Curiosidades

Burj Khalifa: o edifício mais alto do mundo em Dubai

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante burj-khalifa Burj Khalifa: o edifício mais alto do mundo em Dubai Curiosidades  edificio mais alto do mundo
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Em março de 1996, as Torres Petronas em Kuala Lumpur, na Malásia, superaram o recorde da Sears Tower como o prédio de escritórios mais alto do mundo. Os pináculos de aço inoxidável de 73,5 metros de altura colocados no topo das torres de 88 andares levaram a altura para 451,9 metros. Então, em 2003, Taiwan Taipé 101 (também conhecido como o Centro Financeiro de Taipei) tomou o título em um enorme 508 metros (1.666 pés). Apenas um ano depois, começou a construção no Burj Khalifa. 

Era fazer parte de um novo empreendimento emblemático de 2 km2 (490 acres) chamado Downtown Dubai no ‘First Interchange’, perto do principal distrito comercial de Dubai nos Emirados Árabes Unidos.

edificio mais alto do mundo

 

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante Burj-portrait-lagre_tcm25-475749 Burj Khalifa: o edifício mais alto do mundo em Dubai Curiosidades  edificio mais alto do mundo

 

A propriedade imponente foi desenvolvida pela Emaar Properties e pelos arquitetos Skidmore, Owings & Merrill LLP, liderados pelo renomado arquiteto americano, Adrian Smith.

Alcançando uma respiração de 828 m (2,716 pés 6 polegadas) no céu, este novo arranha-céu logo será descrito como uma “cidade vertical” e se tornará um ícone do mundo moderno.

Design e construção

“Nós nascemos com um desafio. Um desafio para provar a nós mesmos primeiro, e ao mundo,” Sim podemos “, disse o Sr. Ahmed Al Falasi, Diretor Executivo de Burj Khalifa, ao descrever sua inspiração inicial para erguer a torre .

Em todo o mundo, as pessoas estavam perguntando se era possível construir um edifício alto – e foi quando o Burj foi projetado para ser “apenas” 518 metros de altura, 10 metros mais alto que o Taipei.  Na verdade, cresceu 310 metros durante o processo de design – aproximadamente a altura da Torre Eiffel na França. A construção começou em 21 de setembro de 2004, com o exterior da estrutura concluída em 1 de outubro de 2009.

Quanto mais alto é um edifício, maior o efeito do clima, mas o estilo neo-futurista Burj Khalifa foi projetado com uma seção transversal em forma de Y complexa para reduzir o efeito do vento.

 

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante Burj-climb-large_tcm25-475752 Burj Khalifa: o edifício mais alto do mundo em Dubai Curiosidades  edificio mais alto do mundo

edificio mais alto do mundo

“O Burj é projetado para sustentar atividades sísmicas até um certo nível. Ele pode se mover em qualquer direção cerca de 1,5 metros”,  explicou Bashar Mohammed Kassab, Gerente Sênior de Serviços Técnicos, Burj Khalifa.

Tudo sobre o Burj é superlativo e envolve números enormes: havia mais de 12 mil pessoas de todo o mundo que trabalhavam na construção do Burj Khalifa. Quase 26.000 painéis de vidro cortados à mão foram usados ​​no revestimento exterior do edifício, que tem uso residencial, de escritório e de hotel. Demora cerca de três meses para limpar a estrutura de cima para baixo!

Os talos individuais que se elevam em torno do pináculo central desviam a maior parte do vento ao redor do edifício. O engenheiro estrutural chefe Bill Baker o chama de “confundir o vento”.

 O edifício monumental inaugurou oficialmente em 4 de janeiro de 2010 e foi certificado como o prédio mais alto do planeta. “É um edifício muito impressionante com um design muito original”, disse Talal Omar, gerente de país dos Emirados Árabes Unidos, Guinness World Records, ao anunciar o recorde.

Quebrando recordes

A 828 m, o Burj é mais do dobro do alto do Empire State Building e quase três vezes o tamanho da Torre Eiffel. No decorrer da confirmação do Burj como o prédio mais alto do mundo, Guinness World Records também ratificou uma série de conquistas elevadas para a estrutura inovadora. Para citar alguns, tem o elevador mais alto em um edifício (504 m; 1,654 pés), pode gabar-se da maioria dos andares em um edifício (163) e o restaurante mais alto do nível do solo (441,3 m; 1,447 pés 10 pol).

Uma das características mais impressionantes do Burj é o deck de observação de 555,7 metros de altura (1,823 ft 1,9 in) de altura, que anteriormente era o mais alto do mundo, até que a Torre de Xangai de 632 m (2.073 pés) da China abriu um a 561,3 metros ( 1,841 pés) em 2015. 

Na véspera de Ano Novo de 2015, o marco mais famoso de Dubai hospedou uma exibição espetacular em que fogos de artifício entraram em erupção de todos os lados (e o topo) do arranha-céu de 828 m (2,716 pés 6 polegadas). Em pouco menos de 10 minutos, foram lançados mais de 1.6 toneladas (3.527 lb) de fogos de artifício e foi estabelecido um novo recorde de fogos de artifício mais altos em um prédio .

A poderosa estrutura também serviu de palco para muitas outras tentativas de registro, incluindo o salto BASE mais alto de um edifício e o tempo mais rápido para escalar o Burj Khalifa de bicicleta (2 h 20 min 38 seg).

Torre de Jeddah ou Kingdom Tower

O recorde do Burj pode ser espancado por um rival do Oriente Médio num futuro não muito distante. A Torre Jeddah – anteriormente conhecida como a Torre do Reino – está atualmente em construção em Jeddah, na Arábia Saudita, e é projetada para atingir 1.000 m (3.281 pés). Como o primeiro edifício do mundo de 1 km, ele elevará 170 m (550 pés) mais alto que o Burj Khalifa.

Foi desenhado por Adrian Smith, o mesmo arquiteto que desenhou o Burj. A partir de 31 de dezembro de 2016, um total de 38 andares foram concluídos, e o núcleo central contendo eixos de elevador e escadas atingiu o nível 49. É possível construir ainda mais no céu? Teremos que esperar e ver.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante torre-de-jedah Burj Khalifa: o edifício mais alto do mundo em Dubai Curiosidades  edificio mais alto do mundo

 

Fonte Oficial: Guiness Book World Records