Como foi tirada a foto do leão da MGM? - Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante
Curiosidades Lembranças

Como foi tirada a foto do leão da MGM?

leaomgm4 - Como foi tirada a foto do leão da MGM?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

A MGM – siglas para Metro Goldwyn Mayerfoi fundada em 16 de abril de 1924, produziu alguns dos filmes mais famosos da história do cinema, entre eles “O Mágico de Oz” (1939), “Ben-Hur” (1959) e os 22 títulos da franquia “007”. Em 1976, o estúdio também bancou “Rocky”, que foi escrito e protagonizado por Stallone.

Desde 1916 atribui um leão com mascote. Na verdade foram utilizados 9 diferentes leões na logotipo da MGM, pois ao longo dos anos vários leões foram usados para a gravação do rugido. O nome do mascote oficial do estúdio de cinema se chama Leo o leão. Ainda muitas pessoas tem dúvidas como realmente conseguiram tirar a foto do mascote da MGM.

leaomgm13

 

 

OS LEÕES

leaomgm3

Slats, o original, também chamado de Leo na época (primeiro Leão) de 1916 a 1922

leao17-primeiro1916

Slats foi o primeiro leão criado logo após a fusão das empresas dos fundadores. Ele nasceu no Zoológico de Dublin, na Irlanda do Sul em 20 de março de 1919. Slats foi utilizado em todos os filmes em preto-e-branco da MGM entre 1924 e 1928 Slats foi treinado por Volney Phifer a rosnar em vez de rugir (embora no logotipo ele não faça nada, apenas olha ao redor). Nos dois anos seguintes o leão fez uma turnê com os promotores da MGM para publicitar lançamento do estúdio. Slats morreu em 1936. Sua pele está atualmente exposta no McPherson Museum em McPherson, Kansas, EUA.

Slats II (segundo leão) 1922 a 1924

Houve um segundo leão utilizado pela Goldwyn pictures entre 1922 e 1924, ele diferentemente de slats dava dois grunhidinhos e ficava olhando para os lados, mas como era a época do cinema mudo não se escutava nada.

Slats III (terceiro leão) 1924 a 1928

A Goldwyn Pictures Corporation acabou por ser absorvida pela parceria que formou a MGM. Decidiram usar um leão como mascote do estúdio como um tributo à Universidade de Columbia, cujo apelido das equipes esportivas é “The Lions”, tendo ele acrescentado que a inspiração para fazer o rugido do leão veio da canção-grito de Guerra da Columbia, “Roar, Lion, Roar”.  

Jackie (quarto leão) 1928 a 1956

200px MGM Ident 1928 - Como foi tirada a foto do leão da MGM?

 

Jackie foi o segundo leão utilizado no logotipo da MGM. Ele também foi o primeiro leão da MGM cujo rugido foi ouvido pelo público na época do cinema mudo, tendo sido usado um aparelho de gramofone nas exibições. Jackie resmungava baixinho, o que era seguido por um alto rosnado, uma breve pausa e, em seguida um grunhido final, antes de olhar para o lado. 

Telly (quinto leão) 1928 a 1932

A MGM começou a realizar experimentos com curtas-metragens em duas cores em 1927 e com desenhos animados em 1930. Duas variações do logotipo da MGM em Technicolor (two-trip) foram criados para os primeiros filmes da MGM em cor, com dois leões diferentes sendo utilizados. O primeiro leão, conhecido como “Telly”, apareceu em todos os filmes em cores da MGM até 1932.

Coffee (sexto leão) 1932 a 1934

200px Coffeethelion - Como foi tirada a foto do leão da MGM?

 

Coffee, um dos dois leões usados nos testes da Technicolor nas primeiras produções coloridas da MGM (1932-1935).

O segundo leão, conhecido como “Coffee”, fez sua estréia em 1932, aparecendo em filmes coloridos até 1934 (e 1935 para os curtas de Happy Harmonies), quando a produção foi mudada para filmar em Tecnicolor (three-trip). O filme de 1934 The Cat and the Fiddle teve uma breve seqüência de cores, mas na outra metade do era em preto-e-branco (incluindo os seus créditos de abertura); Jackie foi usada no lugar de Coffee.

Tanner (sétimo leão) 1934 a 1956

200px Tanner the lion - Como foi tirada a foto do leão da MGM?

 

A MGM iniciou sua produção de filmes em Tecnicolor de três-bandas em 1934. Treinado por Mel Koontz (que também havia treinado Jackie), Tanner[2] foi usado em todos os filmes Technicolor da MGM (1934—1956) e em seus cartoons (final de 1935—1958, 1963—1967), exceto por O Mágico de Oz. O filme de 1941 Third Dimensional Murder foi filmado em 3-D e em Technicolor, mas tinha os créditos de abertura em preto-e-branco, tendo sido Jackie usado no lugar de Tanner. O filme de 1945 The Picture of Dorian Gray e o filme de 1949 The Secret Garden tiveram algumas seqüências breves em cores, mas possuíam o restante da película em preto-e-branco (incluindo os créditos de abertura), tendo sido Jackie novamente usado no lugar de Tanner.

