“Não, nós não encontramos ETs, mas nossa descoberta pode ajudar na busca da vida fora do nosso Sistema Solar.” A descoberta anunciada pelo ESO (Observatório Europeu do Sul) não é aquela que buscamos há tanto tempo, mas mantém nossa esperança.
Sete exoplanetas (planetas que não pertecem ao nosso sistema solar) foram descobertos orbitando uma estrela próxima, a cerca de 40 anos-luz de distância, de acordo com comunicado feito pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). E as condições de alguns deles podem ser favoráveis para água em estado líquido ou até mesmo gelo. Os planetas foram encontrados dentro da zona habitável.
A estrela anã que fica no centro desse sistema estelar, é chamada de TRAPPIS-1, e é um pouco maior que Júpiter (o planeta é cerca de 12 vezes maior que a Terra).

Comparação entre o nosso SOL e a estrela TRAPPIST-1 que os 7 exoplanetas o circundam
Estimativas iniciais sugerem que os novos planetas têm massas semelhantes à da Terra e composições rochosas. Para você ter uma ideia, os maiores exoplanetas, o primeiro (por ordem de proximidade da estrela) e o sexto, são 10% maiores que a Terra. Já os menores, o terceiro e o sétimo (o mais distante da estrela), são 25% menores que nosso planeta.
Para mais informações entre no site da ESO.org