Curiosidades Universo

Cientistas enviam músicas para o espaço e esperam resposta até 2042

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante aliens-exist-músicas-clipes-sobre-ets Cientistas enviam músicas para o espaço e esperam resposta até 2042 Curiosidades Universo  Cientistas enviam músicas
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Cientistas enviam músicas – Calma, antes que perguntem, é importante ressaltar que eles não enviaram Funk brasileiro. A ideia veio através da busca de contato com civilizações alienígenas. Os astrónomos do programa Messaging Extraterrestrial Intelligence (METI) enviaram uma mensagem de rádio para um sistema estelar próximo. A resposta espera-se que possa chegar nos próximos 25 anos. O sinal saiu da cidade de Tromsø, na Noruega.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante sonarcalling Cientistas enviam músicas para o espaço e esperam resposta até 2042 Curiosidades Universo  Cientistas enviam músicas

Cientistas enviam músicas

O alvo foi a estrela GJ 273, uma anã vermelha conhecida como Luyten, localizada na constelação de Canis Minor, a 12,4 anos-luz do Sol. Está tão próxima em termos astronómicos, que pode ser observada a olho nu. A estrela foi escolhida por possuir uma super-Terra dentro da chamada“zona habitável”, tendo potencialmente água em estado líquido e claro está, talvez, vida.

O fundador e presidente da METI, Doug Vakoch, acredita que as transmissões enviadas para o espaço interestelar por vias de ondas de rádio vão ser recebidas e respondidas por uma civilização inteligente. A resposta, a chegar, virá até ao ano de 2042, espera Vakoch. Se tal acontecer – e é um grande “se” -, terá havido o primeiro contacto entre a Humanidade e “inteligência extraterrestre” pela primeira vez na História.

Segundo o astrónomo, a mensagem é “distinta” porque foi concebida tendo em conta os cientistas extraterrestres, cuja existência será essencial para o sucesso da missão. “Enviámos o tipo de sinal que quereríamos receber aqui na Terra”contou em entrevista ao site norte-americano “CNET”.

As mensagens foram transmitidas a partir de uma antena na Noruega, durante oito horas divididas em três dias de Outubro, disse Douglas Vakoch à revista “New Scientist”, acrescentando que a transmissão contém informações sobre matemática, música e ciência, além de tutoriais sobre relógios e contagem do tempo.

A iniciativa – “Sónar Calling GJ273b” – foi anunciada publicamente na quarta-feira e nasce por ocasião da comemoração dos 25 anos do Sónar, o festival de música, criatividade e tecnologia de Barcelona, que dá nome ao projeto. Os trechos de áudio enviados e uma explicação mais detalhada do projecto e do seu cruzamento com o festival, pode ser encontrada numa série de vídeos publicados no Youtube ou no site oficial da iniciativa. No total serão mais de 20 artistas representantes de diversos estilos, desde o hip hop revolucionário de Kate Tempest à electrónica inteligente de Kode9.

Fonte: Shifter