Os novos negócios da Nintendo reforçam uma característica marcante da marca que é se reinventar e inovar em seu segmento. O executivo do Banco BMG, Ricardo Guimarães apresenta algumas das próximas estratégias e abordagens da gigante japonesa dos games, que trouxe produtos muito interessantes ao mercado
Se vê com bons olhos a nova estratégia da Nintendo em lançar jogos para smartphones que poderão ser baixados gratuitamente. A informação é de Isao Moriyasu, CEO da parceira DeNA Co., em entrevista ao The Wall Street Journal. A Nintendo, por sua vez, conformou a notícia posteriormente. A companhia japonesa DeNA desenvolve games para celular e fez aliança com a Nintendo em 2015. No início de 2016, elas lançaram em conjunto o Miitomo, e tem a perspectiva de lançar mais quatro até março do ano que vem.
Em Abril, a Nintendo afirmou que os títulos estarão disponíveis para os sistemas Android, iOS e devem ser lançados ainda em 2016. Entre eles estão o Fire Emblem, primeiro jogo de RPG lançado inicialmente no Super Farmicom e o Animal Crossing, um jogo de simulação sem objetivos fixos, baseado na integração entre os jogadores.
Segundo Ricardo Guimarães as versões gratuitas, muito adotadas pelas companhias, permitem que usuários possam conhecer seus produtos. No caso dos games, eles podem jogar sem pagar e adquirir itens especiais, personagens e ações para compra no jogo.
Expansão para outros segmentos:
O diretor do Banco BMG comentou também sobre a decisão da Nintendo de expandir áreas de atuação diferentes dos jogos. Segundo a Wired, a companhia tem interesse de investir tato na área de alimentação quanto saúde, com a construção de restaurantes e o desenvolvimento de ferramentas e dispositivos médicos.Entre os planos da empresa estão o desenvolvimento e vendas de dispositivos para saúde e medicina, softwares para computador, administração e criação de estabelecimentos destinados à alimentação, sites de entretenimentos e lojas com produtos licenciados. Em outros tempos, esse tipo de atuação não seria cogitado pela empresa, enfatiza Ricardo Guimarães.
Propriedade intelectual
O diretor do Banco BMG também destacou a iniciativa da japonesa em formular acordos relacionados à propriedade intelectual, bem como o uso por terceiros. A medida dá a oportunidade para que a imagem dos personagens da empresa possa ser explorada por outras empresas. Um exemplo são os novos conteúdos de vídeo, que serão produzidos nos próximos anos.A primeira experiência da Nintendo no cinema ocorreu no ano de 93, quando foi lançado um filme dos principais personagens da franquia Mario Bros. O live action não teve o retorno esperado e até então poucos foram os títulos da marca que chegaram ao cinema nesse formato. Algumas animações foram produzidas, mas nada de grande expressão.