Declaração bombástica da Rede Globo!!! “O nosso maior medo é o Youtube!”

Esta frase foi um dos mandas-chuva da Rede Globo, o poderoso chefão, Octávio Florisbal, há quase uns 10 anos atrás. A Rede Globo em meados de 2008, não estava preocupada com ascensão de suas concorrentes e sim a ascensão da mídia digital, principalmente um certo site de vídeo “on demand”, chamado Youtube. Depois de compor a cúpula da rede Globo, após a saída de Marluce Dias da Silva, foi diretor geral da Rede Globo entre setembro de 2002 e ficou até 31 de dezembro de 2012 e foi responsável por “olhar de perto” esta transformação da era digital. Octávio Florisbal é hoje, membro do Conselho de Gestão da Cúpula da Rede Globo de Comunicação. Ele disse querer aumentar mudanças na programação, recordes de audiência e aumento de 20% nas receitas publicitárias que ele mesmo informou para a revista Isto é Dinheiro. Mas além das preocupações do dia a dia ele tem que se preocupar com a Internet, afirmou na época.
 
Ao invés de ficar esperando a programação da televisão, os telespectadores já estão preferindo ficar mesmo no Youtube, vendo os trechos de seus programas preferidos, clipes, onde o próprio internauta escolhe o que quer ver. Este é o principal desafio de que potências da mídia televisiva estão a enfrentar. Como já foi dito aqui no Mídia Interessante em 2008 com o título ‘Youtube quer ser é a melhor invenção da década’ e realmente eles conseguiram.
 otavio-florisbal-5156f41804c32
“O nosso maior medo é o Youtube”

Agora, a frase futurística de Florisbal, se confirmou e produtores tem que começar a correr atrás de diversificar a programação e tentar não deixar o público, principalmente o jovem escapar. A regra agora é inovar e buscar maior interação com o público. Você já deve ter percebido que o aplicativo/site Globo Play, disponibilizam antes, os novos folhetins para assinantes da Globo.com. Além de muito programa estarem pedindo para os seus telespectadores mandarem interação com os programas via redes sociais, além de trazer personagens influentes na Internet principalmente Youtubers. Do mesmo jeito de que a mídia radiofônica cedeu espaço para a televisão, agora a internet quer pegar uma maior fatia da própria televisão e do espaço impresso. O IBOPE mesmo já registrou uma menor queda do interessa da TV e aumento maior pelo Computador. Alguns dias atrás a própria Google, noticiou que o acesso a internet via mobile é maior do que pelo CPU, sendo o smartphone ser responsável por 60% do fluxo da Internet mundial.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: A Incrível Historia do 1˚ Big Brother do Mundo!

Por Mídia Interessante

 

LEIA TAMBÉM  Truques da fotografia para não usar Photoshop