Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas
Universo

Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas

hubble3 - Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Você vai se surpreender!!!…

Nosso intuito aqui no Mídia Interessante é levar conhecimento, novidades e curiosidades, deste modo muitas vezes ouvimos que foram descobertos novos planetas, depois tiraram do Plutão, dizendo que não era planeta. Agora você sabe comparar o tamanho da Terra com os restantes dos outros planetas? Esqueça os livros de Geografia que você já não lembra mais, se você quer saber um pouco mais sobre Planetas acesse o site Apollo 11, e você tirará muitas dúvidas a respeito do nosso universo.
Qual a diferença entre a Terra, Jupiter e o Sol, veja estas fotos e compare.

Para que possamos comparar melhor o tamanho dos diversos astros, vamos observar algumas imagens.
A primeira delas nos mostra que a Terra e Vênus tem tamanho muito parecidos. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença não muito grande.
sistema estelar escala 1 470 - Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas
Marte, por sua vez, é bem menor. Seu raio é de 3397 km, ou seja, um pouco maior que a metade do nosso planeta. Marte é 1.3 vezes maior que Mercúrio, com 2439 quilômetros de raio, que por sua vez é o dobro de Plutão, com 1160 km. Não é a tôa que Plutão foi rebaixado, não acha? A maioria dos telescópios de médio porte, usado por amadores, não consegue vê-lo. Plutão é menor que nossa Lua, que tem 1738 quilômetros de raio!
Gostou dessa comparação? Então vamos à próxima.
Ela nos mostra os gigantes gasosos, como são conhecidos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
sistema estelar escala 2 470 - Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele! Saturno, o segundo maior planeta, não fica atrás. Seu raio é de 60268 quilômetros.
Bem menores, Urano e Netuno têm 51108 e 49538 quilômetros de raio, mesmo assim, aproximadamente 8 vezes maiores que Terra. A figura mostra bem o quanto somos pequeninos perto desses gigantes de gás !
Na sequência vemos o Sol. Seu raio, de 695 mil quilômetros é 100 vezes maior que o raio terrestre. Mesmo o gigantesco Júpiter não passa de uma bolinha de gude quando comparado ao astro-rei. Veja que a Terra, nossa bela Terra, não atinge sequer o tamanho de uma pulga !
 
sistema estelar escala 3 470 - Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas
Mas as comparações não param. Nem mesmo o Sol é tão grande quanto parece. A ilustração abaixo mostra que até ele se torna uma pequena estrela quando comparado à outros sóis, muitos anos-luz distantes. Nosso Sol não passa de uma lanterna quando comparado à Sirius, distante 25 anos-luz do nosso planeta e a estrela mais brilhente no céu noturno.
sistema estelar escala 4 470 - Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas
Mas até mesmo Sirius, se comparada à grande Arcturus, perde sua majestade. Essa estrela gigante, 17 vezes maior que o Sol, põe suas concorrentes no chão e faz nosso Sol parecer uma pequena lamparina !
Mas não se iluda. No universo a briga é boa e quando você acha que já viu tudo, pode se enganar. Veja a imagem abaixo.
 
sistema estelar escala 5 470 - Compare o tamanho dos Planetas e Estrelas

Agora quem parece uma pulga é a gigantesca Arcturus. Perto de Antares, uma super gigante vermelha distante 600 anos-luz da Terra, tudo parece pequeno. Antares é 700 vezes maior que nosso sol e brilha 10 mil vezes mais forte. Localiza-se no centro da constelação do Escorpião, e devido à sua coloração avermelhada, alguns astrônomos a chamam de Coração do Escorpião.
Como deu pra notar, em um universo gigantesco, nossa Terra não é tão importante quanto imaginamos !

Ainda se compararmos que o Universo é infinito, só imagine o que encontraríamos por aí

E agora você acredita em extras terrestres?

LEIA TAMBÉM  NASA já alimentou baratas com rochas lunares e injetou sua poeira em ratos

Informações do APOLLO11.com

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Sérgio Sacani diz que foi descoberto o famoso sinal WOW! Eram aliens?

11 Comentários

  • Leandro, parabéns pela postagem, vou até favoritar e salvar ela, quem sabe um dia eu ainda vou precisar disso.Abraços.

  • É isso que me preocupa. O que somos nós diante dessa imensidão? Meros micróbios. E tem gente que se acha de uma importância tremenda. Engraçado, né?

  • Cara, é muito legal essas imagens!!!!Me preocupa não sabermos quem somos, de onde viemos…Somos pequenos seres diante dessa imensidão!!!!Talvez até somos seres microscopios para seres de outros planetas!!!!!

  • e quem vai saber se somos so nos de raça inteligente q existe nessa imensidao infinita..?!;; e olha q o ser humano e BURRO pra caraio hein.

  • “Prazer me chamo Cícero Fernando,isso daí é só uma ilustração concebida artisticamente pelo homem. Já imaginaram no que nós ainda não viram com os próprios olhos? então somos aprendiz nesse velho e saudoso mundo. E ainda somos ignorantes e nos achamos o tal e importantes, diante dessas magnitudes celestial”. Abraço á todos e leem muitos e muitos.. como dizia o velho físico Albert Einstein: ” A imaginação é mais importante que o conhecimento. Porque o conhecimento é limitado, e a imaginação ela envolvem o mundo”.

  • Que legal!!!!! fiquei horas procurando coisas que fossem realmente interessantes e finalmente achei.Vocês estão de parabéns !!!!!!!!!

  • Estava fazendo uma pesquisa e procurei em vários sites, mas só achei aqui. Muito completo e interessante.