Avião do facebook de energia solar que irá levar Internet avião do facebook
Curiosidades Internet

Facebook e o avião de energia solar que irá levar Internet ao mundo

avião do facebook drone levar internet para mundo - Facebook e o avião de energia solar que irá levar Internet ao mundo
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

O Laboratório de Conectividade no Facebook está desenvolvendo formas de tornar acessível o acesso à internet nas comunidades remotas de todo o mundo. Enquanto Elon Musk tem o sonho de chegar ao Planeta Marte, Mark Zuckerberg tem o sonho de levar Internet para 100% de todas as pessoas no mundo. Segundo o Facebook a equipe está explorando uma variedade de tecnologias, incluindo aviões de grande durabilidade, satélites e lasers para levar Internet a lugares onde não há. O avião do Facebook terá como nome do avião drone é “Aquila Unmanned Aircraft”. Subindo acima de 60,000 pés, a aeronave Aquila não tripulada está tomando uma abordagem diferente para conectar o mundo. Seu design sem molas e enorme envergadura permitem flutuar quase sem esforço, enquanto suas células solares e motores super eficientes deixam-no ficar no ar durante meses, fornecendo internet para algumas das áreas mais remotas da Terra.

Avião do Facebook

drone avião mark zkmerberg - Facebook e o avião de energia solar que irá levar Internet ao mundo

Conexão com Lasers

“O alcance da “Aquila” nos empurrou para encontrar novas formas de fornecer internet de alta velocidade. Então, retornamos a uma das primeiras maneiras pelas quais os seres humanos costumavam transmitir luz de dados. Os raios laser infravermelhos invisíveis que piscam e desligam bilhões de vezes por segundo agora podem enviar dados em velocidades de fibra óptica usando muito pouca energia. Usando esta tecnologia laser, podemos conectar e alimentar a internet para uma constelação completa da aeronave “Aquila”. Informou o Laboratório de Conectividade do Facebook.

Veja o gráfico e como vai funcionar na prática:

avião facebook internet solar - Facebook e o avião de energia solar que irá levar Internet ao mundo

facebbok drone internet para o mundo - Facebook e o avião de energia solar que irá levar Internet ao mundo

Novos desafios

Facebook conseguiu completar o segundo teste da aeronave não-tripulada para transmitir acesso à Internet para partes remotas do planeta. Alguns dos principais engenheiros aeroespaciais do mundo estão trabalhando para desafiar cada pressuposto sobre como a internet é entregue. Encontrar fibra de carbono que é mais leve do que o alumínio e 3x mais forte que o aço. Criando lasers tão precisos, eles podem atingir um centavo de 12 milhas de distância. E acomodando-se para balanças de temperatura de quase 200°.

O avião poderá voar por meses ininterruptamente 

 

 Facebook plane drone - Facebook e o avião de energia solar que irá levar Internet ao mundo 

 No dia 27 de Março de 2014, Mark Zuckerberg publicou a seguinte nota:

 

“Em nosso esforço para conectar o mundo inteiro com Internet.org , temos vindo a trabalhar sobre as formas de internet feixe para pessoas do céu. Hoje, nós estamos compartilhando alguns detalhes do trabalho Conectividade Lab do Facebook está fazendo para construir aviões, satélites e lasers para entregar a internet para todos. Nosso objetivo com Internet.org é fazer acesso aos serviços básicos de internet disponíveis a todas as pessoas no mundo. Fizemos um bom progresso até agora. Durante o ano passado, o nosso trabalho nas Filipinas e Paraguai sozinho dobrou o número de pessoas que utilizam dados móveis com os operadores Fizemos uma parceria com, ajudando 3 milhões de novas pessoas acessam a internet”.

facebook avião mark zukermberg - Facebook e o avião de energia solar que irá levar Internet ao mundo

Segundo ele a equipe do Facebook tem buscado inúmeras parcerias para o tal “avião do Facebook“, e tem muitos dos principais especialistas do mundo na indústria aeroespacial e tecnologia de comunicações, incluindo a partir Jet Propulsion Lab da NASA e Ames Research Center. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos Internet.org parceiros e operadores em todo o mundo para implantar essas tecnologias e cumprir o sonho de conectar o mundo!”, concluiu Zuckerberg.

Por Mídia Interessante com informações:
Fontes: Internet.org, Facebook Mark Zuckerberg, The GuardianTheVerge

LEIA TAMBÉM  Mark Zukerberg é investigado por incitar o ódio na Internet

LEIA TAMBÉM  "My Social Tatoo" A influência do Facebook

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Sérgio Sacani diz que foi descoberto o famoso sinal WOW! Eram aliens?