George (oitavo leão) 1956-1958

O sétimo leão, oficialmente chamado George, foi introduzido em 1956, e foi mais modificado que seus antecessores e seu leão subsequente. Duas versões diferentes do logotipo foram utilizadas, uma com o rugido do leão para a direita da tela e, em seguida, rugindo para a câmera; a outra com o leão rugindo duas vezes para a direita da tela.

Leo, o leão (nono e último leão) 1957- atualmente

200px Leothelionpresent - Como foi tirada a foto do leão da MGM?

 

Leo foi comprado de um famoso comerciante de animais Henry Trefflich e foi treinado por Ralph Helfer. Duas versões diferentes do logotipo foram utilizadas, uma com o leão rugindo três vezes (usado entre 1957 e 1960), e outra com o leão rugindo duas vezes, usado desde 1960. É o leão mais famoso, mais birrento e mais metido de todos. Se acha uma verdadeira estrela. 

LEIA TAMBÉM  Qual é a maior palavra do Inglês, do português e do mundo?

 

Mas afinal? Como foram tiradas essas fotos? 

Alguns anos atrás na Internet, com esta foto muitos acreditaram que era verdade, o pequeno Leo, segurado a força por cordas para a filmagem. Muitos na Internet: “Por isso ele rugia e estava com cara de mal!”,”Nossa que ridículo tratar o tadinho do animal deste jeito.”

Mas é claro, tudo não se tratou de um memê da Internet. Na verdade a foto foi editada, colocada fazendo o leão estar a força. Mas a foto original é de um leão israelita chamado Sansão que foi fazer tomografia computadorizada. Ou seja FALSO.

 

LEIA TAMBÉM  As 300 maiores cidades do Brasil em 2017 - Dados IBGE

leao-mgm7

Outra foto também que enganou bastante gente foi esta. Um treinador e um leão.

  leaomgm6

 

LEIA TAMBÉM  Qual o filme americano que mais falou palavrão de todos os tempos?

Mas como ele é tratado realmente?

Olha, o Leo e os outros leões são tratados como verdadeiros herdeiros bilionários. Não acredita!?

 

Então veja essas fotos…

leaomgm5

leao-lion

Aqui esta Alfred Hitchcock, um dos maiores diretores americano, a ensinar boas maneiras a Leo

 leao

Quer mais provas, que ele é bem tratado?

Em 2014 o leão Leo tornou-se o primeiro animal selvagem  e mascote de um estúdio a gravar suas patas em um placa de cimento do que será colocada no famoso Chinese Theatre, em Hollywood, na Califórnia. Eu disse: Hollywood!

Para comemorar os 90 anos da MGM uma cerimônia, aconteceu em uma quarta-feira, por que bilionários, como Leo, óbvio não precisam trabalhar nos dias normais e a tarde por que Leo não gosta de acordar cedo. E contou com presença do ator Sylvester Stallone, por que Leo é fã dele. E foi realizada para filmagem da abertura clássica do leão que ruge, sob a frase em latim “Ars Gratia Artis”, que em português significa “A arte pela arte”.

 

Nesta foto Leo se irritou com os fotógrafos porque estavam pegando o lado menos bonito dele, acompanheFilm star Sylvester Stallone (rear/R) and MGM Chairman and CEO Gary Barber watch from the stage as Leo the Lion reacts to the cameras during a paw print ceremony at the TCL Chinese Theater celebrating the Metro-Goldwyn-Mayer studio's 90th anniversary on January 22, 2014 in Hollywood, California. AFP PHOTO/Frederic J. BROWN
Film star Sylvester Stallone (rear/R) and MGM Chairman and CEO Gary Barber watch from the stage as Leo the Lion reacts to the cameras during a paw print ceremony at the TCL Chinese Theater celebrating the Metro-Goldwyn-Mayer studio’s 90th anniversary on January 22, 2014 in Hollywood, California. AFP PHOTO/Frederic J. BROWN

HOLLYWOOD, CA - JANUARY 22: "Leo" the lion paw print in cement at the Metro-Goldwyn-Mayer kicks off 90th Anniversary celebration held at TCL Chinese Theatre on January 22, 2014 in Hollywood, California. (Photo by Michael Tran/FilmMagic)

HOLLYWOOD, CA – JANUARY 22: “Leo” the lion paw print in cement at the Metro-Goldwyn-Mayer kicks off 90th Anniversary celebration held at TCL Chinese Theatre on January 22, 2014 in Hollywood, California. (Photo by Michael Tran/FilmMagic)

 

Handled by his handler, Leo the Lion steps onto a cement block for his paw prints during a ceremony at the TCL Chinese Theater celebrating the Metro-Goldwyn-Mayer studio's 90th anniversary on January 22, 2014 in Hollywood, California. AFP PHOTO/Frederic J. BROWN

Handled by his handler, Leo the Lion steps onto a cement block for his paw prints during a ceremony at the TCL Chinese Theater celebrating the Metro-Goldwyn-Mayer studio’s 90th anniversary on January 22, 2014 in Hollywood, California. AFP PHOTO/Frederic J. BROWN

 

Então veja como foi filmado realmente…

 

 

leaomgm

leaomgm2

 

leaomgm11

 

Por Mídia Interessante
Fontes: MGM, MGM 90Th aniversary, Wikipédia, Movies Macnhies