O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco
Curiosidades Lembranças

O verdadeiro Rei Leão? O reino de “Kimba” O Rei Leão Branco

rei leao - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

 

0156d lionkingcast - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão BrancoSempre ouvimos dizer que “na TV nada se cria tudo se copia” não é mesmo? 
Mas… e nos cinemas com  super produções de milhões de dólares poderíamos dizer isso? Pois bem, o que acontece, é que há anos o Rei Leão (The Lion King) de 1994 é comparado com o mangá japonês Kimba: O Leão Branco de 1950. A idéia da 32º maior bilheteria da história teria sido criada por um oriental.

 

e5311 simba - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão BrancoExatamente…o filme o Rei Leão, da Disney,  desde a sua estreia em 1994 é considerado uma cópia da idéia original do japonês Osamu Tezuka. Para quem vê o desenho as cenas são  bem parecidas com O Rei Leão. O Leão Branco era um mangá de 1950,  mais tarde se transformou em desenho animado, passando na Fugi TV e na NBC nas décadas de 60; já em 1970 veio ao Brasil, passando na Fox Kids e Boomerang. Claro que as semelhanças são gigantescas não tem com dizer não. Como disse o site JBox:
 
 
 

O verdadeiro Rei Leão 

 

“Semelhanças? estamos sendo generosos.”

Um fato que diferencia o Kimba: O Leão Branco é que nele há pessoas (caçadores).

 
 
Se caso ainda não o viu? Conheça Kimba – O Rei leão Branco!

 

 
172df reallykimbathewhitelion - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco

 

Veja a capa dos desenhos: (Mera semelhança é coincidência)

2a18b lion2 - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco

 Jungle Taitei 1950 (White Lion King) american version / (O Rei Leão Branco) versão brasileira

 
O que disse Osamua Tezuk sobre isso: 
 
Tezuka não viu o filme, ele faleceu em 1989. 5 anos depois da estréia. Na época do filme familiares de Osamu Tezuka tentaram mover uma ação contra a Disney Company, o maior conglomerado de mídia do mundo, por “cópia de intelecto e idéia” para solicitar que ao menos o nome dele deveria aparecer nos créditos do filme, mas acabaram desistindo. A esposa dele queria tanto que o nome de seu marido fosse realmente exaltado, porém, com toda essa confusão, ela resolveu entender tudo isso, como uma grande homenagem a Tezuk.
 
 
 Mas o que a Disney disse sobre isso:
 
 A Disney Company afirmou que ninguém da companhia havia visto, ou ouvido falar no tal do desenho e muito menos em Kimba. (só acrescentando que o desenho já havia passado na NBC na década de 60). E que as coincidências eram apenas o nome, e por se tratar de um desenho com leões, claro que haveriam semelhanças quanto a vida na selva.
 

 

41b73 reileao5 - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco9c702 reileao6 - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco

 

ce3ef kimba02 - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco

 

ba824 kimba07 - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco

 

4f569 kimba10 - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco

 

 
OSAMU TEZUK
(Toyonaka 3/11/1928  Tóquio 9/2/1989)
Desenhista de mangás que influenciou muito esse estilo é conhecido no Japão como o pai do mangá moderno.

 

8dc92 osamu tezuka criador do rei leao kimba simba - O verdadeiro Rei Leão? O reino de "Kimba" O Rei Leão Branco

 


O filme inspirador da Disney

 Abertura do Rei Leão cum uma ótima montagem com trechos do O Rei Leão Branco. Mais uma vez mera semelhança é coincidência. Tire suas próprias conclusões.
 

 Por Mídia Interessante.com

Siga-nos no Twitter
Curta nossa página no Facebook

 

Simba e Kimba algumas comparações quadro-a-quadro são convincentes

O youTuber Alli Kat lançou um vídeo sobre as semelhanças entre o Rei Leão da Disney   e Kimba, o Leão Branco , de Osamu Tezuka  , e é uma introdução perfeita para a controvérsia de 25 anos de idade. Kimba  foi criado em 1950 e animado em 1965.  O Rei Leão , por outro lado, saiu em 1994. No entanto, imediatamente após o filme da Disney chegar às telas, as pessoas acusaram a empresa de roubar a história japonesa.

