Prelúdio é um género musical de obras introdutórias de outras obras maiores, geralmente uma ópera ou ballet. Difere-se da abertura por antecipar temas da obra que antecede; normalmente nas aberturas os temas não se repetem no decorrer da obra. Na época medieval, os alaudistas tocavam o preludio como forma de aquecer , e preparar a tonalidade . Na época de J. S. Bach, o nome “prelúdio” era usado também para a introdução de uma fuga ou tocata. Chopin também escreveu vários prelúdios, mas nesse caso os prelúdios são apenas peças para poupiano, de forma livre, sem introduzir outra obra maior. É de referir que inicialmente os prelúdios eram tocados em orgão (escritos para orgão) e usados para introduzir a música vocal na igreja. Com o passar dos tempos, o prelúdio começou a ser tocado por outros instrumentos como o alaúde. Cresceu através da improvisação e foram um meio de verificar a afinação do instrumento e a sua qualidade.
O programa Prelúdio da TV aberta brasileira (TV Cultura) une a música erudita ao tradicional formato de show de calouros. Jovens instrumentistas de até 25 anos e cantores de até 28 anos têm a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos na Hungria.

Direção artística e elenco do maestro Júlio Medaglia e apresentação da jornalista Roberta Martinelli.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Estão abertas as inscrições para o Prelúdio, programa criado pela TV Cultura que une a música erudita ao tradicional formato de show de calouros. Podem participar jovens instrumentistas de até 25 anos e cantores de até 28 anos, que terão a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos de 3 (três) anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste na Hungria, oferecida pela Embaixada da Hungria. Para realizar a sua inscrição, primeiro leia com atenção todo o regulamento e depois preencha todas as informações solicitadas no formulário do site do Prelúdio. As inscrições serão encerradas no dia 20 de Março de 2017.