Internet Universo

Chuva de asteróides “mais brilhante da história” foi trote de Facebook

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante chuva-de-meteoros-1 Chuva de asteróides "mais brilhante da história" foi trote de Facebook Internet Universo  trote de facebook
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais
Sites americanos desmentem uma notícia que foi tratado como verídica em muitos sites, no entanto seria trote de Facebook. A notícia saiu do Facebook e disseminou como verídica em toda web. Chuvas de asteroides são comuns realmente no Planeta Terra, no entanto a notícia diz que será a mais brilhante da história, e a próxima aconteceria somente em 96 anos, e seria possível ver a olho nu em todas as partes do mundo. A informação não é verídica.
Nas publicações: Uma chuva de meteoros mais brilhante de toda a história cairá dia 12 de Agosto de 2017 e poderá ser vista a olho nu, e a oportunidade seria a cada 96 anos. Nem mesmo os astrônomos podem escapar do flagelo de “notícia falsa”, muitas vezes espalhadas pelas mídias sociais. Uma publicação do Facebook que atualmente circula afirma que no sábado, a mais brilhante chuva de meteoros na história humana será visível.

“Ele acenderá todo o céu e a noite aparecerá como dia”, lê. “Não haverá nenhuma dúvida e próxima chuva desse tipo será após 96 anos”.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante chuva-de-meteoros Chuva de asteróides "mais brilhante da história" foi trote de Facebook Internet Universo  trote de facebook

Isso é apenas parcialmente verdadeiro, disse Jim Greenhouse, diretor de ciência espacial do Museu de História Natural e Ciência do Novo México. A chuva de meteoro de Perseid ocorre todos os anos em torno deste tempo e, de fato, pico. No entanto o resto do post, porém, está longe de ser a verdade. A lua estará perto do terceiro trimestre e provavelmente irá superar muitos dos meteoros, e o chuveiro certamente não será visível durante o dia, disse Greenhouse. A chuva recebe o nome da constelação Perseus, da qual os meteoros parecem originar-se no céu noturno.

trote de Facebook

trote de facebook

O post viral foi recentemente apresentado no Snopes.com, e o site de Debunking também rotulou as reivindicações como “falso!” A razão pela qual o site que originalmente fez essa reivindicação cita certas fontes é provavelmente devido ao fato de que existe uma completa falta de informações factuais para apoiá-la”, diz o artigo. A informação falsa foi incluída em um artigo em “www.physics-astronomy.com” em 27 de julho de 2017. A história foi compartilhada mais de 349.000 vezes no Facebook.

“Você deve suspeitar de tudo no Facebook”, disse Greenhouse. Ele também disse que as pessoas deveriam suspeitar de qualquer afirmação sobre o tempo ou o brilho de uma chuva, pois não há tecnologia que prevê esse tipo de coisa.

 

Fontes: Jornal de Albuquerque, NPR.org, Snopes.com

 

Foto do Ano’ de tubarão e helicóptero era um simples trote de e-mail