiro de Sevilha já faz mais de 200 anos

LEIA TAMBÉM  Eterna Sarinha da MTV Brasil entrevistou Avril Lavgne em 2005
LEIA TAMBÉM  O chocolate mais caro do mundo! E outras curiosidades