Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?
Curiosidades Música

Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

rainha da noite mozart flauta magica brasil - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

A Rainha da Noite é uma ária da ópera A Flauta Mágica, no qual o nome original em alemão é Die Zauberflöte. É considerada uma das mais difíceis a ser cantada pelo seu agudo altíssimo. Foi composta por Wolfgang Amadeus Mozart, no qual apresentou-se a primeira vez em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. A primeira cantora lírica a desafiar a Rainha da Noite foi a própria cunhada de Mozart.

rainha da noite aria flauta magica - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Contexto da Rainha da Noite

A ária Rainha da Noite tem o titulo original de “A vingança do inferno arde em meu coração”, em alemão Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen. Ela é considerada uma das mais difíceis e famosas árias de ópera, faz parte do segundo ato da ópera e representa um acesso de fúria vingativa, em que a Rainha da Noite coloca uma faca na mão de sua filha Pamina e exorta-a a assassinar Sarastro, rival da Rainha.

A ópera mostra a filosofia do Iluminismo. Algumas de suas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa transparecem em vários momentos na ópera, por exemplo quando o valor de Tamino, protagonista da história, é questionado por ser um príncipe, e que por tal motivo talvez não conseguisse suportar as duras provas exigidas para entrar no templo. Em sua defesa, Sarastro responde: “mais que um príncipe, é uma pessoa”.

Mozart - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Dificuldade

A ária é famosa pela dificuldade com tom muito alto e sua extensão de duas oitavas, o que requer um *soprano coloratura extremamente ampla. O papel acessível somente a vozes extremamente qualificadas.

A Voz

A primeira a cantar a ária em um palco foi a cunhada de Mozart, Josepha Hofer, que na época tinha 33 anos. Segundo consta, a cunhada de Mozart já tinha um registro extraordinariamente agudo e uma voz ágil. Aparentemente, Mozart estava familiarizado com a habilidade vocal da cunhada e escreveu as duas árias da Rainha da Noite para mostrar isso. Mesmo assim ela se sentia desafiada com a altura que devia chegar na ópera e ficava apreensiva sempre que subia nos palcos.

Uma história de Mozart sugere que o compositor era muito impressionado pelo desempenho vocal de sua cunhada. 4 de dezembro de 1791 apenas cinco semanas depois da muito bem sucedida estréia de A Flauta Mágica. Mozart teria sussurrado o seguinte para sua esposa Constanze: “Calma, calma… Querida. Hofer (cunhada) irá levar o tom ao Fá agudo. Agora minha cunhada está cantando sua segunda ária, Der Hölle Rache; quão forte ela canta os graves e quão bem mantém o Sibemol em “ Hört! hört! hört! der Mutter Schwur! Vai impressionar a todos.”

La flauta mágica int. TMS 2014. Foto Patricio Melo 111 - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Tipo de Voz
Feminino Masculino
Soprano alcance
Soprano
Tenor alcance
Tenor
Mezzo Soprano alcance
Meio-soprano
Barítono alcance
Barítono
Contralto alcance
Contralto
Baixo alcance
Baixo

O Timbre*

A *soprano coloratura é um tipo de soprano que tem a voz mais aguda de todas e é especializado em repertório distinguido por sua agilidade, saltos e alta tessitura. Atualmente, um grande número de sopranos tem realizado audições e gravado esta ária, entre elas muitas brasileiras tem a plenitude e o dom de chegar a nota que ela pede.

Quem já desafiou a Ária?

 

Atualmente…

Diana Damrau

cantora lirica opera rainha da noite mozart Diana Danraw - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Atualmente quem mais cantou a Rainha da Noite de Mozart da ópera A Flauta Mágica, tem sido o papel mais realizado pela alemã Diana Damrau. Ela tem se empenhado para realizá-lo em mais de 15 produções em diversas casas de óperas. Ela fez história no Metropolitan Opera entre 2007 e 2008, aparecendo tanto como Pamina e Rainha da Noite em diferentes performances. Alguns críticos musicais comparam sua voz com a de Edita Gruberova, que compartilha muito de seu repertório tem uma grande facilidade e virtuosismo em agudos (chegando até a sexta oitava), uma sombra clara e uma técnica que lhe permite cantar árias que exigem uma voz lírica que seja bastante poderosa.

Assista a um trecho da ária:

 

 

 Natalie Dessay

cantora lirica opera rainha da noite Dessay Natalie - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Edita Gruberova

cantora opera Edita Gruberova - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Mado Robin

cantora lirica opera rainha da noite mado robin - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Roberta Peters

cantora lirica opera rainha da noite mozar Roberta Peters - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

TONIGHT WE SING, ROBERTA PETERS, 1953, TM AND COPYRIGHT ©20TH CENTURY-FOX FILM CORP. ALL RIGHTS RESERVED

Lucia Popp

cantora lirica opera rainha da noite mozar lucia popp - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Melissa Ferlaak

cantora lirica opera rainha da noite mozart melissa ferllak - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Beverly Sills

cantora lirica opera rainha da noite mozar beverly sills - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Joan Sutherland

cantora lirica opera rainha da noite mozart JOAN SUTHERLAND - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

June Anderson 


Cantou a Der Hölle Rache no filme Amadeus de Milos Forman .

cantora lirica opera rainha da noite mozar June Anderson - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Erika Miklosa

cantora lirica Erika Miklosa - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Graciela Armendáriz

graciele - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Maria Callas

Maria Callas - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Lys Nardoto (brasileira)

LYS NARDOTO - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Gleyce Melo (brasileira)

Gleyce Melo - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Patricia Eugênio (brasileira)

patricia eugenio - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Liliana Del Conde

liliana del conde lirica - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Laura Pisani

laura pisani - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

Cristina Deutekom

Cristina Deutekom - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

Na Internet…

A jovem brasileira Stella Andrioli também impressiona pela facilidade. Veja um trecho da encenação da Flauta Mágica pelos alunos da 8a. série B da Escola Waldorf Rudolf Steiner em uma versão que eles fizeram em português.

Na Internet há muitas pessoas que desde cedo já apontam com suas vozes. Veja o vídeo abaixo de uma garotinha de apenas 8 anos de idade.

Timbre só para mulheres? Esse menino Jacques Imbrailo em 1993 ganhou inúmeros prêmios por conseguir chegar a um timbre extremamente difícil para os homens.

partitura rainha da noite - Quem são as cantoras que desafiaram cantar a Rainha da Noite?

 

 

Por Mídia Interessante
Fontes pesquisa: Gnosisonline, Mendovoz, Wikipédia, Youtube, Google Fotos, Toplayalong, Orquestra Sinfônica do RN, RadioUchile, Florentina Opera.org

Barbeiro de Sevilha já faz mais de 200 anos

LEIA TAMBÉM  Dança de "Smooth Criminal" em casamento
LEIA TAMBÉM  O chocolate mais caro do mundo! E outras curiosidades