Seguindo A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991) e Aladim (1992), O Rei Leão  foi apresentado como o primeiro longa-metragem de animação da Disney que não foi uma recontagem de um conto de fadas ou de uma história anterior. E enquanto o filme se inspirou em Hamlet de Shakespeare , a maioria dos críticos e audiências ainda elogiaram sua originalidade. Mas nem todo mundo.

Kimba, o Leão Branco ( Imperador da Selva ) é uma série japonesa criada por Osamu Tezuka que foi publicada na revista Manga Shonen de novembro de 1950 a abril de 1954. Um anime baseado no mangá foi transmitido na TV de 1965 a 1967.

Embora as duas obras seguem diferentes roteiros, eles compartilham algumas semelhanças artísticas, e  O Rei Leão  contém inúmeras seqüências que de perto correspondem  Kimba s. Outras semelhanças são tematicamente mais profundas e mais pronunciadas, por exemplo, ambas as histórias apresentam o tema do círculo da vida.

“Eu posso dizer que não há absolutamente nenhuma inspiração de Kimba “, disse o animador Tom Sito à HuffPost Entertainment . Ao longo dos anos, Sito trabalhou em filmes clássicos da Disney, como o já mencionado Beauty and the Beast , Aladdin e, é claro, The Lion King . “Quero dizer, os artistas que trabalham no filme, se eles cresceram nos anos 60, provavelmente viram Kimba . Quer dizer, eu assisti Kimba quando era criança nos anos 60, e acho que nos recessos da minha memória, estamos cientes disso, mas acho que ninguém pensou conscientemente: ‘Vamos arrancar o Kimba’ .

Em entrevista ao Los Angeles Times , o co-diretor de The Lion King , Rob Minkoff, disse: “Francamente, eu não estou familiarizado com [a série de TV]”, em referência à controvérsia. Ele também afirmou que ele e o co-diretor Roger Allers primeiro aprenderam sobre o debate em uma viagem ao Japão para promover o filme.

Mas isso soa um pouco suspeito, considerando que Allers já havia morado em Tóquio e trabalhou em animação durante a década de 1980, época em que Tezuka já era conhecido como ‘Walt Disney do Japão’ e um remake de  Kimba  estava no ar no horário nobre da televisão.

Eventualmente, a negação do estúdio da inspiração de Kimba apenas aprofundou as suspeitas entre os defensores de Tezuka.

E é exatamente por isso que as pessoas estão zangadas com a Disney. Não é o fato de que O Rei Leão  se inspirou em outras produções, mas sim que a Disney afirmou que foi o primeiro filme de animação original  do estúdio.

Madhavi Sunder, professor de direito de Georgetown, disse que o número de cenas próximas coincide com o “nível mais alto de evidência de cópia” e que, se as produções de Tezuka tivessem iniciado uma ação legal contra a Disney, o caso teria sido “muito forte”.

Confira o vídeo abaixo para ver as semelhanças entre os filmes lado-a-lado

Créditos da imagem: Alli Kat

Até os Simpsons zombaram de toda a situação

Créditos da imagem: Os Simpsons

E na sua opinião? O Rei Leão teve alguma influencia de Kimba?

LEIA TAMBÉM  Artigo na revista Science comprova que Núcleo é sólido e Terra não é plana

LEIA TAMBÉM  3 praias brasileiras são escolhidas a melhor do mundo

3 Comentários

  • Os filmes da postagem foram retirados – vocês podem conseguir de novo?
    .
    PEGADINHA COLOCA “FANTASMA” EM ESPELHO DE SALÃO DE BELEZA PARA DIVULGAR “O ÚLTIMO EXORCISTA”

    .
    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

  • Uma pena que os videos do Youtube foram retirados vamos tentar…achar outros que expliquem melhor o desenho. Valeu!